MENU

07/09/2022 às 00h00min - Atualizada em 10/09/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

EXPOTUC em Tucuruí é realizada com
sucesso de 31 de agosto a 4 de setembro

Com a presença do presidente dos Produtores Rurais de Tucuruí (PA), Roberto Barbosa, e esposa, dona Maria do Socorro; diretoria, autoridades dos poderes Executivo e Judiciário e lideranças ruralistas, foi aberta na tarde de quarta-feira (31-08), a 24ª Exposição Agropecuária da cidade, que prosseguiu até domingo, dia 4 de setembro.
O evento teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro e as bençãos do pastor Marcelo Martins.
O secretário de Obras, Carlos Ribeiro, representou o prefeito municipal, Alexandre Siqueira. Ele destacou a força do Sindicato Rural, a parceria com a prefeitura de Tucuruí, a importância da Expotuc para o fortalecimento da economia do município e desejou sucesso aos expositores e participantes da Feira.
O presidente do SPRT, Roberto Barbosa, agradeceu o apoio da prefeitura, a presença das autoridades e de todos e disse que, “após dois anos, por causa da pandemia, a Expotuc voltou com força total”.
Depois de descerrada a faixa oficial da abertura da Expotuc pelo presidente Roberto Barbosa, autoridades e o pecuarista, diretor do Sindicato Rural e vice-presidente da FAEPA, Jahyr Seixas, a diretoria e convidados, deram uma volta pelo parque de exposições e conheceram os estandes das inúmeras empresas parceiras que participaram da Expotuc.
Além do secretário de Obras, Carlos Ribeiro, também prestigiaram a abertura da Expotuc, o Juiz de Direito de Breu Branco, Andrey Barbosa; o Major Leonardo Piubelli, comandante do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva de Tucuruí; o delegado da Polícia Civil Thiago Mendes; superintendente da Regional do Lago; o médico, empresário e pecuarista José Carlos Seixas; a Rainha Expotuc 2022, Suzzane Castro, e Princesas, entre outros convidados.

 

Pecuarista e pioneiro Jahyr Seixas recebe homenagem

do governo do Estado do Pará e do SPRT
Em cerimônia realizada na tarde de domingo (4), na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Tucuruí (PA), o pioneiro e pecuarista Jahyr Seixas Gonçalves, de 99 anos de idade, foi homenageado pelo governo do Pará, com o apoio de entidades empresariais do estado, com o “Diploma de Gratidão” por tudo que ele fez ao município de Tucuruí ao Pará.
O diploma foi entregue pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará, Carlos Xavier, que estava acompanhado de uma comissão vinda de Belém formada pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), João Carlos Leão Ramos, que representou o governo do Estado; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará, José Conrado Santos, o diretor da FIEPA, Sebastião Campos; e o presidente do Interpa, o Instituto de Terras do Pará, Bruno Kono. Também participaram da cerimônia o presidente do SPRT, Roberto Barbosa e diretores do sindicato e familiares do pecuarista Jahyr Seixas. O evento contou também com a presença de lideranças ruralistas da região.
O homenageado disse que chegou ao Pará em 1970 com apenas 47 anos, mas lembrou que em 1969 já havia saído do Rio de Janeiro, seu estado natal, e percorrido o Pará, estado do qual se apaixonou e decidiu morar no município de Tucuruí e contribuir com o seu desenvolvimento.
Na oportunidade, Jahyr Seixas recebeu também do presidente Roberto Barbosa o título de presidente de Honra do SPRT. “Me sinto muito honrado com estas homenagens e estou bastante feliz por este momento”, afirmou o pioneiro Jair Seixas, que foi um dos fundadores do Sindicato dos Produtores Rurais de Tucuruí, organizador da Feira Agropecuária da cidade.

 

Rodeio

Na noite de domingo houve a grande final do Rodeio da Companhia Dallas. Na categoria touro, o Campeão do Rodeio da Expotuc 2022 em Tucuruí foi Jean Viana, 24 anos, de Altamira (PA), que pratica o esporte desde os 18 anos.  Ele levou um prêmio de R$ 4 mil, mas já ganhou em rodeios 2 motos e 1 carro, além de prêmios em dinheiro.
Na categoria cavalo, quem sagrou-se campeão da Expotuc foi o experiente Luiz Dias, de Brejo Grande do Aragão (PA). Ele tem 36 anos e pratica o esporte há 20 anos.

