MENU

19/04/2023 às 00h00min - Atualizada em 19/04/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 
Maranhense se destaca na produção de peixes no Pará


O empresário, pecuarista e vereador Elias Ferreira, mais conhecido como  Elias da Construforte, se destaca em Parauapebas como um dos principais produtores de peixes do Pará.

A caminhada de  Elias ao sucesso não foi fácil. Maranhense de Timbiras, radicado há mais de 3 décadas em Parauapebas, ele, que exerce hoje o segundo mandato de vereador, é há muito tempo um dos principais produtores de peixes do estado do Pará.  Nesta caminhada, Elias sempre teve o apoio da esposa, Elisângela, natural de João Lisboa (MA), que é a administradora da Piscicultura Construforte.

Na Piscicultura Construforte, na região do Itacaiúnas, já no município de Marabá, também no Pará, a 80km de Parauapebas, Elias implantou 12 tanques, em média com 2.500 metros quadrados, com capacidade para 30 mil peixes cada um. Ao todo são 80 hectares de lâminas dá gua, ou seja, 10 mil peixes por hectare. São produzidos 50 mil quilos de peixes por mês. O carro chefe é a tambatinga, mas são produzidos também o tambaqui, o surubi, o panga e o famoso pirarucu, entre outros.

Com o apoio da esposa Elizângela e um grande número de funcionários, Elias produz peixes porque gosta e sabe produzir. Em 2015 ele inaugurou um moderno laboratório para fortalecer a criação de peixes. Por ocasião da inauguração, o evento contou com a presença do então ministro da Pesca, Hélder Barbalho, hoje governador do Pará.

Distribuição de peixes

Na quinta-feira da Semana Santa, acompanhamos a movimentação na Chácara do Ellias na Palmares Sul, em Parauapebas, no Pará, para uma reportagem do programa Conexão Rural, que irá ao no próximo fim de semana.  Lá, a esposa dele, dona Elisângela, coordenava a retirada de peixes dos tanques para doação e para a venda.

A venda é feita numa loja na própria chácara. O peixe é retirado de um pequeno tanque, tratado, pesado e entregue para o cliente com um ótimo atendimento.

Enquanto isso, o amigo do vereador, o Duzentão, chegava da fazenda com um carregamento de peixes para distribuição à várias comunidades e para venda também. Por isso o peixe tinha que ser pesado.

Nós acompanhamos a primeira etapa da distribuição de peixes para a comunidade do bairro Nova Conquista em Parauapebas. Crianças, jovens e adultos chegavam a todo instante para buscar peixes para saborear no fim de semana de Páscoa. A distribuição era feita pelos funcionários da Piscicultura Construforte Cowboy, Pereira e outros.

As moradoras

Raiane Silva, Ildeane Reis e Jaqueline dos Santos disseram que estavam muito felizes em ganhar peixes na Semana Santa. A família do empresário Elias da Construforte distribui peixes para comunidades carentes mesmo antes de ele ser vereador.

O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Nova Conquista, em Parauapebas, Manoel Jardim, que coordenava a distribuição dos peixes, elogiou a iniciativa da Piscicultura Construforte, “porque a medida beneficia realmente pessoas carentes”.

Enquanto isso na fazenda da Piscicultura Construforte, na área do rio Itacaiúnas, já no município de Marabá,  funcionários da empresa levavam uma extensa rede de arrasto para um dos tanques para pescar mais peixes.

Só na água eram cerca de 10 homens, fora o pessoal de apoio nas beiradas do tanque. Tudo feito com muita calma para não estressar os peixes.

No tanque, o trabalho era coordenador pelo experiente funcionário da Piscicultura, o maranhense Raimundo Nonato.

Depois de alguns minutos, com muita tranquilidade, finalmente a pescaria chega ao final e os peixes são ensacados, pesados e levados para mais distribuição às comunidades carentes.

O Nonato estava feliz e emocionado com mais um dia de trabalho para pescar peixe para pessoas que não tinham nada para comer no domingo de Páscoa.

Cresce a produção de pescado

De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR), a piscicultura brasileira atingiu 860.355 toneladas produzidas em 2022. O número representa um crescimento de  2,3% no ano passado, quando comparado a 2021

“Entre os principais resultados da publicação, a tilápia permanece com destaque entre os peixes de cultivo e teve aumento de 3% na produção nacional, com 550.060 toneladas em 2022. Os peixes nativos também avançaram (1,8%) nessa mesma comparação, passando de 262.370 toneladas para 267.060 toneladas. As outras espécies (carpas, trutas e pangasius) somaram 43.235 toneladas e registraram queda de 3% sobre as 44.585 produzidas no ano anterior”, afirmou Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR.

Segundo ele, a produção de peixes de cultivo na região Norte passou de 144 mil 810 toneladas em 2021 para 145 310 toneladas em 2022.

E a produção no Nordeste passou de 162 mil 250 toneladas para 170 mil e 65 toneladas de peixes de cultivo.

