MENU

13/01/2023 às 00h00min - Atualizada em 13/01/2023 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Barro

Heróis de barro que com violência doentia destruíram o que estava indefeso, prédios públicos e sua ornamentação, agora fazem mimimi, reclamam da prisão, da comida, da falta de conforto. Muitas mulheres esqueceram o dever de proteção aos filhos, e os levaram para os acampamentos, mesmo sabendo que eles poderiam ser invadidos pelas forças de “segurança”. A destruição teve comando, Bolsonaro, a participação, por ação ou omissão, das forças de segurança e do governador do DF.  Bolsonaro precisa ser responsabilizado, julgado e, só então, poder disputar as próximas eleições, dentro das “quatro linhas” da democracia.

Crime

O deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (11), uma notícia-crime contra o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), por suposta “omissão intencional” nos atos terroristas ocorridos em Brasília (DF) no último domingo. Em suas redes sociais, Nikolas pede que, “se for o caso”, o STF decrete a prisão preventiva do socialista.

Protocolou

“Protocolei uma notícia crime ao ministro Alexandre de Moraes sugerindo que seja analisado a responsabilização do ministro da justiça, Flávio Dino, por omissão intencional nos atos de 08/01. Inclusive, se for o caso, decretando sua prisão preventiva”, destacou. Segundo ele, “há fortes evidências” de que Dino já tinha conhecimento da real possibilidade da depredação das sedes dos Três Poderes após ser informado pela Abin. Na petição, o parlamentar pediu que o órgão seja oficiado para confirmar a informação.

Dispensou

Na véspera da invasão e ataque ao Palácio do Planalto, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) dispensou reforço no Batalhão da Guarda Presidencial. A determinação, feita por escrito, ocorreu cerca de 20 horas antes dos atos terroristas dentro do prédio onde fica a sede da Presidência da República. Com a medida, o GSI prescindiu de um pelotão composto por 36 militares que já estava no local desde a sexta-feira, dia 7. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”. 

Cuidar

O Batalhão da Guarda Presidencial é uma unidade do Exército, vinculada ao Comando Militar do Planalto (CMP). Sua atribuição é cuidar da segurança do Palácio do Planalto. De acordo com a publicação, o reforço da guarda presidencial foi mantido durante o sábado, quando a segurança do prédio havia sido ampliada. Mas, no domingo, o Planalto amanheceu apenas com o efetivo da guarda normal e sem recursos para controlar a multidão de golpistas. 

Danos

No município de Buriti, o prefeito Arnaldo Cardoso, do PL, vai responder por possíveis danos ao erário e prática de improbidade administrativa nas contratações decorrentes da Carta Convite nº 06/2021 e das Tomadas de Preços nº 05/2021, nº 06/2021 e nº 04/2022.A denúncia foi apresentada por Jenilson Gouveia Silva, dando conta de possível fraude em licitações que tinham como objeto “reforma e construção de pontes”.

Diretas

Segundo Jenilson, as obras referentes às pontes teriam sido executadas diretamente pela Prefeitura Municipal de Buriti, antes da conclusão dos procedimentos licitatórios. Além disso, ainda afirmou que os sócios/representantes da empresa D&S Construção e Empreendimentos Eireli também pertenceriam ao quadro societário da empresa M. B. Marinho & Cia Ltda, que teria ligação com irregularidades supostamente ocorridas em outros municípios.

Candidatos

São mais de doze nomes que estão dispostos a disputar a prefeitura de Imperatriz e, por enquanto, todos estão buscando visibilidade eleitoral para no período eleitoral colocarem seus nomes na praça.

Reflexão

 “- O soberbo considera os benefícios que recebe, como tributos que outros lhe devem.” (Marquês de Maricá, escritor, e Ministro da Fazenda do Brasil Império de 1826 a 1848) O ingrato se esquece de mil refeições recebidas, mas reclama de uma que lhe foi negada. Sempre existem os que se acham vítimas da ingratidão dos outros, enquanto os humildes jamais se acham merecedores de nada. Vamos que vamos! Bom dia a todo”. Padre Felinto. 
Link
Leia Também »
Comentários »