MENU

31/12/2022 às 00h00min - Atualizada em 31/12/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Posse

Com Brasília agitada, o País dividido e sendo palco de manifestações e vandalismos praticados por bolsonaristas que não aceitam a derrota do presidente Jair Bolsonaro, neste domingo o presidente eleito Luiz Inácio da Silva (PT) assume o terceiro mandato, doze anos depois de ter deixado o cargo. Cercada de grande expectativa, a solenidade está marcada para as 15h, no Congresso Nacional. De acordo com informação da Agência Senado, o evento deverá contar com a participação de cerca de 700 jornalistas brasileiros e estrangeiros, 120 representantes de governos estrangeiros, dois mil convidados, e um público externo entre 150 mil e 300 mil pessoas. O roteiro da posse prevê a chegada dos convidados ao Congresso a partir das 13h45. Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin deverão chegar à Catedral de Brasília por volta das 14h20. Às 14h30, o presidente e o vice saem em direção ao Congresso. O percurso deve durar dez minutos, apesar da proximidade. Por questões relacionadas à segurança, a decisão sobre se os dois desfilarão em carros abertos ou fechados será tomada em momento mais próximo da solenidade. Lula será recebido na rampa do Congresso pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. 

Terrorismo 

Em live de despedida no seu penúltimo dia no cargo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que “nada justifica essa tentativa de ato terrorista”. Ele se referia à ação de George Washington de Oliveira, preso em flagrante acusado de colocar uma bomba em um caminhão próximo ao aeroporto de Brasília. “Um elemento que foi pego, graças a Deus, com ideias que não coadunam com nenhum cidadão”, acrescentou. Dirigindo-se aos apoiadores, Bolsonaro disse que “não vamos achar que o mundo vai acabar no dia 1º”, mas observou que “não tem tudo ou nada”.

Comunicação

Ontem o governador Carlos Brandão (PSB) anunciou que o chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, assumirá a Secretaria de Estado da Comunicação, com a saída de Ricardo Cappelli, que vai assessorar o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino. Madeira fica interinamente no cargo durante o mês de janeiro. Haverá uma reforma administrativa e Brandão escolherá o novo secretário de Comunicação. É especulado o nome do jornalista Sérgio Macedo. 

Suplentes em festa

Sete senadores se afastarão do cargo para assumir ministérios no Governo Lula. Um deles, como já se sabe, é o ex-governador do Maranhão e senador eleito Flávio Dino (PSB). Assim, abrirá vaga para a primeira suplente, Ana Paula Lobato, que será a senadora mais jovem da próxima legislatura. Ela tem 38 anos. É casada com o deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa, e renunciará ao mandato de vice-prefeita do município de Pinheiro. Especula-se que Othelino poderá ser secretário-chefe da Representação do Governo Brandão em Brasília e, assim, poder ajudar a esposa no exercício do mandato de senadora. 

Veto

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei (PL 177/2020) que previa a implantação de prótese cardíaca por cateter no Sistema Único de Saúde, por considerar que a proposição contraria o interesse público e que um procedimento similar já é oferecido pelo SUS. Aprovado em 30 de novembro no Plenário do Senado, o texto obrigaria o SUS a realizar o implante, por cateter, de prótese valvar aórtica, a pacientes com estenose da válvula aórtica que não podem ser submetidos a cirurgia convencional.

Queda

O deputado federal reeleito Pedro Lucas (União Brasil) demonstra grande preocupação com municípios do Maranhão por conta dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). A preocupação do parlamentar é pelo fato de existir a possibilidade de 66 municípios do Maranhão sofrerem redução no repasse do FPM, por conta de uma eventual diminuição da população dessas cidades. A possibilidade foi levantada após a divulgação de uma prévia do Censo Demográfico, realizado pelo IBGE. 
Link
Leia Também »
Comentários »