MENU

03/01/2023 às 00h00min - Atualizada em 03/01/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Frases

Durante o seu discurso de posse no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu reconstruir o Brasil e fazer com que o país seja “de todos para todos”. Ele também se propôs a gerar empregos e falou sobre a volta do Ministério das Mulheres, para ajudar a lutar contra a desigualdade e o preconceito. Alguns trechos do discurso:

— Se estamos aqui, hoje, é graças à consciência política da sociedade brasileira e à frente democrática que formamos ao longo desta histórica campanha eleitoral.

- Nossa mensagem ao Brasil é de esperança e reconstrução. O grande edifício de direitos, de soberania e de desenvolvimento que esta Nação levantou vinha sendo sistematicamente demolido nos anos recentes. É para reerguer este edifício que vamos dirigir todos os nossos esforços. 

- Não carregamos nenhum ânimo de revanche contra os que tentaram subjugar a Nação a seus desígnios pessoais e ideológicos, mas vamos garantir o primado da lei. Quem errou responderá por seus erros, com direito amplo de defesa, dentro do devido processo legal.

- É inadmissível que as mulheres recebam menos que os homens, realizando a mesma função. Que não sejam reconhecidas em um mundo político machista. Que sejam assediadas impunemente nas ruas e no trabalho. Que sejam vítimas da violência dentro e fora de casa. 

— Ao ódio, responderemos com amor. À mentira, com a verdade. Ao terror e à violência, responderemos com a lei e suas mais duras consequências.

— Hoje, nossa mensagem ao Brasil é de esperança e reconstrução. É para reerguer direitos e valores nacionais que vamos dirigir todos os nossos esforços.

— O Brasil é grande demais para renunciar seu potencial produtivo. O Brasil pode e deve figurar na primeira linha da economia global.

— Sob a proteção de Deus, inauguro este mandato reafirmando que no Brasil a fé pode estar presente em todas as moradas, nos diversos templos, igrejas e cultos. Neste país, todos poderão exercer livremente sua religiosidade.

- Quando fui eleito presidente pela 1ª vez, ao lado do José Alencar, iniciei o discurso de posse com a palavra “mudança”. A mudança que pretendíamos era simplesmente concretizar os preceitos constitucionais. O direito à vida digna, sem fome, com acesso ao emprego, saúde e educação.

 

Ações 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) corre risco de ficar inelegível para as eleições de 2026 e 2030. Há no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo menos 16 ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes), movidas por partidos, ex-candidatos e coligações. São acusações de abuso de poder econômico e político, além de uso indevido dos meios de comunicação social. A relatoria é do corregedor-geral Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves. 
 

Pagando o pato

No apagar das luzes de 2022, alguns governadores, como o do Maranhão, aumentaram a alíquota de ICMS sobre combustíveis. Com isso, 2023 começa com novos preços nas bombas. E quem está pagando o pato é o governo Lula. Vale lembrar, que ontem, segunda-feira, o governo federal publicou a Medida Provisória que prorroga a desoneração dos impostos federais que incidem sobre os combustíveis. A MP assinada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro só valeria até 31 de dezembro de 2022. Para continuar em vigor, o governo Lula já editou e publicou e uma nova MP. 
 

Ela disse

“Foi emocionante ver o presidente Lula subir a rampa e receber a faixa de um grupo de brasileiros que representa toda a nossa pluralidade. Lembrei da foto oficial do meu segundo mandato como governadora (1998/2002), que tinha esse mesmo espírito de respeito a todos”. Ex-governadora Roseana Sarney (MDB), deputada federal eleita.
 

Posse 

Muita gente estranhou o fato de apenas presidente e governadores terem tomado posse neste domingo, 1º de janeiro. E os deputados e senadores? Os parlamentares só tomarão posse em 1º de fevereiro. Assim, os atuais deputados e senadores que não foram reeleitos têm mais um mês de mandato. 
Link
Leia Também »
Comentários »