MENU

01/02/2023 às 00h00min - Atualizada em 01/02/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 
Encontro de Muladeiros

 O 15º Encontro Nacional de Muladeiros, realizado em Iporá (GO) de 24 a 29 de janeiro, reuniu amantes de Muares de todo o Brasil, inclusive de Imperatriz, Açailândia, Codó, Lago da Pedra e Arame, no Maranhão. E de Marabá, de Parauapebas, Rio Maria e Canaã dos Carajás (PA) e Araguaína (TO).

Realizado no Parque Agropecuário Arthur da Costa Barros, o evento atraiu também  muladeiros do exterior, como Argentina, Colômbia e Peru.

Na tarde da terça-feira ainda tinha comitiva se ajeitando e arrumando o estande com capricho e a união de todos seus integrantes. Os operários davam os últimos reajustes nas instalações e algumas comitivas, já devidamente instaladas, colocavam a prova em dia e faziam muita festa.

À noite, com a presença do presidente Daniel e diretores,  houve  a escolha da Garota Amog (Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano).

A bancária mato-grossense Natália Oliveira, de 23 anos, foi eleita a Garota  Amog 2023.

Na quarta-feira, houve a abertura oficial do Encontro, com a presença do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela;  do deputado estadual, Amauri Ribeiro; do prefeito de Iporá, Naçoitan Araújo Leite; do presidente da Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano, Davi Melo, diretores da entidade e muladeiros de quase todo o Brasil e do exterior.

O vice-governador Daniel e o deputado Amauri parabenizaram os dirigentes da Amog pela realização do mega evento e desejaram sucesso aos participantes do Encontro. Após um momento de oração e as bênçãos do padre Pablo, cavaleiros e amazonas saíram da arena coberta, onde ocorrem as provas de laço e de marcha de muares, em direção ao centro da cidade, quando percorreram diversas avenidas e ruas e no final do dia retornaram para o parque.

À noite, houve show com a dupla mineira Lucas Reis e Thacio.

Na quinta-feira,  dia 27,  aconteceram provas funcionais: Team Roping, que é a apartação de boi em dupla, concurso de Morfologia de Muares e Asininos e prova de Marcha de Jumento Montado. E à noite, show com a dupla Gino e Geno.

A programação do Encontro Nacional de Muladeiros na sexta-feira, dia 27 de janeiro, incluiu Torneio de Truco,

 Concurso de Berrante e mais provas funcionais: Prova de Marcha de Muares, Leilão de Muares e Asininos e Prova de Ranch Sorting.  À noite teve grande apresentação  da dupla Di Paulo e Paulino.

A cobertura do Encontro Nacional de Muladeiros teve o patrocínio da Associação de Muladeiros do Oeste Goiano (Amog); Frigorífico Rio Maria, Haras Santos Reis (Roberto Paulinelli); Marcovel (Marcinho); Amazon Soluções Consultoria Tributária - especializada em tributos - Parauapebas -PA (Jover Moraes); Fazenda Central - Neném do Manelão, Marabá (PA); Marcelo Catalão, Parauapebas (PA) e deputado federal Keniston Braga, Parauapebas (PA).

E contamos com a colaboração do pecuarista Henrique Costa Alves, Ulianópolis (PA) e da Fazenda Bela Vista, Canaã dos Carajás (PA),  que tem como proprietários: Omilton e Leléu.

Queima do Alho

A tradicional Queima do Alho, ou seja, o preparo do famoso arroz carreteiro só com alho e sal e ingrediente naturais, sem produtos químicos, começa logo cedo com as comitivas colocando as panelas no fogo e trabalhando firme no preparo da comida.

Após a análise dos jurados, os visitantes podem  deliciar o arroz carreteiro preparado por várias comitivas. E a Comitiva ”Só Muares”, de Rio Verde (GO) foi a campeã da prova da Queima do Alho realizada no sábado (28) no penúltimo dia do Encontro Nacional de Muladeiros.  É a terceira vez que os representantes de Rio Verde ganham a prova.

Durante a Queima do Alho, o vencedor do concurso de berrante foi o garoto Adiel, de Anápolis (GO). Ele tem apenas 14 anos e toca berrante muito bem. Ao receber o prêmio, ele chorou, porque estava bastante emocionado com a conquista.

 Durante a Queima do Alho houve apresentação, entre outros artistas, da dupla Marco Aurélio e Montenegro:

Mais comitivas
 
O Encontro Nacional de Muladeiros reuniu gente apaixonada por muares de quase todo o Brasil. É a verdadeira confraternização de famílias que amam as mulas e asininos (Jumentos)
.
O grupo Tropeiros do Brasil é formado por tropeiros e tropeiras de vários estados, entre os quais o Maranhão, Pará, Ceará, Tocantins, Mato Grosso, Piauí, Goiás e Pernambuco. O grupo levou mais de 60 pessoas para o evento em Iporá. Todos estavam felizes e os que não conheciam Iporá e foram pela primeira vez ao evento ficaram encantados com o que viram.

“O principal objetivo do grupo Tropeiros do Brasil é resgatar a cultura e manter a tradição tropeira no Maranhão e no país”, afirmou o maranhense de Buritirana, Davi Tropeiro, um dos coordenadores do movimento.

