MENU

28/01/2023 às 00h00min - Atualizada em 28/01/2023 às 00h00min

Cárie e Açúcar

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 
A palavra cárie vem do latim significando “material podre”. [E uma moléstia crônica que acomete grande parte da humanidade dependente de aspectos de higienização, alimentação e fatores genéticos.

É uma doença infecciosa oportunista, não transmissível, localizada, de origem externa e que se inicia com a destruição do tecido dentário.

De caráter multifatorial, mas fortemente influenciada pelos carboidratos (açúcar) da dieta e ação de componentes da saliva.

Como dito o açúcar faz mal aos dentes. Mas de que maneira? Em que quantidade? O que acontece quando ingerimos alimento doce? E a relação do açúcar com as cáries precoces nas crianças?

Um fator importante em relação ao açúcar e que para os dentes o pior é seu uso contínuo, ou seja, pequenas quantidades consumidas ao longo do tempo tem um efeito pior e devastador sobre os dentes. As bactérias presentes na boca em menos de 20 segundos transformam o açúcar em ácidos que permanecem na boca e destroem, em média, durante 30 minutos o esmalte dos dentes.

Existem basicamente três tipos de açucares: a glicose, a sacarose e a frutose.

O pior para os dentes é a sacarose, o açúcar cristalizado, a frutose presente nas frutas e é inofensivo, porém, quando industrializado tem ação igual a sacarose, já a glicose é um açúcar simples que produz energia somente.

Quando ingerimos açúcar, o pH da boca cai e existe a produção dos ácidos ofensivos que destroem o esmalte dentário.

 

E como minimizar o efeito dos açucares?

Primeiro a dieta equilibrada, é impossível vivermos sem açucares, mas podemos controlar a quantidade e a frequência. Uma boa dieta deve conter grãos, frutas, legumes e proteínas com um mínimo possível de alimentos açucarados pegajosos. A água deve substituir os refrigerantes e os sucos adocicados. Evitar os lanchinhos entre refeições.

A higiene oral adequada escovando sempre os dentes de maneira adequada e utilizar o fio dental pelo menos duas vezes ao dia.

 

E a cárie precoce na infância?

Cerca de 600 milhões de crianças abaixo de dois anos tem cárie, recentes publicações da USP concluem que a inclusão de açucares na dieta e a retirada do leite materno como fatores que desencadeiam a cárie até os dois anos de idade.

O uso da amamentação até os dois anos retarda o consumo dos alimentos ultra processados ou com açúcar atuando como protetores na formação da placa bacteriana.

No Brasil a ingestão precoce de açúcar contribui para o aparecimento precoce de cáries, até um ano de idade somente 7% das crianças não tinham ingerido o açúcar e a0s 2 anos somente 2,5 % das crianças.

Para evitar esse problema observar a não adoção de hábitos alimentares ruins.

A cárie em dente de leite não traz repercussões negativas a saúde oral a longo prazo, mas demonstra a adoção dos métodos alimentares inadequados para as crianças.

Vamos prestar atenção a esse consumo exagerado de açucares para deixarmos de ser um pais de desdentados.
Link
Leia Também »
Comentários »