MENU

01/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 01/10/2020 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

Arroz à Grega é um verdadeiro clássico! Que tal colorir o seu almoço de domingo?

Arroz à Grega – Ingredientes: 3 colheres (sopa) de manteiga; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 2 cenouras descascadas e picadas; 100 gramas de vagem cortada em pedaços pequenos; 1 xícara (chá) de arroz cru; 2 xícaras (chá) de caldo de galinha quente; 1/2 xícara (chá) de ervilha em lata escorrida; 2 colheres (sopa) de passas(opcional); 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado; sal a gosto. Preparo: Numa panela, leve ao fogo a manteiga e refogue a cebola até murchar. Junte o alho, a cenoura e a vagem. Continue a refogar. Adicione o arroz e frite durante mais 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente o caldo de galinha quente e sal a gosto. Tampe parcialmente a panela e cozinhe, em fogo brando, até secar o caldo. Retire do fogo, adicione as passas, a ervilha e o cheiro verde picado. Sirva a seguir. Variação: Se preferir, use ervilhas frescas congeladas. Neste caso, afervente-as com sal antes de juntá-las ao arroz e legumes cozidos. Na hora de refogar os legumes, junte milho em conserva ou mini milhos e continue o preparo como indicado na receita. Também pode ser preparado com arroz integral. Cozinhe o arroz integral em água. Refogue os legumes em separado. Na hora de servir, misture os legumes e o arroz cozido e tempere com azeite de oliva.
 

Bolo de Chocolate com Amêndoas é delicioso. Pode ser preparado com antecedência e já tem a cara do Natal

Bolo de Chocolate com Amêndoas – Ingredientes: 200 gramas de manteiga; 200 gramas de açúcar; 2 ovos; 200 gramas de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 2 colheres (sopa) de chocolate em pó; água quente; 200 gramas de chocolate ao leite picado; 1 xícara (chá) de amêndoas em lascas. Cobertura: 200 gramas de chocolate meio amargo; 2 colheres (sopa) de açúcar; 1 colher (sopa) de manteiga. Preparo: Misture a manteiga (em temperatura ambiente) com o açúcar e bata até formar creme claro. Junte os dois ovos inteiros e continue batendo. Acrescente a farinha de trigo peneirada junto com o fermento. Misture; a massa ficará “pesada”. Misture o chocolate em pó com água fervente até obter uma pasta e adicione a pasta de chocolate à massa. Misture bem. Junte o chocolate ao leite picado e as amêndoas. Coloque numa fôrma de bolo inglês, untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido (180º) e asse durante 30 minutos. Retire do bolo do forno enquanto ainda estiver quente, coloque a cobertura: derreta o chocolate meio amargo em banho-maria juntamente com a manteiga e o açúcar. Mexa bem e espalhe sobre o bolo. Variação: Se preferir sirva o bolo sem cobertura. Substitua a amêndoa por outra castanha de sua preferência.
 

Bolo Prestígio de Festa

Ingredientes: Massa: ½ xícara (chá) de manteiga; 1 ½ xícara (chá) de açúcar; 6 ovos; ½ xícara (chá) de leite; 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de chocolate em pó; ½ colher (sopa) de fermento em pó. Recheio: 3 claras; ½ xícara (chá) de açúcar; 1 lata de creme de leite; 2 xícaras (chá) de coco ralado seco em flocos. Cobertura: 1 lata de creme de leite; 1 tablete de chocolate meio amargo picado. Preparo: Massa: Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar. Bata até formar uma mistura esbranquiçada. Junte as gemas, uma a uma, sem parar de bater até obter um creme homogêneo. Adicione a farinha de trigo e o chocolate em pó, aos poucos, intercalando com o leite e misture bem. Por último, junte o fermento e as claras batidas em neve, misturando delicadamente. Despeje a massa numa fôrma redonda (28 cm de diâmetro), untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno pré-aquecido (180º), durante aproximadamente 30 minutos. Desenforme o bolo ainda quente e reserve. Recheio: Numa panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, para aquecer (cerca de 3 minutos), sem deixar ferver. Retire do fogo e, ainda quente, coloque a mistura de claras na batedeira e bata até que esfrie completamente e forme um merengue. Junte o creme de leite e o coco. Misture delicadamente. Cubra com filme plástico e conserve em geladeira até o momento de rechear o bolo. Cobertura: Numa tigela, misture o creme de leite e o chocolate picado. Leve ao fogo em banho-maria, mexendo sempre até formar um creme liso. Retire do fogo e reserve. Montagem: Espere o bolo esfriar e corte-o em três partes, no sentido horizontal. Forre uma fôrma redonda (28 cm de diâmetro) com filme plástico, coloque uma das partes do bolo e umedeça com uma mistura feita de ½ xícara (chá) de leite e 2 colheres (sopa) de leite de coco. Espalhe metade do recheio, cubra com a outra parte do bolo. Umedeça a massa novamente e espalhe o restante do recheio. Cubra com a terceira camada de bolo. Cubra com filme plástico e leve para gelar durante três horas. Passado este tempo, desenforme o bolo no prato de servir, espalhe de modo uniforme a cobertura. Decore com raspas de chocolate e coco em flocos. Sirva a seguir. Dica: Se quiser, umedeça o bolo com leite misturado com chocolate. O sucesso do sabor desta receita depende muito da boa qualidade do chocolate escolhido.
 

Kibe de berinjela

Ingredientes: 500 gramas de berinjela; 3 dentes de alho; 1/2 xícara (de chá) de cebola picada; 1 colher (de sopa) de tahine (opcional); suco de 1 limão; 1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado; 1 colher (de sopa) de hortelã desidratada; 1 xícara (de chá) de trigo para quibe; 1 e 1/2 xícara (de chá) de água fervente; sal e pimenta do reino a gosto. Preparo: Pré-aqueça o forno a 210ºC. Corte a berinjela ao meio, no sentido do comprimento e faça cortes cruzados sobre sua superfície, formando losangos. Deixe estas metades da berinjela de molho em um litro de água com 1 colher de sopa de vinagre por 15 minutos. Coloque estas metades da berinjela em uma assadeira forrada com papel manteiga, juntamente com os alhos inteiros e regue com cerca de 2 colheres (sopa) de azeite, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e leve para assar por 30 minutos ou até a polpa estiver macia. Coloque o trigo para quibe em uma vasilha, adicione a água fervente, misture e deixe hidratando até a água secar totalmente, o que vai levar cerca de 15 minutos. Retire a assadeira do forno e espere esfriar um pouco. Raspe toda a polpa da casca com o auxílio de uma colher e coloque em uma vasilha. Adicione os alhos assados picados, a cebola picada, o tahine, o limão, o cheiro verde, a hortelã e misture. Adicione o trigo hidratado e misture novamente. Tempere com mais sal, misture e coloque esta mistura em uma travessa. Leve para assar a 240ºC por 40 minutos ou até o quibe ficar levemente corado. Regue com azeite e sirva a seguir.

Link
Relacionadas »
Comentários »
Loading...