MENU

12/07/2023 às 00h00min - Atualizada em 12/07/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Colombo Agronegócios e Acripará
realizam grande leilão na Expoama

A Colombo Agronegócios, de Marabá (PA), e Associação dos Criadores do Pará (Acripará), realizaram na noite de quinta-feira (6) um mega de leilão de touros, bezerros e bezerras. Houve ainda o leilão de uma mula do Haras Santos Reis, de Rio Maria (PA), do pecuarista Roberto Paulinelli. A mula foi adquirida pelo pecuarista Marcelo Murta, de Açailândia (MA).
Participaram do evento o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá (SPRM), Ricardo Guimarães, que agradeceu a presença de todos e desejou bons negócios aos participantes; o vice-presidente da Acripará, Maurício Fraga Filho; o deputado estadual Aveilton Souza, representantes da Faepa, e produtores rurais do Pará e região.
O diretor da Colombo Agronegócios, Hélio Júnior, e o vice-presidente da Acripará, Maurício Fraga Filho, também agradeceram a presença dos pecuaristas e ressaltaram que, “de leilão o evento transformou-se em um Encontro da Pecuária Paraense, numa verdadeira confraternização de amigos”.
Na quinta-feira, além do leilão da Colombo Agronegócio-Acripará, houve ainda a abertura do rodeio da Companhia Italo Todde, sob o comando dos locutores Marco Brasil e Welvis Gomes. Houve disputas em cavalos e touros. Depois, grande show com a dupla Bruno e Marrone.
Na sexta-feira à noite ocorreu o leilão da RR Agropecuária, do Grupo Zucatelli, de Marabá. Todos os detalhes em breve no Conexão Rural.
Ainda na noite de quinta-feira após o leilão e o rodeio, houve shows com a Banda Vingadores do Brega, Alberto Moreno, Nenzinha do Calypson e James Viana.

 

Giovanne Queiroz

No sábado, o secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Giovane Queiroz, visitou a Expoama ao lado do presidente do Sindicato Rural de Marabá, Ricardo Guimarães, dirigentes do SPRM, autoridades e produtores rurais.
O secretário Giovane Queiroz parabenizou a diretoria do SPRM pela realização da 30ª edição da Expoama e a destacou a força da agropecuária do município de Marabá e da região de Carajás como um todo.
No domingo, no tatersal do SPRM, houve o Leilão Comercial do Produtor de Bezerros e Bezerras, com a participação de pecuaristas do município e da região. O Leilão foi comandado pela experiente JC Leilões, de Marabá.
À noite, houve a final do rodeio em touros e cavalos da Companhia Italo Todde.
A cobertura da Expoama 2023 teve o patrocínio do Sindicato Rural de Marabá, da Colombo Agronegócios, do deputado Aveilton Silva, e da RR Agropecuária (Grupo Zucatelli).

 

Expoimp 2023

No sábado (8), fizemos a cobertura da grande cavalgada da Exposição Agropecuária de Imperatriz (MA) e a movimentação do primeiro dia da Expoimp 2023.
Os detalhes no próximo fim de semana no Conexão Rural.
Belgo Arames leva à Expoimp 2023 (MA) soluções para o cercamento eficiente em regiões promissoras de pecuária e produção de grãos
O Maranhão atualmente é destaque na produção de milho e soja no Nordeste do Brasil. O estado também possui segundo maior rebanho bovino da região, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa variedade de atividades produtivas desenvolvidas no campo/ exige resistência e durabilidade/ dos diferentes tipos de/ arames utilizados para cercamento das propriedades rurais. Para auxiliar os produtores a escolher as melhores soluções, a Belgo Arames, referência no mercado brasileiro de arames, apresenta sua linha de arames/ ovalados,/ cercas prontas (telas)/ e a startup Belgo Cerca Rápida na 53ª Expoimp, entre os dias 8 e 16 de julho, em Imperatriz (MA), em parceria com Purinutre, Nádia Rural e Terra Forte.

