MENU

24/08/2022 às 00h00min - Atualizada em 24/08/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

ExpoGenética foi aberta oficialmente em Uberaba (MG)
na segunda-feira e termina no próximo domingo

Com a participação de técnicos de campo, pesquisadores, autoridades políticas e lideranças do setor pecuário, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), abriu oficialmente na manhã de segunda-feira (22) a 15ª ExpoGenética. A solenidade de abertura, que marcou a retomada do formato presencial da feira, foi realizada no Tatersal Rubico Carvalho, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).
O evento começou com uma grande novidade para os criadores de Zebu. Em seu discurso, o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, anunciou o aumento das genotipagens dos animais, por meio do Programa de Melhoramento Genético da ABCZ, o PMGZ. Na última ExpoGenética presencial, em 2019, eram 75 mil animais genotipados. Hoje são mais de 230 mil, um crescimento de mais de 200%.

 

Investimento de R$ 6 milhões

Rivaldo Júnior anunciou o investimento de R$ 6 milhões de reais, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para novas genotipagens de zebuínos. Dois milhões já serão aplicados imediatamente, possibilitando cerca de 30 mil novas genotipagens.
“Isto é muito importante, pois estamos alavancando o rebanho brasileiro e aperfeiçoando o nosso PMGZ através da genotipagem. Esta ação é fruto das nossas idas a Brasília, onde tratamos sobre vários assuntos de interesse dos criadores de Zebu. Com esta verba será possível fazer cerca de 30 mil novas genotipagens e agora com um diferencial: vamos atender todas as raças zebuínas, gratuitamente para nossos associados”, destaca o presidente da ABCZ. Segundo Rivaldo Júnior o trabalho será desenvolvido com apoio da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que fará o repasse dos recursos à ABCZ. “É uma contribuição a mais para continuarmos avançando no melhoramento genético de zebuínos”, salienta o chefe-geral da Embrapa, Antônio do Nascimento Ferreira.

 

Vice-governador

O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, ressaltou a importância da ExpoGenética e do trabalho desenvolvido pelos pecuaristas brasileiros. “Esta feira é uma referência para a pecuária. A genética é fundamental na melhoria contínua da produtividade e da qualidade da nossa pecuária”, afirmou. Também participaram da solenidade de abertura os vice-presidentes da ABCZ Fabiano Mendonça e Marcelo Ártico; o Superintendente Geral da entidade, Jairo Machado; o secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Márcio Cândido Alves, que representou o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes; o subsecretário de Agricultura Familiar, Ricardo Peres Demicheli e a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.
 

Palestras

Após a cerimônia de abertura da ExpoGenética uma série de palestras técnicas foi realizada no local, apresentando temas como a acurácia necessária para tomada de decisões; a importância do touro melhorador; e a emissão de metano pelos bovinos e as práticas para uma pecuária cada vez mais sustentável. O Chefe Geral do Grupo de Pesquisa em Sistemas de Produção da Embrapa Gado de Corte (CNPG), Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, conhecido como Toti, apresenta na ExpoGenética uma série de dados sobre o impacto econômico do Touro Melhorador. O painel comparou os resultados do aprimoramento genético do rebanho brasileiro de 1990 até 2021. Segundo Toti, da desmama a reprodução, um touro PO pode ser responsável por mais de 80% do melhoramento de um criatório. Convertendo em precocidade para os animais e lucratividade para o produtor.
Alexandre Berndt, chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste, falou sobre as práticas sustentáveis e tecnologias para redução da emissão de metano pelos bovinos. Um dos principais desafios da pecuária na atualidade.
A programação da ExpoGenética é bastante extensa. Você pode ver mais detalhes no site da ABCZ. (Com informações da Assessoria de Imprensa da ABCZ)

 

Expotuc

A equipe do Conexão Rural estará em Tucuruí (PA) para acompanhar todos os detalhes da Expotuc 2022. Dia 26, sexta-feira, haverá o baile para a escolha da Rainha e das Princesas da Feira. No sábado, dia 27, ocorrerá uma grande cavalgada pelas ruas da cidade em mais iniciativa do Sindicato Rural de Paragominas, que tem à frente o pecuarista Roberto Meneses.  A Expotuc será aberta dia 31 de agosto e prosseguirá até 4 de setembro.
 

FAX

E de 3 a 11 a setembro ocorrerá também a FAX, a Feira Agropecuária de Xinguara (PA), numa promoção do Sindicato Rural da cidade, presidido pelo advogado e pecuarista Joel Lobato.
 

Agropec

E por falar em feira agropecuária, foi sucesso total a Agropec, a Feira Agropecuária de Paragominas (PA) realizada de 13 a 21 de agosto em Paragominas, no Pará
Parabéns à presidente do Sindicato Rural de Paragominas, Maxyeli Scaramussa Bergamin, e toda sua diretoria e equipe, incluindo a assessoria de imprensa, sob o comando da jornalista Amanda, pela realização de mais uma grande feira. Foi show.

 

Neres Hotel é inaugurado em Xinguara

Localizado às margens da BR 155, no centro de Xinguara (PA), o Neres Hotel tem dois pavimentos com 39 apartamentos, elevador para o conforto dos hóspedes, uma aconchegante recepção com atendimento nota 10 e com funcionários treinados para prestar um ótimo serviço.
Os excelentes apartamentos e suítes são duplos, triplos e de casal com banheiras de hidromassagem, camas confortáveis, armários e bancadas de escritório feitos sob medida, frigobar, central de ar e todo o conforto de hotel de padrão internacional.
Além de área de descanso, leitura ou para receber um amigo no hotel.
O Neres Hotel conta ainda com refeitório, cozinha moderna e bem estruturada e um amplo estacionamento.
O hotel foi inaugurado na noite de quarta-feira, dia 17 de agosto, com a presença de familiares, da matriarca Maria Edileuza, amigos, autoridades e empresários da região e da equipe do Conexão Rural, parceiro do Neres Hotel.
O evento foi aberto com as bençãos do jovem pastor Jjarley Ramos.
Em seguida, o presidente da Associação Comercial de Xinguara, Clauber Delano, parabenizou a família Neres por mais um empreendimento no município e desejou sucesso ao grupo.
O empresário Henrique Laureano também destacou a tradição da família Neres no sul do Pará e parabenizou o grupo por mais um grande investimento.
O ex-prefeito de Rio Maria, Paulinho, também parabenizou a família Neres pelo o empreendimento.
Tânia Neres falou em nome da família, agradeceu a Deus por tudo e a presença de todos, e destacou a união da família.
Ao lembrar que é amigo da família Neres há mais de três décadas, o prefeito de Xinguara, Dr. Moacir, disse que “a inauguração do Neres Hotel gera emprego e renda para o município” e parabenizou a família pela iniciativa.
Em seguida foi apresentado um vídeo sobre a história da Família Neres.
E quando o empresário Adenilson foi falar sobre o hotel e agradecer a presença de todos, houve um momento de muita emoção quando ele dedicou o empreendimento à sua esposa Marta Sofia, que morreu há quase um ano. Ele agradeceu também o carinho e o apoio dos filhos e dos irmãos.
Depois, foi servido um delicioso e variado coquetel aos convidados, ao som do cantor Edivan Viola.
O evento da inauguração do Neres Hotel em Xinguara foi encerrado com as palhinhas do empresário Ilmário de Paula, amigo da família, e do empresário Ademir, irmão do Adenilson, que cantaram muito modão para a alegria dos convidados.
O telefone do Neres Hotel é: 94-99247-6969
Link
Leia Também »
Comentários »