MENU

02/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 02/10/2020 às 00h00min

Fora da Pauta


Saúde
A Prefeitura Municipal de Imperatriz, através do Departamento de Atenção Primária à Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), realizou na manhã de terça-feira (29) uma ação em saúde no bairro Bacuri, promovendo a ampliação do acesso à saúde, pois a promoção de saúde deve ser encarada de uma forma ampla. Ou seja, promover a saúde é muito mais que efetuar a mera prevenção de doenças. Promover a saúde é não só melhorar a nossa condição de saúde, mas também melhorar a nossa qualidade de vida e o nosso bem-estar. Hoje 100% das famílias de Imperatriz recebem atendimento dos Agentes de Saúde em casa.  

Anhanguera
Já no dia 30, a Ação em Saúde foi no Parque Anhanguera. O objetivo de ações em saúde como essa é promover uma gestão compartilhada entre usuários e trabalhadores de outros setores. Ações de promoção da saúde devem considerar os determinantes sociais da saúde e de que maneira estes causam impacto na qualidade de vida da população, e para fortalecer ainda mais nossas ações contamos sempre com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Energia
A Equatorial MA recomenda atenção quanto à eficiência energética dos eletrodomésticos, que consta na classificação energética do aparelho e do Selo Procel. A etiqueta apresenta a classificação conforme a eficiência energética dos aparelhos, já o Selo Procel reconhece os aparelhos mais eficientes em cada categoria, em geral os classificados como “A”. A maioria dos aparelhos, como geladeiras, fogões e aparelhos de ar-condicionado, as categorias vão de A até E. Já para lâmpadas, pela enorme variação do nível de eficiência, a categoria vai até G.

Golpe em pescadores
O deputado federal Hildo Rocha (MDB), em pronunciamento na Câmara Federal, denunciou que hackers estão se aproveitando de uma fragilidade do sistema de informática do governo federal, para praticarem fraudes referentes a registro de pescadores. De acordo com o parlamentar, a Polícia Federal já está trabalhando no caso e está atenta a isso. O parlamentar sugeriu, porém, faça um trabalho preventivo para evitar que essas fraudes continuem prejudicando o pescador.

Premiação do MPF
O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão alcançou o primeiro lugar em procedimentos eletrônicos no Brasil. Foram analisados o percentual de procedimentos eletrônicos extrajudiciais e procedimentos de gestão administrativa (PGEA) em andamento, a média de extrajudiciais em andamento por procurador e a média de extrajudiciais com mais de três anos por procurador. O MPF/MA possui um percentual de 91,4% de seus extrajudiciais e de 98,7% de seus PGEAs no formato eletrônico.

Vice
Em evento realizado na casa da candidata Vete Botelho, em Itinga, na terça-feira, o atual vice-prefeito Paulo Roberto, mais conhecido como Mano, declarou apoio à chapa Vete Botelho/Paulo Birita e disse que vem para somar com a campanha, contribuindo de forma efetiva e constante nas reuniões. Mano irá participar de visitas, reuniões, articulações com lideranças políticas locais ao lado dos candidatos.

Apoio
Em declaração, Mano disse que “sentiu-se traído” pelo prefeito Lúcio Flávio e, diante disso, decidiu deixar o governo. E afirma que mesmo diante de todas as evidências, alimentava a esperança de fazer parte da gestão, para enfim construir um legado igual ao construído por seu pai, o lendário Leocádio, vereador por 5 mandatos, 3 por Açailândia, quando Itinga ainda era um distrito, 1 por Itinga e 1 como vice-prefeito de Pimentel, da cidade emancipada.

Eficiente
“Muitos devem estar se perguntando, do porquê de eu hoje, estar vice-prefeito da atual gestão e apoiar a campanha de Vete Botelho. A resposta vem por tudo que este atual gestor fez, prometeu uma gestão eficiente, em contrapartida, deixou de fazer na prática. Entendo que o eleito foi ele, quem tem a obrigação de gerir o município, é ele, e não sua esposa”, dispara Mano.
 
Link
WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...