MENU

24/06/2023 às 00h00min - Atualizada em 24/06/2023 às 00h00min

MEUS RABISCOS

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)


 
  

DESCANSE EM PAZ!...

Hoje reservei o espaço para apresentar e descrever a inter-relação do imemorado “Cavalo de Aço” ... muitas vezes fascinado pelos seus fiéis torcedores.

Há tempo que não soltou mais seu velho relincho nas quatro linhas do estádio Frei “Epifânio da Badia,” que aparentemente, está desfalecido dos sonhos de seus simpatizantes; parecendo um indicador negativo para uma cidade beirando seus 350.000 mil habitantes.

Equidistante; está mais para morto-vivo já sepultado nas cinzas do esquecimento.

Ninguém esperava que o esporte desta fatigante cidade em que tudo tem prazo determinado de funcionamento. Infelizmente!

Principalmente quando vem suscitar o interesse coletivo dos admiradores e fãs do futebol.

Mas, os seus seguidores entusiastas, devotos, do comprazer de conclamar pelo seu nome, perdeu as esporas e suas forças de batalhas pelas gramas verdes nos estádios jogados e de tantos matizes.

Só deixou a vontade de ter o desejo de voltar ao passado... da existência que deixou de acompanhar-se.

O hípico da bola foi acometido de uma patologia de sofrimento intenso até chegar prematuramente perder suas forças com o esgotamento corporal de uma única equipe Imperatrizense com referência à uma torcida deslumbrada.

Agremiação foi diagnosticada e portadora de uma contaminação parasitária que só existe uma medicação preventiva para evitar essas falências múltiplas e inconsequentes...

Que o político ou os políticos NÃO assuma mais às rédeas de gerenciamento de sua sobrevivência e/ou seja qual for o tipo de agremiação esportiva.

Como traduz a expressão popular:...

São os [seca pimenteira] ...

Essa foi a grande desgraça do abandonado ... Cavalo de Aço... como Time... e Instituição.

Mergulhando num passado não tão distante; quando o saudoso Severino Silva, e seu sindicato de estivadores, fazia de seu time - O Imperatriz – atualmente, Cavalo de Aço – a alegria de levar para o campo ainda semiaberto para confrontar-se com o Renner de Renato Moreira; uma galera apaixonada pelos dois lados que se aglutinavam harmonicamente.

Que lembrança forte do mestre Coelho, todo de branco, simbolizando uma GARÇA, para personificar a boa convivência e alegria de todos.

Como era saudável, fortificante e benfazejo; sem precisar desses arranjos indesejáveis que se transmite pelo contágio até ao fracasso da perspectiva de futuro esportivo para uma posteridade contínua e predestinada.

Não tem espelho melhor; olharmos, para Tocantinópolis, Marabá, Araguaína, Tuntum, todos disputando a Copa Do Brasil, sem alarde e isento desses comprometimentos de alguns aventureiros desmensurados que só pensam em si e do usufruto da carreira partidária.

Como no Brasil não se cria e sim se copia... o nome de “Cavalo de Aço,” veio ser acunhada via exibição de uma novela de 1973...onde figurava esse personagem.

Perspectivamente, os torcedores acreditam, ainda, na sua ressureição... por isso, em epígrafe ao seu nome, deixaram esta mensagem...

Se saudade tivesse nome, seria o seu...Cavalo de Aço!

É um dos esportes,
Que traz benefícios e ensina valores, respeito, além da alegria contagiante e paixão; é uma força econômica, gera emprego e contribui para o foco no desenvolvimento esportivo local.

Lastimosamente,
Todos os presidentes que conduziram e/ou representaram o triste desporto da localidade, conseguiram do amadorismo ao profissionalismo, soterrar o frenesi da plateia que tanto se orgulhava de gritar pelo seu nome...

Vamos que vamos cavalo!
A politicagem levou seu prazer até chegar beber a última gota de água do fundo do brejo... hoje, só resta a imagem do estádio Frei Epifânio da Badia vazio.

Mas, existe torcedores de que a esperança não morrerá nunca, ele se chama - Quero! Quero! - Com seu estridente gritar nas gramas verdes dos campos de futebol.

Eles têm cadeiras cativas... com time torcida ou não.

Para terminar...,
Os torcedores “cavalinhos” foram sempre sonhadores... e é isso que os mantem, ainda, vivos!

Que o Omnipotente restabeleça as forças do EQUUS no mais breve possível.

                                                         SÓ DEUS NA CAUSA...
Link
Leia Também »
Comentários »