MENU

18/08/2022 às 00h00min - Atualizada em 18/08/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Discurso

Em solenidade com a presença dos ex-presidentes Sarney, Lula, Dilma e Temer, e do presidente Jair Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes foi empossado na Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No discurso, ele destacou o papel da Justiça Eleitoral na garantia do exercício da democracia no Brasil e a importância do combate à desinformação para assegurar a liberdade das eleitoras e dos eleitores na manifestação da vontade nas urnas. Veja alguns trechos da fala do ministro:  
- “Somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”.
- “Somos 156.454.11 eleitores aptos a votar. Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo”.
- “O aperfeiçoamento foi, é e continuará sendo constante, absolutamente sempre, para garantir total segurança e transparência ao eleitorado nacional, como demonstra a implementação da biometria, que somente não foi finalizada em virtude da trágica pandemia causada pela covid-19”.
- “Liberdade de expressão não é liberdade de agressão, de destruição da democracia, das instituições, da dignidade e da honra alheias. Liberdade de expressão não é liberdade de propagação de discursos de ódio e preconceituosos”.
- “A intervenção da Justiça Eleitoral será célere, firme e implacável na coibição de práticas abusivas ou de notícias falsas ou fraudulentas, principalmente aquelas escondidas no covarde anonimato das redes sociais. E assim atuará Justiça Eleitoral para proteger a integridade das instituições do regime democrático e a vontade popular. Pois a Justiça Eleitoral não autoriza que se propague mentiras que atentem contra a lisura, a normalidade e a legitimidade das eleições”.
- “A democracia é uma construção coletiva de todos que acreditam na soberania popular e, mais do que isso, de todos que acreditam e confiam na sabedoria popular, que acreditam que nós, autoridades do Poder Judiciário, do Poder Executivo, do Poder Legislativo, somos passageiros, mas que as instituições devem ser fortalecidas, pois são permanentes e imprescindíveis para um Brasil melhor, para um Brasil de sucesso e progresso, para o Brasil com mais harmonia, justiça social, mais igualdade, solidariedade, com mais amor e esperança”.

 

Quieta 

Será se a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) vai percorrer o Maranhão em campanha para deputada federal? Até agora está agindo apenas nos bastidores. Na verdade, ela não precisa fazer muito esforço para garantir uma vaga na Câmara dos Deputados. Pode ser a puxadora de votos no MDB, que tem outros nomes fortes, como Edinho Lobão e os deputados federais Hildo Rocha e João Marcelo. É aguardar. 
 

Olha aí!

Constando na lista dos gestores com contas julgadas irregulares entregue pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) ao TRE-MA, a deputada estadual Maria Deusdete Lima, mais conhecida como Detinha, corre o risco de não disputar o mandato de deputada federal. Ela foi prefeita de Centro do Guilherme e as contas reprovadas são de 2014. Mas a deputada divulgou uma nota garantindo que não está inelegível. “Prova disso, por exemplo, o próprio TCE emitiu Certidão Negativa de contas julgadas irregulares em seu nome. No documento, o órgão de controle informa que a deputada não possui registro de contas julgadas irregulares de sua responsabilidade”. 
 

Campanha

O ex-prefeito e candidato a governador pelo Partido Social Democrático (PSD), Edivaldo Holanda Junior, inicia hoje a campanha oficial com uma caminhada em São Luís, a partir das 15h, ao lado da candidata a vice, professora Andrea Heringer. Diversas lideranças estarão presentes. Os outros candidatos já estão nas ruas desde terça-feira. Weverton Rocha (PDT) e Carlos Brandão começaram por Imperatriz.
 

Números da pandemia

Boletim divulgado na tarde de ontem, quarta-feira, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), registra 26 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia, já foram registrados 25.804 casos. Todos os leitos de UTI continuam desocupados. Os leitos clínicos também estão desocupados. Quatro óbitos foram registrados nas cidades Lima Campos (1), Bacabal (1) e São Luís (2). Já ocorreram 10.975 mortes no estado.
Link
Leia Também »
Comentários »