MENU

20/09/2022 às 17h10min - Atualizada em 20/09/2022 às 17h10min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere se manter no anonimato. Siga-o, prepare suas receitas e...

GB Edições

  

Suflê é refeição chique! Que tal preparar Suflê de Cogumelos?

Ingredientes: Meio quilo de cogumelos frescos; 1 cebola média picadinha; 3 colheres (sopa) de salsinha picada; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; 2 colheres (sopa) de margarina; ¾ xícara (chá) de leite; 3 ovos; 3 colheres (sopa) de creme de leite; 1 colher (café) de sal; 1 colher (café) de noz moscada ralada. Preparo: Lave bem os cogumelos e passe-os no liquidificador com aproximadamente 3 colheres (sopa) de leite. Junte a cebola e a salsinha. Bata até formar um purê. Reserve. Derreta a margarina, junte o purê de cogumelos e refogue por 5 minutos, sem parar de mexer. Adicione a farinha de trigo e continue mexendo até misturar bem. Acrescente o leite restante, as gemas e mexa durante mais alguns minutos. Por último, junte o creme de leite, misture bem e retire do fogo. Tempere com sal e a noz moscada ralada. Deixe amornar. Enquanto isso, bata as claras em neve e, quando estiver quase frio, misture-as delicadamente ao creme de cogumelos. Distribua em refratários individuais (levemente untados com manteiga) e asse em forno alto, pré-aquecido, até que fique dourado. Sirva a seguir.
 

Croquete de Camarão pode ser acompanhamento de arroz branco ou petisco! Você escolhe!

Ingredientes: 100 gramas de margarina; 1 cebola picadinha; 1 dente de alho amassado; 2 colheres (sopa) de salsinha picada; meio quilo de camarão tipo Sete Barbas limpos; 200 gramas de molho de tomate; 3 xícaras (chá) de leite; 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 gema; sal a gosto. Preparo: Afervente os camarões, passe-os pelo processador de alimentos e reserve. Numa panela, leve ao fogo brando a margarina, o alho e a cebola. Refogue, mexendo sempre para não queimar. Acrescente os camarões, o molho de tomate, a salsinha e o sal. Deixe ferver, mexendo de vez em quando. De uma só vez, junte a farinha de trigo e o leite, mexendo bem até formar uma bola. Junte a gema e mexa novamente. Deixe esfriar. Faça os croquetes do tamanho que desejar. Passe-os na clara de novo e na farinha de rosca. Frite em óleo quente. Escorra em papel absorvente e sirva a seguir. 
 

Croquete de Camarão com Batatas

Ingredientes: 1 colher (sopa) de azeite; 1 colher (sopa) de azeite de dendê; 1 cebola média picadinha; 3 dentes de alho picados; ½ quilo de camarão tipo Sete Barbas limpos; 1 xícara (chá) de molho de tomate; 2 tabletes de caldo de camarão; 1 ½ xícara (chá) de leite; ½ xícara (chá) de batata cozida; 1 folha de louro; 1 xícara (chá) de água quente; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; cheiro verde a gosto picado; azeitonas verdes a gosto picadas. Preparo: Numa panela funda, aqueça o azeite e o azeite de dendê, junte a cebola e o alho picados. Acrescente o camarão e deixe refogar durante 4 minutos. Retire do fogo e espere esfriar um pouco. Coloque a mistura no processador de alimentos e triture grosseiramente. Coloque a massa obtida novamente na panela, espere aquecer e junte o molho de tomate, a água, a batata cozida e espremida, o louro e o caldo de camarão. Mexa bem e deixe ferver. Acrescente a farinha de trigo, as azeitonas e o cheiro verde, mexendo sem parar, até começar a desgrudar da panela. Retire do fogo e coloque a massa numa superfície fria. Sove até dar ponto de enrolar. Enrole a massa em formato de croquetes. Passe-os em ovo batido e na farinha de rosca. Frite-os em óleo quente até ficarem dourados. Escorra em papel absorvente e sirva a seguir.  
 

Maxixe Gratinado

Ingredientes: ½ quilo de maxixes bem verdinhos; 1 ½ copo de leite; 1 colher (sopa) bem cheia de amido de milho; 1 colher (sobremesa) de manteiga; 50 gramas de queijo tipo Parmesão ralado; sal e noz moscada ralada a gosto; coentro picado a gosto. Preparo: Corte os maxixes em quatro no sentido vertical sem separar totalmente as partes e cozinhe em água com sal, até ficarem ligeiramente macios. Escorra e reserve. Numa panela, dissolva o amido de milho no leite. Junte a manteiga, o coentro, o sal e a noz moscada. Leve ao fogo, mexendo sempre, cozinhe até engrossar. Coloque o maxixe num refratário, cubra com o molho e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido, durante 10 a 15 minutos, para gratinar. Sirva a seguir. Dica: Prefira queijo tipo Parmesão ralado na hora. 

Link
Leia Também »
Comentários »