MENU

05/07/2023 às 00h00min - Atualizada em 05/07/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Começa a temporada de feiras no Maranhão e no Pará

O mês de julho, além de oferecer belas praias em municípios do Pará e do Maranhão, traz também o que povo gosta muito – além das praias: feiras agropecuárias. E agora não faltará. Até novembro, estes dois estados estão recheados de feiras.

Maranhão

  • De 8 a 16 de julho será realizada a 53º Exposição Agropecuária de Imperatriz  – Expoimp 2023;
  • De 15 a 23 de julho acontece a tradicional e forte Exposição Agropecuária de Porto Franco e Região – EXPOFRAN 2023.
Lembrando que algumas feiras foram realizadas recentemente no Maranhão com muito sucesso:
  • AgroBalsas – Feira de Tecnologias do Agronegócios (Balsas), de 16 a 20 de maio de 2023;
  • Expo-Flores (Caxias), de 19 a 28 de maio de 2023;
  • 8ª AgroLoreto (Loreto), dias 2 e 3 de junho de 2023;
  • Festival do Abacaxi, de São Domingos, ocorreu de 21 a 24 de junho de 2023.

Pará

  • De 5 a 9 de julho será realizada a XXXV Exposição Agropecuária de Marabá, a Expoama 2023, com o tema “A força de quem produz”;
  • Em Tucuruí, a XXV EXPOTUC, a Feira Agropecuária da cidade, ocorrerá de 30 de agosto a 3 de setembro de 2023.
  • A 56ª Agropec 2023, a Feira Agropecuária de Paragominas, acontecerá entre os dias 12 a 20 de agosto de 2023 com grandes shows da música sertaneja.
  • De 17 a 24 de setembro o Sindicato dos Produtores Rurais de Dom Eliseu (PA) promove sua 20ª Feira Agropecuária – a Expo Dom Eliseu 2023.

 Redenção 

  • De 3 a 10 de junho ocorreu com muito sucesso a feira de Redenção – Expo Polo Carajás 2023.

Tocantins

  • De 31 de maio a 11 de junho também foi realizada com sucesso  a Expoara, a Feira Agropecuária de Araguaína.

Todas estas feiras movimentam as economias dos municípios, desde o mototaxista, o taxista, o carro de aplicativo, os bares e restaurantes, lojas country e de produtos de agropecuária, além dos hotéis das cidades e outros ramos de atividades empresariais.
 

Clube de Bezerras da ExpoFrísia promove a
aproximação das crianças com a pecuária leiteira

O Clube de Bezerras é uma das principais atrações da ExpoFrísia, importante exposição de gado leiteiro organizada pela Cooperativa Frísia, em Carambeí (PR). Em sua quarta década, a iniciativa envolve crianças na pecuária leiteira e incentiva os jovens a permanecerem no campo, contribuindo assim para a continuidade das atividades rurais. O Clube de Bezerras é patrocinado pela Trouw Nutrition e tem apoio da Marília Ribeiro, a Dra. Sprayfo.
O programa acontece anualmente e envolve crianças de 6 a 15 anos, responsáveis por cuidar e apresentar na ExpoFrísia as bezerras que acompanharam desde o nascimento. “Os módulos do programa abrangem práticas que vão desde a fase pré-parto das vacas até a criação das bezerras, incluindo técnicas como colostragem, cura do umbigo, pesagem, conforto e postura dos animais em competições. Na edição de 2023 também implementamos um jogo de tabuleiro em forma de tapete para promover maior interação entre as crianças”, explica Marília Ribeiro.

 Treinamento das crianças 

A Dra. Sprayfo ressalta que todas as atividades são monitoradas de perto. “Realizamos reuniões para preparar o conteúdo do treinamento das crianças de forma didática e atrativa para elas. A parceria entre a Frísia e a Trouw Nutrition objetiva oferecer conhecimento e cultivar o amor pela pecuária leiteira entre os jovens. Acompanhar o desenvolvimento das bezerras até a fase reprodutiva é fundamental para manter o ritmo de aprendizado e garantir que os cuidados adequados se perpetuem”.
Os treinamentos são realizados em sala e também em fazendas leiteiras da região, proporcionando às crianças a oportunidade de aprender na prática os cuidados básicos com os animais. Cada participante recebeu uma cartilha para registrar informações sobre o desempenho das bezerras, como consumo de colostro, alimentação, ganho de peso e saúde geral. “Além das responsabilidades com os animais, os pequenos produtores precisam conciliar os estudos, atividades extracurriculares e afazeres domésticos, o que torna o desafio ainda maior para a idade”, destaca a representante da Trouw Nutrition.