 

Belo Z-700

“Os produtores do Maranhão sempre se mostram interessados em conhecer as novidades e tecnologias para a confecção de cercas. Pensando na pecuária de corte, a Belgo traz como principais destaques, o/ Belgo Z-700® – arame ovalado com uma camada zincagem, que possui maior maleabilidade e resistência contra o impacto dos animais, além de ter alta durabilidade/ – e o Distanciador Açofix®, excelente opção para manter firme a distância entre os fios da cerca e economizar madeira e mão de obra no processo de confecção do cercamento. Já para lavouras, a/ Tela Belgo Javaporco® será a grande atração, pois é indispensável para áreas / que precisam ser protegidas contra invasores, tais como capivaras, porcos do mato e javalis”, informa Danilo Moreira, analista de mercado da Belgo.
Para facilitar ao produtor a confecção destas cercas, a Belgo leva à feira a startup Belgo Cerca Rápida, que entrega serviço de confecção de cercas rurais, além de conectar mão de obra e produtores rurais a um serviço com padrão industrial e redução em cinco vezes do tempo necessário para a confecção de cercas. “Se um cerqueiro demora 10 meses para instalar 10 km, com Belgo Cerca Rápida o tempo cai para 40 dias e com padrão de alta qualidade, oferecendo o suporte necessário e maximizando a qualidade do trabalho dos cerqueiros”, diz o gerente comercial e de operações da Belgo Cerca Rápida, Rober Casaril. “O Maranhão tem grande potencial para a expansão da pecuária e cercas bem feitas e com materiais de qualidade mantêm os animais seguros e protegidos contra fatores de estresse, promovendo o bem-estar e ainda maximizando seu potencial produtivo”, finaliza Danilo Moreira.  (Rafael IglesiasTexto Comunicação – SP)

 

Situação da Agência Nacional de Mineração preocupa
parlamentares que defendem a mineração sustentável 

A Agência Nacional de Mineração (ANM) é responsável por regular e fiscalizar o setor mineral. No entanto, dados apresentados pela agência preocupam parlamentares com a pauta da mineração sustentável. A ANM enfrenta uma defasagem remuneratória de 46% em relação a outras agências reguladoras de setores similares, o que afeta sua capacidade de atrair e reter profissionais qualificados. Além disso, dos 2.121 cargos disponíveis na ANM, 1.457 estão desocupados, o que compromete a eficiência e o funcionamento adequado da agência.
Diante desse quadro, a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), presidida pelo deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG), iniciou uma campanha (#ANMForteJá) pela estruturação da ANM. A primeira ação consiste em mobilizar parlamentares para votar pela derrubada do veto 8 (Lei 14.563/23), fruto de uma emenda do deputado Zé Silva ao projeto de lei na Câmara, e do veto 64 (Lei 14.514/22), que estarão na pauta da próxima sessão do Congresso, cuja data ainda não foi definida. Os vetos tratam da recomposição salarial e de pessoal da ANM, além da reativação do Fundo Nacional da Mineração (FUNAM), destinado ao financiamento das atividades da ANM e ao incentivo de estudos e projetos de pesquisa relacionados ao desenvolvimento tecnológico e inovação do setor mineral, entre outros.
“Vamos fazer uma grande mobilização política no Congresso Nacional a fim de dar condições de trabalho para a ANM”, afirmou o deputado José Rocha (União/BA), vice-presidente da Frente na Câmara. (Assessoria de Imprensa da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin).

 

Expoagro e Road Show MT

Nesta semana estamos participando do Road Show para Jornalistas e Influenciadores do Agronegócio 2023 em Mato Grosso, a convite do Sindicato Rural de Cuiabá, que promove até domingo, dia 16, a 55ª edição da Exposição Agropecuária de Cuiabá, a Expoagro, umas das maiores do estado.
A coordenação é do portal Agronews, comandado pelo publicitário Vicente Delgado, com o apoio da Texto Comunicação, de São Paulo, dirigida pelo jornalista Altair Albuquerque.
Os detalhes em breve no Conexão Rural.
Link
Leia Também »
Comentários »