 

SPRX realizou grande cavalgada no sábado em Xinguara

O Sindicato dos Produtores Rurais de Xinguara (SPRX) realizou no sábado (3), a tradicional Cavalgada Ruralista, uma das maiores do sudeste do Pará, dentro da programação oficial da Feira Agropecuária da cidade (FAX), que foi aberta no sábado mesmo e prossegue até domingo, 11 de setembro.
Depois da cavalgada, aconteceu a também tradicional Queima do Alho, reunindo famílias de produtores rurais e de tropeiros, apaixonados pela autêntica comida caipira.
“Com certeza foi uma grande cavalgada, após 2 anos sem a realização da FAX, por causa da pandemia, e a Queima do Alho foi uma das maiores da FAX e uma ótima oportunidade que todos nós tivemos para revermos os amigos e colocarmos a prosa em dia saboreando um delicioso arroz carreteiro, preparado à moda antiga”, afirmou o presidente do SPRX, Dr. Joel Lobato.
Às 20h de sábado, ainda no Parque de Exposições, ocorreu a cerimônia oficial de abertura da FAX 2022, com a presença dos dirigentes do Sindicato Rural, lideranças ruralistas, autoridades municipais e estaduais e produtores rurais da região. E depois, mega show com Israel & Rodolfo. Pessoas de Xinguara e de municípios vizinhos compareceram ao Parque de Exposições para assistir ao show desta excelente dupla goiana.
A programação da Feira Agropecuária começou no sábado, dia 20 de agosto, com o concurso da Rainha FAX e shows de Zé Otávio e da DJ Larissa Lahw. A Rainha Fax 2022 é a bela Brenda Rodrigues, representante do Grupo Rio Vermelho
  • No domingo (4), a partir de 12h, foi realizado o importante Leilão do Grupo Rio Vermelho e à noite shows regionais.
  • Na segunda-feira (5), houve Leilão Comercial – JÁ Leilões & SRX. E à noite show com o cantor Edivan Viola & Banda, de Xinguara.
  • Na terça-feira (6), houve mega show com Murilo Huff.

Confira a programação da FAX  2022:

07/09 – QUARTA FEIRA (FERIADO)
  • 09:00HS – PROVA DE MARCHA DE MUARES
  • 12:00HS – QUEIMA DO ALHO
  • 22:00HS – SHOW: DEBORA & GERUSIA

08/09 – QUINTA FEIRA
  • 21:00HS – ABERTURA OFICIAL DO RODEIO PROFISSIONAL
  • 23:00HS – MEGA SHOW: JOÃO GOMES

09/09 – SEXTA FEIRA
  • 09:00HS – PROVA DE LAÇO
  • 21:00HS – RODEIO PROFISSIONAL
  • 23:00HS – MEGA SHOW: ICARO & GILMAR

10/09 – SABADO
  • 09:00HS – PROVA DE TAMBOR
  • 12:00HS – LEILÃO TOP DO CRIADOR – 70 TOUROS(CONVIDADOS) 500 BEZERROS(CABECEIRA)
  • 21:00HS – RODEIO PROFISSIONAL
  • 23:00HS – PAULO E NATAN

11/09 – DOMINGO
  • 01:00HS – WAGNER DINNIZ
  • 12:00HS – LEILAO GRUPO CABO VERDE
  • 17:00HS – EXTREME - MOTOSHOW – ESTACIONAMENTO DO SRX
  • 21:00HS – FINAL DO RODEIO PROFISSIONAL
  • 23:00HS – SHOW REGIONAL: CAROL ALVES

A equipe do Conexão Rural está em Xinguara para a cobertura da FAX 2022, que tem o patrocínio do Sindicato dos Produtores de Xinguara, Neres Hotel, Frigorífico Rio Maria, Grupo Cabo Verde, Petro Comaxin e Agripeças – Marabá, Xinguara e Castanhal.

E viva os 200 anos da Independência do Brasil. Aproveite bem o seu feriado. Beba com moderação.
Link
Leia Também »
Comentários »