 Nutrir o futuro de forma impactante 

Jaqueline Araujo, Gerente de Produtos Globais Dairy da Trouw Nutrition, ressalta que o projeto nasceu com a responsabilidade de promover a sucessão e nutrir o futuro de forma contínua e impactante. “Ao longo dos anos, testemunhamos que a Dra. Sprayfo não transmite apenas conhecimento às crianças, mas também compartilha valores que farão parte da formação desses novos profissionais. Para nós, o maior legado é o constante incentivo e apoio à sucessão em todas as etapas da cadeia do leite, refletido no brilho no olhar das crianças, bem como nos entusiastas e apoiadores, desde os técnicos da Cooperativa Frísia e da Associação Paranaense dos Criadores da Raça Holandesa, equipe da Trouw Nutrition, pais, proprietários e colaboradores das fazendas”, enfatiza.
“Queremos orientar as crianças sobre o manejo adequado e transmitir informações técnicas de forma clara para que elas as apliquem no dia a dia e não se esqueçam do que aprenderam. A Trouw Nutrition apoia o Clube de Bezerras há mais de 10 anos, reconhecendo que a pecuária leiteira está nas mãos dessas crianças e que serão elas que irão alimentar o futuro”, finaliza Marília Ribeiro. (Beatriz Pedrini - Texto Comunicação).

 

Obrigado por tudo o que o senhor fez pelo
Brasil, ministro Alysson Paolinnelli

A agropecuária do Brasil deve muito ao ex-ministro Alysson Paolinelli, mineiro de Bambuí, que morreu na quinta-feira (29) em Belo Horizonte, após permanecer mais de 30 dias internado em estado grave no Hospital Madre Teresa.
Patrono da “agricultura tropical”, engenheiro agrônomo, pesquisador, ex-secretário de Agricultura de Minas Gerais, um dos principais fundadores da Embrapa, ex-ministro da Agricultura, ex-presidente da CNA, deputado federal Constituinte, presidentes de várias entidades, entre as quais a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).
Em 2021 e 2022 Alysson Paolinelli foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pela sua luta em prol da segurança alimentar.
Tive a honra de entrevistá-lo várias vezes para o CONEXÃO RURAL em eventos do agronegócio no Pará e em Brasília, quando inclusive foi homenageado pelo Senado e pelo Grupo Bandeirantes.
A mais recente entrevista que fiz com ele, que será reprisada no próximo fim de  semana, foi em março deste ano em Xinguara (PA), durante a 1ª Rodada ESG do Agronegócio Paraense.
 De acordo com o site G1, o velório ocorreu no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, e o sepultamento  foi realizado dia 30 de junho no Cemitério Parque da Colina, também na capital mineira.

 História 

Alysson Paolinelli nasceu em Bambuí, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, em 1936. Ele deixou a cidade ainda adolescente, para estudar em Lavras, no Sul de Minas.
Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), atual Universidade Federal de Lavras (Ufla), onde se tornou professor e diretor da unidade na década de 1960.
Foi secretário de Agricultura em Minas Gerais, quando se destacou e foi convidado a assumir o Ministério da Agricultura, que ficou ntre 1974 e 1979, em todo o mandato de Ernesto Geisel.
Foi também presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e, desde 2022, esteve à frente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).
Alysson, que ficou conhecido como ”patrono da agricultura tropical”, deixa a esposa, Marisa Gonzaga.

 Repercussão 

O governo de Minas Gerais divulgou uma nota de pesar pela morte do professor, engenheiro e ex-ministro. Diz que ele deixa um “imenso legado para a agricultura do Brasil e do mundo”.
O governo federal também divulgou uma nota de pesar. “A contribuição de Paolinelli para a agropecuária e para o Brasil eternizam sua existência e fazem renascer a cada dia seu espírito inovador”, lamentou o ministro Carlos Fávaro. (Fonte: site G1).
Link
Leia Também »
Comentários »