O destaque do grupo Tropeiros do Brasil foi o cantor Laércio Arruda, o Bagaceiro, odontólogo e ex-prefeito de Lago da Pedra (MA).

Algumas comitivas marcam sempre presença no Encontro, entre as quais a “Comitiva Recanto Muladeiro”, de Nova Friburgo (RJ).

A comitiva da Agropecuária São Paulo, de Imperatriz (MA) compareceu pela primeira vez ao Encontro de Muladeiros e o pecuarista Ricardo Delcastilho gostou muito da festa. “Muito boa a festa. Espero voltar outras vezes”, disse ele.

No estande da Agropecuária São Pedro o experiente churrasqueiro Nicolino, de Açailândia, chamava a atenção pelo preparo de saborosas costelas de boi, que chegavam a ficar mais de 8 horas em fogo brando.

Marcha de Muares

Os muares do criatório do Haras Santos Reis, de Rio Maria (PA), comandado pelo pecuarista Roberto Paulinelli, se destacaram nas provas de muares realizadas na sexta-feira (27) e no sábado (28) em Iporá, durante o 15º Encontro Nacional de Muladeiros, promovido pela Associação de Muladeiros do Oeste Goiano (Amog).

No concurso de morfologia de animais do Encontro, o criatório do Haras Santos Reis ficou em primeiro na categoria aberta com a mula “Simpatia”; o primeiro lugar na categoria Mula Senior com a mula “Jandaia”; e o terceiro lugar na categoria Mula, com “Pérola Negra”.

Nas provas de Marcha de Muares os resultados também foram surpreendentes:

Categoria Burro Jovem

Reservado Campeão (2º lugar) com “Triunfo”

Apresentador: Márcio

Burro Adulto

3º lugar com “Brinco”

Apresentador: Didi

Mula Iniciante

5º lugar com “Novela”

Apresentador: Márcio

Mula  Jovem

5º lugar com “Província”

Apresentador: Marcelo

Mula Adulta

4º lugar “Salsa”

Apresentador: Zé Augusto

Marcha Picada

Campeã da Prova em Iporá foi a mula “Safira”

Categoria Regional

A mula “Africana Santos Reis” foi a campeã, tendo como apresentador o experiente Didi.

DIDI

Campeão da Marcha de Muares em Iporá – categoria regional

E na categoria Mirim, o burro “Triunfo” foi o kreservado campeão (2º lugar), tendo como apresentador o garoto Filipinho, de 11 anos, da família do Haras Santos Reis.

Agora confira alguns resultados oficiais da Primeira Etapa do Circuito Nacional de Marcha de Muares – Iporá (GO) 2023:

BURRO JUNIOR: Campeão: CUIABANO DO SOIER - IAGGO CAMILLO REGIS

- BURRO JOVEM: Campeão:  GENERAL DA UL - URGELIO LEONARDO TEIXEIRA REZENDE

Res. Campeão: TRIUNFO SANTOS REIS - ROBERTO RESENDE PAULINELLI

1º Prêmio: COLAR DA HEBROM - VEQUER VAZ DO AMARAL

2º Prêmio: JAPY RF - RICARDO RODRIGUES FABRICIO

3º prêmio: DAMASCO DO JUSAFÁ - MÁRCIO JOSÉ DA SILVA

- BURRO ADULTO: Campeão: LAMBARI MACHINE - EVANDRO JOSÉ SANCHES

- MULA DIAGONALIZADA: Campeã: AFRICANA DA PHILOMENA - RENATO GERMINIASI

Res. Campeã: ÍNDIA DA HEBROM - VEQUER VAZ DO AMARAL

- MARCHA PICADA: Campeã: SAFIRA SANTOS REIS - ROBERTO RESENDE PAULINELLI

- MULA JUNIOR: Campeã: MAMANGAVA RANCHO FD - LUIS CARLOS DE MOURA

-  MULA JOVEM: Campeã: JORNADA DA RODA VIVA - DONIZETI APARECIDO DOS SANTOS

- MULA ADULTA: Campeã: FAVORITA ACCV - ANTÔNIO CARLOS CARVALHO VILELA

   Com  informações da Assessoria de Imprensa da ABCJPêga.

Apoiadores

O Encontro Nacional de Muladeiros teve o patrocínio da Associação de Muladeiros do Oeste Goiano (Amog); Frigorífico Rio Maria, Haras Santos Reis (Roberto Paulinelli); Marcovel (Marcinho); Amazon Soluções Consultoria Tributária - especializada em tributos - Parauapebas -PA (Jover Moraes); Fazenda Central - Neném do Manelão, Marabá (PA); Marcelo Catalão, Parauapebas (PA) e deputado federal Keniston Braga, Parauapebas (PA).

E contamos com a colaboração do pecuarista Henrique Costa Alves, Ulianópolis (PA) e da Fazenda Bela Vista, Canaã dos Carajás (PA),  que tem como proprietários: Omilton e Leléu.
Agradecemos também o apoio do empresário “Neguinho”, do Shopping  do Muladeiro, de Iporá.

O Encontro de Muladeiros será destaque no Conexão Rural no próximo fim de semana.
Link
Leia Também »
Comentários »