MENU

19/07/2023 às 00h00min - Atualizada em 19/07/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Equipe do Conexão Rural participa
de Road Show em Mato Grosso

A equipe do Conexão Rural participou, pela segunda vez consecutiva, do ROAD SHOW 2023 Mato Grosso para Jornalistas e Influenciadores Digitais do Agronegócio, realizado de 10 a 15 de julho, promovido pelo Sindicato Rural de Cuiabá, e organizado pelo portal Agronews, comandado pelo publicitário Vicente Delgado, com o apoio da Texto Comunicação Corporativa, de São Paulo, dirigida pelo jornalista Altair Albuquerque. No ano passado, o Conexão Rural também participou do Road Show em Mato Grosso.

Cerca de 20 jornalistas de 10 estados, incluindo o Pará, Tocantins, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul, e 10 jornalistas do Mato Grosso, participaram deste importante evento jornalístico do agro.

A Texto Comunicação promove o Road Show para Jornalistas do Agronegócio há cerca de 20 anos e o Conexão Rural já participou de seis edições, sendo que a mais recente foi realizada em março deste ano, incluindo até visitas às centrais de transferência de embriões em Uberaba (MG) e cidades de São Paulo.

 

Programação – Road Show MT

A extensa programação começou na segunda-feira, dia 10 de julho, com a abertura OFICAL da Exposição Agropecuária de Cuiabá. Confira:

O Road Show coincidiu com a 55ª edição da Expoagro, a Exposição Agropecuária de Cuiabá, que começou dia 8 e terminou no domingo, dia 16 de julho.

A programação do Road Show, incluiu, entre outras atividades, participação na cerimônia de abertura da Expoagro dia 10 de julho no Parque de Exposições da cidade e no Fórum das Cadeias Produtivas, que ocorreu de 10 a 14 de julho, também promovido pelo Sindicato Rural de Cuiabá com debates de temas cruciais para o agro do Mato Grosso.

A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Sebastião Tomain; do presidente da Associação dos Criadores do Mato Grosso (Acrimat), Osvaldo Pereira; do presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, deputados federais e estaduais, secretários estaduais e municipais, entre outras autoridades.

 

Visitas e palestras

E ainda: visita ao Grupo Bom Futuro, um dos maiores produtores de algodão, soja e milho do Brasil, no município de Campo Verde; visita à Open Ag Farm, fazenda de provas da UPL, que testa as biossoluções da empresa; visita à Bioativa – Agricultura Regenerativa; almoço na Federação da Indústrias do Estado de Mato Grosso – FIEMT,  e depoois palestras de diretores da entidade; encontro na prefeitura de Cuiabá onde os jornalistas do Agro conheceram detalhes do Projeto Agro da Gente/Cuibanco; visita ao município de Santo Antônio de Leverger, onde houve palestra do secretário de Ciência Tecnologia de Mato Grosso,  Allan Kardec, sobre a história da Usina Itaicy, construída em 1896 às margens do rio Cuiabá. O professor José Marcos Vargas, integrante da família proprietária da fazenda, também deu detalhes aos jornalistas do agro sobre a história da Usina Itaicy.
Histórico:

A Usina de Itaicy, que tinha por modo de produção a industrialização da cana-de-açúcar, não se caracteriza por um único e belo prédio, mas, principalmente, por ser o embrião de um processo de industrialização e de um modo de produção característico e novo para Mato Grosso. Está localizada à margem direita do Rio Cuiabá. O Prédio constitui-se de um sólido volume em três pisos tendo os fundos um alpendre onde se localiza o maquinário de limpeza e separação da matéria-prima. Em Itaicy, o modelo de indústria construiu uma vila para abrigar os próprios operários, com igreja, escola, farmácia, padaria, etc. um verdadeiro conjunto habitacional. O empreendimento de Totó Paes dispunha de tamanha estrutura social que chegou até criar uma banda de música que executava retretas, aos domingos, para entreter seus moradores. Em determinado período, a Usina de Itaicy chegou a cunhar sua própria moeda que, com moldes provenientes da Casa da Moeda, no Rio de Janeiro, passou a imprimi-la adaptando-se uma velha prensa de papel. A Itaicy deve também ser creditado o uso primeiro da energia elétrica em Mato Grosso. Entrou em decadência, principalmente pelo fato da competitividade de seu preço com as usinas mais modernas dos estados do Nordeste e de São Paulo.

 
  • Construção: 1896.
  • Estilo: Eclético.
  • Ocupação Atual: Desativado.
  • Tombamento: Portaria nº 55/84 D.O. 08/01/1985.
  • A Usina de Itaicy
  • Município de Santo Antônio do Leverger – MT
  • (Fonte: Prefeitura Municipal de Cuiabá).
 

Projeto Rastreabilidade Individual
na pecuária será lançado nesta
quarta-feira em Rio Maria

Será lançado nesta quarta-feira (20), em Rio Maria (PA), o “Projeto Monitoramento Socioambiental dos Indiretos no Brasil”. A informação é do empresário e pecuarista Roberto Paulinelli, do Frigorífico Rio Maria.

O empresário destacou que o projeto será lançado com outros parceiros. “Os parceiros são: Frigorífico Rio Maria, Roberto Paulinelli, Niceplanet Assessoria em Conformidade, SBCert, Durli Couros, Banco Itaú e Andrade Yamashita, sendo que cada um dos participantes tem uma função específica no projeto”.

Ele acrescentou que “o protocolo pode ser aplicado em qualquer estado brasileiro por se tratar do SISBOV, aplicado juntamente com as análises dos critérios socioambientais estabelecidos em TAC´s e acordos comerciais a mais de uma década”.

Roberto Paulinelli afirmou quais os objetivos básicos do projeto: “Implantar procedimentos para promover a rastreabilidade individual de bovinos e o monitoramento socioambiental dos fornecedores Indiretos das indústrias frigoríficas”.

O pecuarista Paulinelli disse ainda que “o projeto beneficiará toda a pecuária brasileira apontando solução para o problema da rastreabilidade com propósito sanitário e socioambiental”.

 

Expoimp

O Conexão Rural cobriu a cavalgada e os primeiros dias da 53ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) e o último dia, domingo, 16 de julho, aniversário desta pujante cidade maranhense.

Parabéns ao presidente do Sinrural, Afonso Danda, e toda sua diretoria e a todos que, direta ou indiretamente, colaboram para o sucesso da Expoimp 2023.

O Conexão Rural apresentou no último fim de semana matérias sobre a Expoimp e no próximo fim de semana traz outra reportagem sobre a Feira Agropecuária de Imperatriz, com destaque para a Prova de Marcha de Muares e Equinos, promovida pela Agropecuária São Pedro, que teve como destaque os animais do Frigorífico Rio Maria (PA) e da própria Agropecuária São Pedro.
Link
Leia Também »
Comentários »