DOLORES AVILLON assina a coluna CASA EM PRIMEIRO LUGAR no Caderno de Domingo, publicação do Jornal O PROGRESSO, desde 2003.
GB Edições
Dicas de Etiqueta na Mesa
Se o pedaço de frango tiver osso, não hesite pegue-o com a mão. Se não tiver, corte-o normalmente com a faca.
Não utilize faca para comer massas. Enrole o macarrão no garfo, com a ajuda de uma colher. No caso de uma lasanha, corte-a com o garfo.
Pode ser usado talher próprio para comer peixe. Mas, se o peixe for frito, utilize apenas o garfo. Ao mastigar um peixe com espinha não perca a classe. A forma mais sutil de se livrar dela é cobrir a boca com a mão esquerda em forma de concha, pegar a espinha com os dedos polegar e indicador e colocá-la num canto do prato.
Para comer pudim, sorvete ou creme use sempre a colher e se precisar de uma ajuda use o garfo.
Tanto a azeitona como as frutas que enfeitam a borda do copo de um drinque podem ser comidas. O melhor é fazê-lo rapidamente para que não se torne incomodo tomar a bebida.
Não é delicado interromper a refeição de ninguém em um restaurante. Quando a intimidade é grande, cumprimente rapidamente, sem pegar na mão ou fazer as pessoas se levantarem.
Pegue os salgadinhos com a mão, o guardanapo serve apenas para limpar os dedos e os lábios antes de levar o copo à boca. Os guardanapos não devem ser trocados a cada novo salgado.
Caso você morda um salgadinho e o queijo insiste em esticar, o ideal é cobrir a boca com um guardanapo para poder partir o queijo com os dentes e remover o excesso com o próprio guardanapo.
Quando terminar de comer, coloque os talheres paralelamente sobre o prato. Tanto faz que seja na horizontal, diagonal ou na vertical, mas mantenha a faca acima do garfo ou à direita.
Se você estiver jantando em casa de amigos e o prato principal tiver o ingrediente que você tem alergia, aceite apenas os acompanhamentos, sem fazer alarde. Se a dona da casa perceber, diga a verdade. Mas, se o problema for não gostar da comida, peça para servirem pouco e coma somente a guarnição. Para disfarçar toque a comida com os talheres.
Se precisar ir ao banheiro no meio de um jantar, peça licença à pessoa que estiver sentada ao seu lado, tomando o cuidado de não a interromper se ela estiver falando.
Caso esteja resfriada e precise espirrar, coloque a mão em concha sobre o nariz e os lábios e tente espirrar sem fazer barulho, mantendo a boca fechada.
Além de sopa pode ser servido em prato fundo as massas com molho. Nesse caso o prato fundo vai à mesa sobre um prato raso.
Quando for servir o café, arrume as xícaras, com a base no pires, e o bule na bandeja. Caso a dona da casa não queira colocar o bule na badeja, as xícaras poderão ser levadas com o café já servido. Ofereça o café sempre sem açúcar.
Em mesas finas não há paliteiros. O ideal é deixar os palitos visíveis para os convidados no banheiro social.
As taças de champagne devem ser servidas só pela metade para a bebida não esquentar antes de chegar ao fim.
Ao organizar sua refeição, tenha sempre o cuidado de dar-lhe, em conjunto, alimentos que reúnam todas as propriedades de que o organismo tem necessidade. Nunca trate de assuntos preocupantes à mesa. Durante as refeições, as conversas devem ser sempre agradáveis. Você será beneficiado por esse costume. Mesa bem-posta e pratos com boa apresentação ajudam no sucesso da refeição.