MENU

27/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 27/10/2020 às 00h00min

Bastidores

Visita
Uma equipe avançada da Presidência da República já está em Imperatriz tratando dos preparativos para a visita do presidente Jair Bolsonaro. Cerimonial, Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Secretaria Nacional de Segurança, Polícia Federal, Exército, médico e Secretaria de Governo se reuniram na manhã de ontem no escritório do senador Roberto Rocha (PSDB) em Imperatriz (Rua Coriolano Milhomem, próximo ao estádio Frei Epifânio). A convite de Roberto Rocha, Bolsonaro visitará a cidade no próximo dia 29, quinta-feira. A agenda no Maranhão iria até o dia 30, já que também estariam incluídas Açailândia, São Pedro dos Crentes e São Luís. Agora só Imperatriz e a capital. Ele vem vistoriar obras, como a duplicação da BR, no perímetro urbano, e anunciar outras.

Indeferimento
O ex-prefeito Ildon Marques de Souza (PP) teve indeferido o requerimento de registro de sua candidatura. Ele foi declarado inapto para concorrer à prefeitura de Imperatriz nas eleições de 15 de novembro. A decisão, com data de 25 de outubro/2020, é da juíza Edilza Barros Ferreira Lopes Viégas, titular da 33ª Zona Eleitoral. O candidato foi intimado para apresentar contrarrazões no prezo de três dias. Ildon Marques tem como instâncias para recorrer o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Portanto, como as eleições estão  próximas, deverá concorrer sub judice.

E...
Ontem pela manhã a pergunta era: Ildon Marques recorre da decisão ou apresenta um substituto? Vale lembrar que o prazo para apresentar novo candidato foi ontem, segunda-feira (26). E na hipótese de não recorrer e nem lançar substituto, qual dos candidatos ele apoiaria? Madeira, Assis, Marco Aurélio ou outro? Ou iria pra casa?

Quem?
No caso de Ildon Marques realmente ficar fora da disputa nesta reta final de campanha, quem seria o mais beneficiado com sua saída? Para onde iria a maior fatia do seu bolo eleitoral?

Rifado
Em Buriti Bravo-MA, a juíza Verônica Rodrigues Tristão Calmon, da 44ª Zona Eleitoral, indeferiu o registro da candidatura do ex-prefeito Nonato Pereira. Mas ele garante que permanece candidato, pois já recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão contra o despacho da magistrada de primeiro grau. Pereira acredita que a decisão inicial foi “injusta” e optou por não indicar um substituto porque acredita em vitória na segunda instância.

Ensino a distância
O ensino a distância (EaD) vem crescendo na preferência dos calouros das faculdades, especialmente em cursos de licenciatura. Segundo o Censo da Educação Superior de 2019, divulgado na última sexta-feira (23) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2009, 16% dos estudantes que ingressaram na universidade optaram pelo EaD. Dez anos depois são 43%. Na rede particular, que atende 76% dos alunos de ensino superior, metade está matriculada em cursos EaD. Em entrevista à Rádio Senado, o vice-presidente da Comissão de Educação (CE), senador Flávio Arns (Podemos-PR), disse que os jovens preferem o ensino a distância pela facilidade para conciliar estudo e trabalho. Para ele, com a pandemia de covid-19, essa tendência deve ser ampliada nos próximos anos.
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...