MENU

29/09/2022 às 11h02min - Atualizada em 29/09/2022 às 11h02min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

GB Edições

Que tal panqueca recheada de milho verde e legume? É uma delícia.

IngredientesMassa: 12 colheres (sopa) de farinha de trigo integral; 3 colheres (sopa) de leite desnatado; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 cenoura média sem casca e picada; 1 ovo médio; sal a gosto. Recheio: 250 gramas de abóbora sem casca e picada; salsinha picada; 2 tomates picados em cubinhos; milho verde em conserva; sal a gosto; florzinha de brócolis previamente cozidas em água e sal. Preparo:  Cozinhe a cenoura numa panela com água até ficar al dente. Retirar do fogo e bater no liquidificador com o leite, o ovo, a farinha de trigo e o sal. Reservar. Com um pouco de azeite, untar uma frigideira de 15 cm de diâmetro (untar a cada adição de massa). Aquecer e dispor uma pequena porção da massa. Espalhar por todo o fundo da frigideira e deixar no fogo até a panqueca dourar dos dois lados. Com uma espátula, retirar a panqueca. Repetir a operação até terminar a massa. Reserve. Leve ao fogo uma panela com a abóbora e 1 xícara (chá) de água e cozinhar até ficar macia. Escorrer a água, misturar a salsinha, o tomate, o milho verde, os brócolis e acertar o sal. Retire do fogo e recheie as panquecas. Se quiser, sirva acompanhado de molho e queijo tipo Parmesão ou Muçarela ralado. Dica: Para acentuar o sabor, frite cebola picadinha e refogue o milho em conserva antes de juntá-lo ao purê de abóbora.
 

Quase ninguém resiste ao Bolo de Chocolate! E se for com framboesas, melhor ainda!

Ingredientes: 1 3/4 xícara de açúcar; 3/4 de xícara de chocolate em pó; 3 ovos; 1 xícara de leite; 1/2 xícara de margarina; 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio; 1 colher (sopa) de água quente; 1 3/4 de xícara de farinha de trigo; 1 colher (chá) de baunilha; 100 gramas de framboesas frescas picadas. Preparo: Bata a margarina com o restante do açúcar. Junte 2 ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Dissolva o bicarbonato na água e junte ao leite restante. Junte a farinha e os ingredientes líquidos, alternadamente, mexendo até ficar bem misturado. Acrescente a baunilha na mistura de chocolate e mexa somente até incorporar. Misture as framboesas picadas à massa. Espalhe a massa em fôrma untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno em temperatura moderada e asse de 30 a 35 minutos ou até que enfiando um palito, este saia seco. Espere esfriar e desenforme. Se quiser, no momento de servir polvilhe com açúcar de confeiteiro e enfeite com framboesas inteiras.
 

Torta de Semolina

Ingredientes: 150 gramas de semolina; 1 litro de leite; 200 gramas de açúcar; 100 de castanhas de caju triturada; 25 gramas de manteiga ou margarina; 100 gramas de passas sem sementes; 4 ovos; 2 colheres (sopa) de rum; casca ralada de um limão. Preparo: Unte com manteiga ou margarina e polvilhe com farinha de rosca uma fôrma redonda (28 cm de diâmetro). Deixe as passas de molho no rum. Misture o açúcar com a castanha de caju triturada. Reserve. Leve o leite ao fogo com uma pitada de sal. Quando ferver, misture lentamente a semolina, mexendo sem parar com uma colher de pau. Cozinhe em fogo brando durante 15 minutos. Retire do fogo, junte a manteiga ou margarina, as castanhas com o açúcar e mexa bem. Quando estiver quase frio, adicione as gemas uma a uma, misturando bem a cada adição.  Acrescente as passas escorridas e a raspa de limão. Bata as claras em neve firme com uma pitada de sal. A seguir, misture-as delicadamente ao creme de semolina. Despeje na fôrma untada e leve ao forno pré-aquecido moderado durante 1 hora. Depois de pronta, a torta não deverá ficar muito alta. Sirva quente ou fria. Dica: Antes de servir, polvilhe a torta com açúcar de confeiteiro. 
 

Sopa de Acelga

Ingredientes: Meio quilo de acelga; 2 ovos; 100 gramas de tipo Parmesão ralado; 20 gramas de manteiga ou margarina; 1 litro de caldo; 4 fatias de pão-de-fôrma; sal e pimenta-do-reino. Preparo: Pique fino as folhas de acelga. Cozinhe-as no caldo. Bata bem os ovos, acrescente o queijo ralado, sal, pimenta e a manteiga ou margarina amolecida e amassada com um garfo. Mexa até obter uma mistura bem cremosa. Corte ao meio as fatias de pão e torre-as ligeiramente. Despeje a mistura de ovos na panela da acelga, mexa bem e deixe por mais 1 minuto no fogo. Distribua as fatias de pão torrado em cumbucas individuais e sirva a sopa diretamente sobre o pão. Se quiser, disponha mais pão torrado e queijo à parte para seus convidados servirem-se à vontade.

Leia Também »
Comentários »