MENU

15/07/2023 às 00h00min - Atualizada em 15/07/2023 às 00h00min

Meus Rabiscos

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)


 

TRAZER DE VOLTA À MEMÓRIA...

Tendo como protagonista:

Frei Epifânio da Badia...

Antes de qualquer coisa; descrever sua individualidade, originalidade, figura e personagem; que foi para a história social católica e esportiva para a cidade de IMPERATRIZ, que escolheu para viver no devaneio de sua devoção.

Sacerdote, presbítero, eclesiástico, clérigo ou pároco...considere como achar necessário para tratá-lo com o gesto personificado.  
Foi um padre que por serventia do destino chegou em Imperatriz e prestou muitos serviços diversificados para a população tocantina.

Comandando e servindo duas grandes paróquias (São Francisco e Fátima) e, construindo outros templos.

No apanágio de suas atividades inerentes, enriqueceu e participou do FUTEBOL local e, entre outros desempenhos, dirigiu o Ginásio Bernardo Sayão.

Como figura de linguagem tinha uma excentricidade no olhar para mundo desde quando chegou neste torrão na década de 1952/1960... sentindo que a cidade faltava algo que podia depreender como consequência de alguma coisa.

Veio da cidade de origem cognominada de Badia Cavalena, na Itália, nascido em 15 de dezembro de 1916.

Coincidência ou não, era ainda, um romeiro peregrino; em 1955/1957, capuchinho por assistência espiritual; foi morar em Montes Altos (MA), durante sua estada construiu a primeira Igreja Católica daquela povoação.

Vamos para vida esportiva deste grande padre religioso (Frei Epifânio da Badia) ...de 1960, fixando naquela era, sua residência.
Era um eterno apaixonado pelo futebol...

A vida é composta por recordações que fazem de cada personagem um ser único...por essa razão que procuremos contextualizar a louvação de seu passado até 1982...quando de seu falecimento.

O que mais chamava atenção do padre era o poder de absolvição com sua liderança e capacidade diante de uma juventude em formação; com comando, orientação, condução do leme com dominância obedecida.

O estádio que levava seu nome foi construído no ano de 1966; mais tarde veio uma tempestade inesperada derrubou todo o muro levantado como proteção e privacidade daquele recinto esportivo.

De imediato convocou um mutirão com o auxílio da prefeitura comandada por outro filantropo do esporte Renato Moreira, retirou-se todo o entulho e reergueu tudo que foi danificado pelo furacão raivoso.

O presbítero era um bom atleta e, jogava pela ponta esquerda; suspendia a batida até no meio das canelas e desempenhava seu papel sem nenhum constrangimento pessoal.

Com exceção do time adversário que reclamava muito desse recurso de quando do lançamento da bola; o padre abria as pernas e com a batina amortecia a pelota e atacava com velocidade... o chiado era grande do outro lado.

O atleta de batina tinha amor devotado pela prática esportiva; lutou muito junto ao Vaticano para liberá-lo a jogar de “calção” ... até que enfim, conseguiu.

Sua estreia aconteceu numa bela tarde de domingo em Carolina (MA), onde a seleção direcionada por Ele, enfrentou um time mesclado de profissionais do Moto Clube e Sampaio Correia de [São Luís), onde os jogadores serviam o Exército Brasileiro (24 BC), e que estava a serviços naquela cidade; por sinal perdendo por 5x1....

Mas, o nosso saudoso camisa “10” José Aldobrantino do Rosário de Miranda – Marcosa – fez um gol requintado de suaves matizes para homenagear o nosso eterno querido e inesquecível Frei Epifânio da Badia, por tudo que fez em prol do Esporte e da Sociedade Católica Imperatrizense.

O mais curioso e diferente do padre, que ele como técnico e jogador...o que mais impulsionava, era as disputas dos torneios de finais de semanas entre Porto Franco e Tocantinópolis; como protagonistas e, como convidado, Imperatriz...

São recordações nostálgicas...

Do outro lado do Rio Tocantins (Tocantinópolis) de Genezão; o time era considerado como “Tigre” em dimensões, ou seja, felino de 3mts/comp... (Porto Franco) de Manoel Panelada – Manelão – cognominado de “Jaguar”, felino, também, com tamanho 2,75 cm...
Competição para queimar foguetes!!!

Buscando estabelecer semelhanças diferenças e conexões...que aqueles espetáculos que jamais poderia se esquecer no curso do tempo...

Como tantos outros atletas daquele enfoque regional... que, em nome do WANER, brilhante desportista que foi, para SAUDAR, todos os campeões dessa região metropolitana, que estão ainda, suavizando nossas histórias...com ativos momentos e, eternizando lembranças.

Finalizo dizendo: Deus é sabedoria, força e beleza.

 

IMPERATRIZ! ...

Que com consciência, superioridade e respeitabilidade; felicitamos pelos seus 171 anos de longevidade, sem deixar de abalar-se, embora, diante dos focos de dificuldades que relampeja no sol do seu cotidiano.
 

                                              PARABÉNS!!!

Link
Leia Também »
Comentários »