MENU

25/07/2023 às 00h00min - Atualizada em 25/07/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Suspenso

Desde o 21 de julho, sexta-feira, está suspenso o atendimento de eleitoras e eleitores de Davinópolis, tanto no Fórum Eleitoral de Imperatriz quanto nos postos de atendimento. A suspensão, que vai até o próximo dia 2 de agosto, ocorre em virtude do remanejamento do município de Davinópolis, pertencente à 92ª Zona Eleitoral de Imperatriz, para a 65ª zona eleitoral, também de Imperatriz. No entanto, não implicará em mudança do local de votação de ninguém. Significa dizer que durante este período as eleitoras e eleitores vinculados à zona eleitoral pertencente ao município remanejado serão transferidos para nova zona eleitoral. Caso alguma pessoa de Davinópolis precise de algum serviço eleitoral, esta receberá certidão circunstanciada, com orientação sobre a necessidade de retorno para realização da operação. Em Imperatriz há 3 zonas eleitorais: 33ª, 65ª e 92ª, cujas cidades-termo são Davinópolis, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios. Com o remanejamento de Davinópolis para a zona eleitoral 65, o município de São Pedro da Água Branca, a partir de 3 de agosto, passará a ser sede da 92ª zona eleitoral, tendo como termo Vila Nova dos Martírios. A mudança levou em consideração a distância que o município de São Pedro de Água Branca possui em relação a Imperatriz – cerca de 160 km (aproximadamente 3h de deslocamento), bem como ausência de itinerário regular de transporte público coletivo à disposição da população.

Rompimento

O que já se sabia e divulgado, está agora sendo matéria do jornal O Globo. Com o título “Governador do Maranhão, Carlos Brandão se afasta de Dino e ‘flerta’ com Sarney”, o jornal carioca destaca que “menos de um ano após se reeleger no Maranhão em dobradinha com o ex-governador e atual ministro Flávio Dino (Justiça), o governador Carlos Brandão (PSB) acumula atritos com o aliado”, acrescentando que Brandão “tem estreitado as relações com a família do ex-presidente José Sarney (MDB), tradicional adversário do ministro. O movimento ocorre em meio a divergências entre Dino e Brandão na montagem do governo e na preparação de candidaturas para disputar a prefeitura de São Luís em 2024”.

E…

O rompimento entre Carlos Brandão e Flávio Dino não é nenhuma novidade. Coisa que já vem se tornando corriqueira na política. No Maranhão, nem se fala. São inúmeros os casos. Um dos de maior repercussão foi o rompimento de José Reinaldo Tavares com Roseana, ele que tinha José Sarney como o padrinho político. Há pouco tempo, Roberto Rocha rompeu com Flávio Dino, após se eleger senador com o apoio do ex-governador. Segue o jogo...

Olha aí!

Em nota divulgada nesta segunda-feira, a Secretaria de Estado da Igualdade Racial repudiou o ato de intolerância contra as religiões de matriz africana, devido a destruição de uma imagem de Iemanjá, localizada no retorno do Olho d’Água, no sábado. Conforme a nota, “o ato praticado não é vandalismo. É crime previsto em várias leis do ordenamento do país. Seus autores deverão ser punidos, inclusive para servir de desestímulos a casos semelhantes. O artigo 5º, inciso VI, da Constituição Federal de 1988, assegura que ‘é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”. 

Fraude

Auditoria do Ministério da Saúde revela que 9 prefeituras do Maranhão fraudaram dados do Sistema Único de Saúde (SUS) para receber R$ 53 milhões a que não teriam direito. Conforme o site Metrópolis, os municípios falsificaram dados de exames e de produção ambulatorial para receber mais verbas e foram obrigados a ressarcir os valores. Os municípios são Turilândia, Bacuri, Afonso Cunha, Miranda do Norte, Bacabal, Paulo Ramos, Barra do Corda e Tuntum. 
Link
Leia Também »
Comentários »