MENU

04/03/2023 às 00h00min - Atualizada em 04/03/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Governo aqui!

Depois de sediar a Assembleia Itinerante, instalada ontem e realizadas sessões solene e ordinária, hoje Imperatriz se transforma na sede do governo do estado, com a realização do ato de posse de todos os secretários do governo Carlos Brandão. O chefe do Executivo resolveu prestigiar a segunda cidade do estado, quebrando uma tradição ao trazer do Palácio dos Leões a solenidade de posse para Imperatriz. Nas duas últimas semanas Brandão passou a anunciar os nomes dos secretários, mas até a tarde de ontem ainda faltavam alguns para completar a equipe. Parte dos atuais secretários permanecerá, mas alguns em outras pastas. O chefe da Casa Civil, ex-prefeito Sebastião Madeira, por exemplo, continua no mesmo cargo. De Imperatriz, além dele tem o secretário de Comunicação, jornalista Sérgio Macedo. A solenidade acontece a partir das 18h, no Centro de Convenções. Revela-se que na agenda do governador consta um café da manhã na residência do deputado estadual Rildo Amaral e um almoço oferecido pelo prefeito Assis Ramos e a deputada Janaina Ramos. À noite haverá um show na Beira-Rio. Além da posse, Carlos Brandão anunciará alguns benefícios para a cidade. É aguardar. 

AL

Ontem, Imperatriz teve um dia político movimentado. A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, chegou pela manhã e recebeu uma comitiva de vereadores de Imperatriz, acompanhados dos deputados Rildo Amaral e Janaina Ramos. Às 14h30, Iracema Vale concedeu entrevista coletiva e depois abriu a sessão solene de instalação da Assembleia Itinerante. Após o ato solene, ocorreu a sessão ordinária, com apreciação e votação de proposições apresentadas pelos deputados. Iracema Vale destacou que “a região de Imperatriz é muito amada e estávamos aguardando esse momento com muita expectativa. É esse caráter itinerante que faz com que a Assembleia cumpra o seu verdadeiro papel. Essa aproximação é fundamental para que a população conheça o nosso trabalho de perto”. 

E…

Durante reunião com os vereadores, Iracema Vale ressaltou que é fundamental manter uma relação próxima e uma comunicação eficiente com a Câmara de Imperatriz, uma vez que os vereadores representam a população do segundo maior município do Estado, de grande importância em diversos aspectos para o Maranhão. “A Câmara e a Assembleia trabalham com a elaboração de leis e precisam andar juntas. Essa harmonia legislativa traz um resultado muito importante para o crescimento de Imperatriz e do nosso Estado. Para tanto, hoje (ontem), ainda, teremos um grande encontro na Assembleia Itinerante”, enfatizou a presidente da AL.

Olha aí!

Segundo o deputado federal Duarte Júnior (PSB), o governador Carlos Brandão não aceita que nenhum dos secretários que nomeará hoje seja candidato na próxima eleição municipal. “Quem for meu secretário não será candidato a prefeito em 2024”, teria dito o governador. Se é verdade que realmente Brandão falou isso, está descartada a possibilidade do secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira, sair candidato a prefeito. Vale ressaltar que, pelo menos até agora, Madeira não revelou o desejo de voltar ao comando do Palácio Renato Moreira.

Vaga 

A composição do secretariado de Carlos Brandão abriu uma vaga na Assembleia Legislativa. É que a deputada Abigail Cunha (PL) assumirá a Secretaria da Mulher e a sua cadeira será ocupada pelo suplente Pará Figueiredo.

Congestionamento 

Como primeiro ato de sua gestão como presidente do TRE Maranhão, o desembargador José Luiz de Almeida convocou os membros da Corte e o procurador regional eleitoral para uma reunião. José Luiz informou as principais soluções encontradas para que a taxa de congestionamento de processos baixe nos gabinetes e uma delas foi oferecer a ajuda através de Núcleo de Apoio Processual e Eleitoral, uma prática usada pelo magistrado como corregedor. Outra medida anunciada é um melhor aparelhamento da unidade que analisa contas eleitorais. “Só processos de prestações de contas temos mapeados 885 e precisamos acelerar essa análise para os julgamentos por parte dos membros e do próprio Ministério Público Eleitoral”, explicou José Luiz. 
Link
Leia Também »
Comentários »