MENU

21/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 21/10/2020 às 00h00min

Bastidores


 

Baixarias
O dia 15 de novembro vai se aproximando e os cabos eleitorais vão ficando mais afoitos e o clima tenso. Além de mentiras e agressões verbais, já houve suposta ameaça de morte e aliado de um candidato quebrando placas da prefeitura em obra que está sendo feita com recursos da Codevasf. Embora seja uma “simples” placa, é um patrimônio público e para ato de vandalismo existe lei. É preciso que todos os lados mantenham a serenidade e façam suas campanhas sem agressões, cumprindo o que determina a legislação eleitoral. Conquista-se votos é levando propostas aos eleitores, e não discursos raivosos, xingamentos, mentiras ou qualquer outro ato que tire da normalidade o processo eleitoral. Quanto mais baixaria, pior para o candidato. O povo está repudiando baixarias. Exemplo foi uma música ofensiva à família de um dos candidatos. Não encontrou respaldo junto ao eleitorado, pelo contrário, foi bastante repudiada. Estamos em outra época, mas ainda há aqueles que querem perpetuar atos que nada contribuem para eles e muito menos para a democracia. Que tenhamos uma campanha no nível que a sociedade deseja!

Olha aí!
“Se conquista o respeito da população é com propostas”. A frase é do deputado estadual César Pires (PV), ao reagir a discurso feito de forma agressiva pelo deputado Wellington do Curso (PSDB) contra o candidato a prefeito de São Luís Eduardo Braide (Podemos), durante sessão de ontem da Assembleia Legislativa. César Pires observou que “é preciso acabar com as lamúrias e as baixarias”. Ele cobrou postura mais séria dos candidatos à Prefeitura de São Luís. Vale para alguns candidatos de Imperatriz.

Desistências
Vários candidatos a vereador já desistiram das eleições em Imperatriz e outros estão só de “agá”. Alguns nem chegaram a registrar candidatura. Mesmo assim há cerca de 400 concorrendo às 21 vagas do Palácio Dorgival Pinheiro de Souza. Os últimos a desistirem foram Valéria Amorim (PSDB) e Wanderley Rodrigues (Republicanos). Valéria é irmã do ex-vereador e ex-deputado estadual Carlinhos Amorim, que havia desistido de ser candidato para apoiá-la.

Imbróglio
Pelo andar da carruagem, o ex-prefeito Ildon Marques (PP) vai disputar a eleição com pendência a ser resolvida na Justiça Eleitoral. O Ministério Público Eleitoral, por meio do promotor Sandro Pofahi Bíscaro, manteve seu entendimento pelo indeferimento da candidatura do ex-prefeito. Agora é esperar pela decisão da Justiça Eleitoral. É uma novela que pode render vários capítulos…

Atuação
O deputado estadual Adriano Sarney (PV) é o parlamentar que mais aprovou projetos em 2020. É o que revela relatório quantitativo de projetos 2020 fornecido pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão e publicado no site da Universidade Federal do Maranhão através do portal “Projeto Sem Migué” – um projeto experimental que conta com colaboradores voluntários de perfis diversos responsáveis por checar fake news. “É nosso objetivo manter esse ritmo e promover mudanças fundamentais na vida das pessoas”, disse Adriano Sarney.

Repúdio
A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão divulgou nota em face de notícias veiculadas na imprensa, envolvendo o deputado Fábio Macedo em suposto episódio de violência doméstica no âmbito familiar. Na nota, repudia “todo e qualquer ato de violência física, verbal e/ou psicológica à mulher” e informa que “ao tomar conhecimento das notícias envolvendo o parlamentar, esta Procuradoria decidiu solicitar cópia do processo relacionado ao caso, que tramita na 2ª Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís, e, após isso, convidará a esposa do deputado, Lorena Melo Macedo, para trazer informações, que ainda entender necessárias, para esclarecimentos dos fatos narrados nos referidos meios de comunicação”. A Procuradoria da Mulher esclareceu, ainda, que após receber o processo, ouvir a vítima e efetuar a análise dos fatos, tomará as providências cabíveis, permanecendo à disposição, tanto da esposa do deputado, quanto de toda a sociedade, no combate à violência e discriminação contra a mulher. A deputada Helena Duailibe é a Procuradora da Mulher na AL.

Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Relacionadas »
Comentários »
Loading...