MENU

17/12/2022 às 00h00min - Atualizada em 17/12/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Diplomação

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão diploma em sessão solene, que será realizada neste sábado, 17 de dezembro, as eleitas e eleitos em 2022. A cerimônia ocorrerá às 17h no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana com transmissão ao vivo pelo canal TRE-MA do Youtube.
Diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha de eleitos pela maioria nas urnas. Na cerimônia de diplomação, que marca o encerramento do processo eleitoral, ocorre a entrega dos diplomas, que serão assinados pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Angela Salazar. Serão diplomados o governador Carlos Brandão (PSB), o vice Felipe Camarão (PT), o senador Flávio Dino (PSB) e os 2 suplentes, 18 deputados federais, 42 estaduais e também os primeiros suplentes (12) de cada partido. Os diplomas serão entregues de acordo com a ordem de votação na urna eletrônica e pela ordem decrescente de votação, ou seja, pelo maior número de votos obtidos. Falará em nome da justiça eleitoral a presidente, desembargadora Angela Salazar, e o governador Carlos Brandão em nome dos diplomados.

Susto 

Em São Luís para acompanhar a diplomação da sua esposa, deputada estadual eleita Janaina Ramos (Republicanos), na noite desta quinta-feira o prefeito Assis Ramos sentiu um desconformo e resolveu ir ao Hospital São Domingos.  Ele precisou ser internado devido a um quadro de arritmia cardíaca. Foi orientado a fazer alguns procedimentos, inclusive cateterismo. Em vídeo, Assis disse que não foi detectado nada grava. A diplomação de Janaína Ramos ocorre hoje. 

Revoada

Depois que o governador Carlos Brandão resolveu entrar no jogo, a deputada estadual eleita Iracema Vale (PSB) já recebeu várias adesões à sua candidatura a presidente da Assembleia Legislativa. Os novos adesistas são os deputados Hemetério Weba (PP) e Eric Costa (PCdoB). Antes, já haviam virado o voto as deputadas Janaina Ramos e Edna Silva. O deputado Rildo Amaral também votará em Iracema, seguindo decisão do seu partido, o PP. O quadro está ficando feio para o candidato à reeleição, deputado Othelino Neto (PCdoB), até então apontado como favorito. 

Acusação

O clima está tenso na Câmara Municipal de São Luís, devido à acusação de assédio sexual contra o vereador Domingos Paz (Podemos). A vereadora Silvana Noely (PTB) solicitou o afastamento do colega enquanto durarem as investigações. Ontem, em entrevista ao programa Ponto Final, na Mirante AM, o vereador se defendeu das acusações, dizendo que está sendo vítima de perseguição política e que as denúncias não passam de mentiras e fofocas que tentam “assassinar” sua reputação. “Isso não vai ficar barato, não vai ficar esquecido. A justiça já está tomando as medidas cabíveis e serão penalizados aqueles que levantaram calúnia”, afirmou Paz.  

Nomes

Secretário de Comunicação no Governo Flávio Dino e atualmente do Governo Carlos Brandão, o jornalista Ricardo Cappelli será o secretário-executivo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ser comandado pelo senador eleito Flávio Dino. Além de Cappelli, o ex-governador do Maranhão anunciou o secretário-adjunto de Direitos Humanos, Jonata Galvão, para “conduzir as políticas para prevenção e mediação dos conflitos fundiários” e o auditor federal Marivaldo Pereira como secretário de Acesso à Justiça. Dino explicou que a secretaria, a ser criada, “vai ser a face de interlocução com movimento social”. Também anunciou o advogado Diego Galdino, atualmente no comando da Secretaria de Governo, como secretário-executivo adjunto do Ministério.

Preso

Ontem a Polícia Federal prendeu na cidade de Dom Pedro Antonio José Santos Saraiva, conhecido como “Sarneyzinho do Maranhão”. Nas redes sociais, disse que ordenou “seus homens” a executarem o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. “Eu quero mandar um recado aqui para o bandido do Alexandre de Moraes... Cuidado, meu amigo. Meus homens já estão de olho em ti. Já está (sic) te arrudiando (sic) aí em Brasília e em São Paulo. A minha ordem é para te executar”, afirmou “Sarneyzinho”. Ele já foi expulso do PSDB. 
Link
Leia Também »
Comentários »