Trouw Nutrition

No Conexão Rural do próximo fim de semana vamos falar também sobre a visita que os jornalistas do agronegócio fizeram à Trouw Nutrition e Bellmann, em Mirassol, São Paulo.
A visita fez parte da programação do Road Show para Jornalistas e Influenciadores Digitais do Agronegócio realizado de 13 a 17 de março de 2023 em São Paulo e Minas Gerais, numa promoção da Texto Comunicação Corporativa de São Paulo.

OFF:

As informações sobre a empresa foram repassadas aos jornalistas pela Coordenadora de Comunicação e Marketing, Monique Hoffmann, pelo Consultor Técnico, João Paulo Ramos Costa   Zootecnista e pelo diretor de Ruminantes da Trouw Nutrition, Francisco Olbrich.

Segundo eles, a  Trouw Nutrition é uma organização global de nutrição animal que se preocupa em construir um futuro mais sustentável – tanto para  indústria como para as pessoas em todo o mundo. A Trouw é parte da Nutreco.

Disseram ainda que a empresa está empenhada em traduzir ciência em soluções úteis, práticas de nutrição e gerenciamento da produção para ajudar os clientes a produzir carne, ovos e leite de qualidade.

A Trouw Nutrition apoia os produtores de alimentos com tecnologia e aconselhamentos por meio de dados ao seu alcance. Por 90 anos, tem se dedicado à inovação e ao desenvolvimento de maneiras mais inteligentes e sustentáveis de ajudar nossos clientes na criação de animais saudáveis. De  origens na Holanda, um país mundialmente conhecido pela excelência em agricultura sustentável, a Trouw cresceu para servir 105 países em todo o mundo.

Fazer parte de uma empresa como a Nutreco nos permite construir parcerias sólidas em todo o nosso setor. A empresa tem se dedicado à sustentabilidade e à inovação desde o início – capacitando-nos a cumprir nosso propósito coletivo de Alimentar o Futuro, destaca a diretoria da empresa.De olho no futuro, a Trouw Nutrition afirma:

“Alimentar o Futuro é nossa razão de ser. Inspira-nos todos os dias e dá sentido e urgência ao que fazemos. É centrado na realidade de que nossa população global está crescendo rapidamente. Em 2050, quase 10 bilhões de pessoas habitarão à Terra — e precisamos produzir 70% mais alimentos para alimentá-los, sem esgotar o planeta. Acrescente a essas bocas o número crescente dos amigos de quatro patas, que também precisam ser alimentados. Este é um enorme desafio que compartilhamos em toda a cadeia de alimentação animal e estamos comprometidos em fazer a nossa parte. Acreditamos que podemos promover uma transformação na forma como nossa indústria opera. Podemos orientar os produtores de leite, ovos e carnes em direção a um sistema agropecuário que usa a terra e os recursos de forma mais sustentável – ajudando a alimentar a população em crescimento e ao mesmo tempo construindo confiança entre as pessoas em nossas comunidades agropecuárias e nossas cidades.

NutriOpt – Cada vez mais, o uso de soluções e serviços digitais pode ajudar os produtores a aumentar a eficiência e responder com resiliência o desejo de promover mudanças. Orientados por percepções de clientes em todo o mundo e nossa paixão por tecnologia e agronegócio, oferecemos uma ampla gama de serviços baseados em dados e fáceis de aplicar. Fazemos isso aproveitando nosso conhecimento especializado, recursos e portfólio de P&D. Assim, nossos clientes podem administrar seus negócios com confiança”.

NutriOpt

NutriOpt é um conjunto de soluções e serviços digitais integrados para apoiar os produtores com conhecimento nutricional, dietas aprimoradas e consistentes, além de otimização da performance animal. “Com diversos serviços, apoiamos os produtores em busca de desempenho animal otimizado e sucesso nos negócios. Entre as muitas tarefas, NutriOpt possibilita: visualizar e exportar os resultados dos testes de amostras digitalizadas, calcular o melhor resultado para diferentes cenários e otimizar as formulações das dietas”.

Os serviços NutriOpt destinam-se a produtores, fábricas de rações, integradores e consultores para suínos, poedeiras, frangos de corte, vacas leiteiras e bovinos de corte. Os usuários se beneficiam por estar conectados ao nosso conhecimento especializado, recursos de P&D líderes mundiais, banco de dados nutricional robusto e portfólio. Fazer parte da rede global NutriOpt de produtores e profissionais de rações oferece suporte além da simples intuição em suas tomadas de decisão do dia a dia.

Acrescenta a Trouw Nutritivo:

“Nossa abordagem acessível e prática começa com o conhecimento da qualidade e do valor nutritivo de sua ração e matérias-primas. Usando nosso principal serviço portátil NutriOpt On-site Adviser, os produtores podem escanear amostras de ração e matérias-primas a qualquer hora, em qualquer lugar e receber os resultados em segundos em seu celular ou desktop.  Com base nessas percepções acionáveis, oferecemos as estratégias de alimentação ideais ou modelagem baseada em dados para performance animal otimizada e sucesso comercial, tudo baseado em nossos recursos de P&D líderes mundiais”.

Música

Na parte musical o Conexão Rural apresenta a dupla  João Moreno e Mariano.
Link
Leia Também »
Comentários »