MENU

03/03/2023 às 00h00min - Atualizada em 03/03/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

AL aqui!

Hoje Imperatriz é a sede do Poder Legislativo Estadual. Às 15h começa a sessão solene de instalação da “Assembleia Itinerante”. O ato acontece no Plenário Leo Franklin, da Câmara Municipal, sob o comando da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale. Após a sessão solene, será realizada sessão ordinária de apreciação e deliberação de proposições apresentadas pelos deputados. É a segunda vez que a Assembleia Legislativa se instala em Imperatriz. A primeira foi em 2005, no período de 12 a 16 de setembro. Em março de 1996 seria a primeira vez, mas não aconteceu porque no dia 25 um avião que trazia três deputados caiu. Morreram Jean Carvalho, Waldir Filho e João Silva. Portanto, está completando neste mês 27 anos do acidente aéreo. Em 2019 a Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene em homenagem aos ex-deputados. Waldir Filho foi prefeito de Lago da Pedra, aos 23 anos de idade. Também foi presidente da Federação dos Prefeitos do Estado do Maranhão (Famem). Jean Carvalho, que era médico e líder político de Presidente Dutra, em apenas um ano de mandato conquistou a simpatia e respeito dos seus colegas na Assembleia Legislativa, sendo escolhido, por unanimidade, como líder do PFL na Casa. João Silva, que também era médico, foi líder político na região de Pindaré-Mirim, tendo sido prefeito daquela cidade. Na sessão solene de hoje, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), receberá o título de Cidadã Imperatrizense, proposto pelo vereador Flamarion Amaral (PCdoB). 

Oportunistas

- “Temos temas estratégicos que nós temos todo o interesse de fortalecer o diálogo com as senhoras e os senhores. Alguns são essas contingências da vida, mas que têm uma dimensão estratégica. Me refiro ao tema dos combustíveis, porque a cada mudança que há de parâmetros de organização do mercado há a ação de oportunistas, há ação de desvairados, há a ação de gananciosos, e é preciso fazer com que a lei se oponha exatamente ao vale tudo. Então, a Senacon, e, tenho certeza, todos os órgãos que integram o Sistema Nacional do Consumidor, estão motivados a fazer com que essas naturais oscilações que correm no mercado não sejam abusivas”. A afirmação foi feita pelo ministro Flávio Dino durante a 29ª Reunião Ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor.

Operação

Ontem a Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), realizou operação nas cidades de Pedreiras, Bacabal, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues. A finalidade é desarticular grupo criminoso acusado de inserção de dados manipulados nos sistemas do SUS, visando a elevação do teto de repasses de recursos federais para Pedreiras. Maior parte dos recursos é de emendas parlamentares do “Orçamento Secreto”, possivelmente desviados por meio de pagamentos superfaturados em contratações fraudulentas. 

Banguelos 

Com 39 mil habitantes, o município de Pedreiras teria informado ao SUS que extraiu 540 mil dentes em 2021 e 220 mil nos primeiros quatro meses de 2022. Isso equivale a 19 dentes extraídos de cada morador. Em nota, a prefeita Vanessa Maia alega que houve erro de digitação ao serem encaminhados os dados ao SUS. Disse também que desde o surgimento da denúncia, foi aberto procedimento administrativo a fim de apurar o ocorrido. Foi, inclusive, solicitada a correção dos dados junto ao Ministério da Saúde, mas o município foi informado que não seria possível porque o sistema estaria sob auditoria.  

Confirmado

Ontem, o governador Carlos Brandão (PSB) anunciou mais nomes da sua nova equipe. Ele confirmou a permanência do ex-prefeito Sebastião Madeira na Casa Civil. O ex-deputado Rubens Pereira fica na Articulação Política. Luís Fernando, que comandou a Seplan, assumirá a Secretaria-Geral de Governadoria. A Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais terá o defensor público Alberto Bastos.
Link
Leia Também »
Comentários »