MENU

18/05/2023 às 00h00min - Atualizada em 18/05/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

Começa a AgroBalsas

Foi aberta anteontem à noite pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, e prossegue até sábado, dia 20 de maio, uma das maiores feiras de tecnologia e conhecimento do Nordeste, a AgroBalsas, que neste ano tem como tema “Responsabilidades Compartilhadas.
A AgroBalsas é promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte - Irineu Alcides Bays -  Fapcen, que tem como presidente Paulo Roberto Kreling, e como superintendente Gisela Introvini.
A extensa programação começou no sábado, dia 13 de maio, no auditório da Fazenda Sol Nascente, com o Encontro dos 150 Casais: Preparação para Casamento Comunitário, que ocorrerá dia 19 de maio, sexta-feira.
Também no sábado (13) houve o 3º Leilão da Fazenda Fernanda e Convidados, com oferta de animais para cria, recria e engorda de reprodutores e matrizes Nelore, Brangus e Braford.

 

Desenvolvimento da Pecuária

Na segunda-feira (15) foi realizado o 2º Fórum Regional de Desenvolvimento da Pecuária e Agroindústria Sustentável com Ênfase a Sanidade dos Produtos, com as seguintes palestras:
- Ações para retirada da vacinação contra febre aftosa no Tocantins – relato de experiência;
- O Maranhão livre de febre aftosa, sem vacinação – mudanças, desafios e ganhos esperados;
- Sustentabilidade na pecuária e comércio internacional.
Houve ainda o encontro Mulheres que Valem Ouro, com a participação dos grupos As Fazendeiras e Plataforma Feminina Agro Ouro.

 

Clube Amigos da Terra

Anteontem pela manhã, no auditório da Fazenda Sol Nascente, houve a criação do Clube Amigos da Terra do Matopi-Maranhão, Tocantins e Piauí.
O secretário de Agricultura e Pecuária do Maranhão, Diego Rolim, representou o governador Carlos Brandão no evento.
À tarde, houve sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Balsas, Moção Honrosa de Aplauso e Reconhecimento e Título de Cidadão Balsense ao governador do Maranhão, Carlos Brandão.
À noite, aconteceu a cerimônia de abertura oficial da AgroBalsas, com a presença do governador, secretários estaduais e municipais, parlamentares e outras autoridades. Houve ainda homenagem aos pioneiros do desenvolvimento sustentável e homenagem às instituições parceiras.

 

Mesas de Debates

Ontem, 17 de maio, a partir das 8h, ocorreu o 1º Fórum sobre Riscos Agropecuários – Legalidade para Boas Práticas Agrícolas:
- Princípios e critérios da certificação, minimizando riscos agropecuários;
- Mesa redonda sobre segurança ao setor aeroagrícola do Brasil.
E a partir das 16h houve Mesa Redonda com os seguintes temas:
- Importância da responsabilidade técnica na área da agroindústria;
- Regulamentação e conceitos relacionados a bioinsumos;
- Impacto dos agrotóxicos ilegais na saúde, no ambiente e na economia;
- Ações de combate aos agrotóxicos ilegais;
- Caminho das embalagens rastreadas até a produção de artefatos.
A extensa programação da AgroBalsas prossegue até sábado, dia 20 de maio.
O Conexão Rural participa da AgroBalsas a convite da organização do evento.

 

Falta uma semana para a AgroBrasília, uma das
maiores feiras do Brasil de tecnologias para o agro

A AgroBrasília começa daqui a uma semana, no dia 23 de maio. Durante cinco dias, até 27 de maio, o setor se reúne no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, área rural do Distrito Federal, para realizar negócios voltados ao aperfeiçoamento da atividade agropecuária, por mais produtividade, qualidade na produção, sustentabilidade e rentabilidade.
O presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF, que realiza a Feira), José Guilherme Brenner, ressalta que a AgroBrasília tem como um de seus objetivos levar tecnologias e soluções para produtores rurais de todos os portes: “seja qual for o tamanho da propriedade, o produtor terá na Feira opções para a sua atividade. A tecnologia existe para todos, e para produtores pequenos e familiares ela vai facilitar as tarefas, aumentar produtividade e rentabilidade, conferir sustentabilidade financeira, para que continuem a atuar no campo”. Máquinas, implementos, insumos, genética animal e vegetal, serviços e processos inovadores, é longo o catálogo do que pode ser encontrado na Feira. Além disso, a programação de eventos técnicos busca apresentar soluções e alternativas produtivas. Brenner observa também que a força da AgroBrasília vem da potência da agropecuária da região. No DF, em Goiás, em Minas Gerais, e em outros estados do Centro-Oeste, desenvolve-se uma produção abundante e diversificada, de uso intensivo de tecnologia, com ótimos resultados que derivam do empenho dos produtores rurais. “Os produtores brasileiros, de forma geral, adotam muitas tecnologias. E, na AgroBrasília, entram em contato com as empresas que desenvolvem e vendem essas tecnologias, o que possibilita que tomem as melhores decisões. Por meio da Feira, a Coopa-DF estimula essa adoção, com todos os benefícios que esse processo traz”, pontua o presidente da cooperativa. Serviço Feira AgroBrasília Data e horário: 23 a 27 de maio, das 8 às 18 horas Onde: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, no Km 05 da BR-251, sentido Brasília-DF/Unaí-MG Realização: Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF).

 

Encontro das Mulheres Rurais

AgroBrasília inclui em sua programação oficial I Encontro das Mulheres Rurais Realizada em parceria com o Senar/DF, a iniciativa pretende estimular a participação no agro e o lado empreendedor dessas mulheres A AgroBrasília apoia a formação de mulheres para o empreendedorismo, liderança feminina e sustentabilidade no agronegócio. Em 2023, por mais um ano, inclui em sua programação oficial atividade que irá tratar da participação feminina no setor e das maneiras de aperfeiçoá-la.
No último dia da Feira, 27 de maio, pela manhã, vai ocorrer o I Encontro das Mulheres Rurais. A ação é organizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar/DF). “Não restam dúvidas de que as mulheres são aptas e preparadas para o trabalho rural. No entanto, elas ainda enfrentam dificuldades em atuar na área por causa de preconceitos e falta de oportunidades. Assim, pelo terceiro ano, seguimos firmes na realização de um evento voltado a elas, a fim de impulsionar melhorias”, afirma o presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), que realiza a AgroBrasília, José Guilherme Brenner.
Paola Magalhães, analista técnica do Senar/DF responsável pelo encontro, aponta como maior demanda desse grupo a necessidade de mostrar o valor e as competências femininas em diversas áreas do agro. “É importante que as mulheres possam conquistar e ampliar o seu espaço no campo. Para tanto, é fundamental trabalhar aspectos como empoderamento e posicionamento.” O encontro terá abertura oficial, feita pelos organizadores, e segue com o relato da história de vida da produtora e presidente do Sindicato dos Floricultores, Fruticultores e Horticultores do Distrito Federal (Sindifhort), do Sistema FapeSenar/DF, Sandra Vitoriano. “Planejamos também uma palestra sobre saúde feminina e teremos um espaço de beleza e autocuidado para essas mulheres”, adianta Paola. (Com informações da Vincere Comunicação – assessoria de imprensa da AgroBrasília).
O Conexão Rural participará da AgroBrasília a convite da organização do evento.
Link
Leia Também »
Comentários »