MENU

04/02/2023 às 00h00min - Atualizada em 04/02/2023 às 00h00min

ELA É FILHA DE MÃE SOLTEIRA

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

 
Vixi!!!

Alguém há de perguntar:  quem será?

E o mais interessante que tem no nome de princesa...

Foi abandonada pela mãe desde o nascimento. Ficando como uma espécie de consorte como companheira do destino.

Ela chama-se IMPERATRIZ!

Sofreu à mutação de nome quando se chamava “Povoação de Santa Teresa do Tocantins,” nos primórdios de 1852.

Capitaneado pelo presbítero vindo da Bahia e designado para chefiar uma expedição militar misturada com os dogmas da santa igreja católica, para subir rio acima.

Saíram do porto de Belém (PA), em 1849, num batelão diligenciado por Frei Manoel Procópio do Coração de Maria e, apontado como timoneiro dessa peregrinação.

Á missão na realidade desse jesuíta não era localizar esse pedaço de terra cortada de vários riachos e até aldeia indígena que foi encontrada ali perto do córrego cacau, onde tinha suas (ocas), como moradias provincianas.

E por consequência da travessia caracterizaram à criação de um povoado até se tornar cidade. Mas, não era esse o objetivo expedicionário.

Os exploradores tinham a predestinação com o projeto de construir era um “presidio” ... isso mesmo... olha só que as maledicências já campeavam fluidamente nas primícias da aurora.

Graças e com a intercessão dos deuses mudou o conteúdo do despacho para criar essa povoação! Mais tarde cognominada de Imperatriz.
 
Só que se esqueceram dos principais sacramentos, o batismo e a crisma. ... Oh Senhor, Meu Deus!

O que essa criatura/baronesa sofreu e com sequelas com sua descoberta desde adolescência até a maior idade, porque não estava previsto no portfólio de sua grandeza, pechas de maus-costumes.

Simplesmente é lamentável repetir que foram e continuam sendo seus regentes com a nomenclatura de agentes públicos, culpados por essa desagregação administrativa social e continua.

Vamos dar uma andada neste cenário de tantas controvérsias, simplesmente, para remoer o que já foi dito e comentado no passado e por onde a história se passa.

Que tende a ser chato por se repetir muitas vezes... quem não quer ser criticado e nem lembrado, não entre na vida política partidária.

A busca: é o resultado de nossos impostos pagos indistintamente religiosamente, aos cofres do município e estado de origem.

CAUSA...Ligado a tudo que acontece.

Estação aeroportuária de Imperatriz no Maranhão. Há anos tiraram o caixa eletrônico do aeroporto e nunca mais voltou. Os passageiros ficam refém dessa falta de estrutura que ninguém sabe de quem é a responsabilidade de responder sobre isso...

Pelo visto, parece-nos que aquele patrimônio foi privatizado, com o objetivo de melhorar, mas, pelo andar da intolerância, vai continuar do mesmo jeito. Não tem para quem cobrar aquilo a que se tem direito.

Não temos, hoje, um representante na esfera federal que nos represente e nos trate com dignidade... somente aparência e o status com seus belos e simpáticos paletós.

Outros fatores...

Local para prática do lazer e prevenção de saúde com as caminhadas diárias feita pelo público que usam do ócio para fazê-los nesse espaço de liberdade.

Pista lisa para essa modalidade tão procurada pela juventude e os mais velhos...por incrível que pareça...o que existe e de atual, sem qualquer ação preventiva, ainda foi feita na gestação do interventor e/ou prefeito na época de (Ildon Marques).

Põe tempo nisso. Hoje, já está parecendo o piso compactado porque o asfalto já se evaporou pelo tempo e invernos...haja buracos e desníveis
.
A academia que está montada, sem manutenção, foi doação do Rotary Clube do Entroncamento; atualmente, com peças enferrujadas porque o poder público não está nem aí para conservá-lo.

Ah, bem lembrado: Imperatriz tem um deputado eleito pela segunda vez e, que seu staff eleitoral é o esporte amador num todo.

Meio pelo qual se faz essa manifestação, sem obrigatoriedade, deputado.

Não custa nada em convidar o Parlamentar Estadual, Rildo Amaral, para dá uma caminhada, embora, espontaneamente, na pista do aeroporto de Imperatriz, para sentir o drama e a angústia que os caminhantes sofrem para manter à saúde e o corpo em forma.

Designe Deputado, se possível, uma emenda impositiva de seu orçamento parlamentar, para melhorar aquela superfície física dando condições há muita gente que teve o respeito e a consideração em votar no senhor...como esperança!

Os agentes da prefeitura e câmara, só passam por ali, quando vão viajar; desconhece que aquele patrimônio (rua e pista) não é de responsabilidade do executivo e nem do legislativo, para cobrar providencias.

Como o deputado tem demonstrado apreço pelo esporte; em nome de todos os praticantes desse exercício físico, pedimos seu empenho... agradecemos de já sua atenção.

Sumarizando o vocativo do texto... figurando que, Imperatriz é filha de mãe solteira... abandonada e surrupiada.

E para não tornar seu tempo fatigante, resumo em um só... FATO...

Vamos teimar até Imperatriz melhorar.

Passe Bem!!
Link
Leia Também »
Comentários »