MENU

24/07/2023 às 12h43min - Atualizada em 24/07/2023 às 12h43min

Casa em Primeiro Lugar

Nesta edição o nosso assunto será o chá.

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON é pseudônimo de uma dona de casa aficionada pela limpeza e segurança do Lar.

GB Edições
Da Redação

A palavra chá vem do chinês mandarim “tcha”, que significa honorável, o que reflete o seu significado e a sua importância naquele País. Medicinalmente, o objetivo do chá é extrair as substâncias medicinais das plantas, que são solúveis na água aquecida.

Há muito tempo o uso de chás medicinais deixou de ser somente “receita da vovó”. Hoje, ele é respaldado por inúmeras pesquisas cientificas, firmando-se como uma das mais práticas, eficientes e antigas da fitoterapia. Lembrando sempre que o chá não substitui qualquer tipo de medicamento e o médico ainda é a melhor opção.

Maneiras de preparar

Infusão
Usa-se as partes macias das plantas e ervas, como as folhas, flores e frutos. Despeje água fervente sobre a planta, numa vasilha, tampe-a e deixe-as em repouso durante 10 a 15 minutos. Coe antes de beber.
Decocção
Usa-se as partes mais duras das plantas e ervas, como as raízes, cascas e sementes. Ferva a água com a planta, 10 a 15 minutos, deixando-a repousar por igual período em recipiente bem fechado. Coe antes de beber.
Cataplasma
Soque a planta triturada com farinha e água. Aplique sobre o local afetado entre dois panos, quente, morno ou frio.
Maceração
Usa-se as partes macias das plantas e ervas, como as folhas, flores e frutos. Coloque de molho a planta em água fria durante 24 horas. Coe antes de consumir.
Gargarejos
Prepare o chá e enxágue bem a garganta. Faça gargarejos várias vezes ao dia.
Banhos
Prepare as plantas e ervas pelo processo de infusão ou maceração para uso externo e interno. O seu uso apresenta um bom resultado, muito difundido pela hidroterapia.
Inalação
É uma combinação do vapor de água quente com o aroma das plantas e ervas naturais. Despeje água fervente sobre a planta, aspirando os vapores exalados ritmicamente por 15 minutos.
Xarope
Usa-se a parte do chá ou do cozimento da planta com uma parte de açúcar. Ferve-se a mistura desmanchando o açúcar até atingir o ponto de fio. 

Variedades de chás

Alecrim (Rosmarinus officinallis)
Utiliza-se as folhas e flores para estomatites, gengivites, dor-de-cabeça, dores reumáticas, tônico capilar, circulação, esgotamento físico ou intelectual, gripes, febres e estimulante à memória.
Alfazema (Lavandula officinallis)
Utiliza-se as folhas e flores para gases no estômago e no intestino, descontração muscular, analgésico nas dores, renite, asma, calmante, antisséptico e cicatrizante.
Boldo do Chile (Pneumus boldus)
Utiliza-se as folhas para facilitar a digestão, a secreção da bílis, diurético, embaraços gástricos, afecções do fígado, pâncreas e vesícula.
Camomila (Matricaria chamomila)
Utiliza-se as folhas e flores para a má digestão, cólica uterina, sedativa, dores musculares, tensão menstrual, stress e insônia, diarreia e inflamação das vias urinárias.
Carqueja (Bacharis tripetra)
Utiliza-se as folhas e talo. Tônico amargo, combate diabetes, distúrbios do fígado, estômago, vesícula, intestino solto e complementa regimes de emagrecimento.
Catuaba (Trichilia catigua)
Utiliza-se a casca como energético, estimulante, afrodisiaco, contra a impotencia sexual e falta de memória.
Chá Verde ou Chá da Índia (Camellia sinensis)
Utiliza-se as folhas como emagrecedor. A erva age na diminuição do apetite e acelera a queima de gordura durante atividades físicas sem provocar efeitos colaterais.
Link
Leia Também »
Comentários »