MENU

20/07/2022 às 00h00min - Atualizada em 20/07/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Participação da mulher 

Depois de ser lançado em Timon, e ocorrer nas cidades de Caxias e Codó, chegou a vez de eleitoras e eleitores de Imperatriz e Açailândia receberem a comitiva responsável pelo projeto TRE-MA em Ação, implementado pela desembargadora Angela Salazar, presidente do órgão, em parceria com Ouvidoria da Mulher, o Ministério Público Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Federação dos Municípios. Em Imperatriz, o evento está programado para as 17h do dia 25 de julho no Fórum Ministro Henrique de La Rocque de Almeida. Já em Açailândia, o horário é 10h de 26 de julho na Igreja Batista da Promessa (Avenida Batista da Promessa – Colina Park). O objetivo é incentivar a participação efetiva da mulher nas eleições de 2022, visando a consolidação da democracia e a promoção da diversidade nos cargos políticos em âmbito estadual e nacional, enfrentamento e combate à desinformação no processo eleitoral, assédio e candidaturas fictícias. Nesta viagem para Imperatriz e Açailândia, acompanham a presidente a membro da Corte Anna Graziella Santana Neiva Costa (ouvidora da Mulher), a juíza auxiliar da Presidência, Rosângela Prazeres, o diretor do Fórum Eleitoral, juiz Delvan Tavares Oliveira (33ª zona – Imperatriz), e a juíza Vanessa Machado Lordão (71ª zona – Açailândia), o secretário de Tecnologia da Informação, Gualter Lopes, além de representantes dos órgãos parceiros.
 

Maioria mantida

As mulheres permanecem sendo a maioria do eleitorado no Maranhão, representando 51,72% dele (2.608.018) e os homens 48,28% (2.434.747). Não informaram gênero 234. Pela terceira eleição consecutiva, a Justiça Eleitoral garante que pessoas transgênero, transexuais e travestis tenham o nome social – aquele pelo qual o eleitor prefere ser designado – impresso no título de eleitor e no caderno de votação. Neste ano, no Maranhão, são 735 e em 2020 foram 202 e 2018 129. Um aumento de 606 que optaram pelo nome social ao se registrarem ou atualizarem os dados na Justiça Eleitoral.
 

Maiores colégios 

São Luís permanece com maior número de eleitores: 749.873, seguida por Imperatriz (182.605), Timon (115.629), São José de Ribamar (115.164) e Caxias 108.413). 
 

Encontro

Ontem, aconteceu o Encontro dos Evangélicos com o governador Carlos Brandão, o pré-candidato a vice-governador, Felipe Camarão, o pré-candidato a senador Flávio Dino e a senadora Eliziane Gama. Na pauta, ações do governo em defesa das famílias maranhenses e das pessoas mais vulneráveis, além das contribuições do segmento evangélico para o desenvolvimento do estado. “Um momento muito especial... Somos gratos a Deus pelo reestabelecimento da saúde do governador e pela continuidade do trabalho que está sendo feito pelo Governo do Maranhão em prol das famílias maranhenses”, disse Eliziane Gama.
 

Olha aí!

O ex-senador Edison Lobão participou de uma reunião em São Paulo em que líderes do MDB de vários estados declararam apoio à pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Vale lembrar que recentemente Lobão compareceu a um evento realizado por bolsonaristas na Fazenda Bola Sete, em Açailândia. Também vale lembrar que o MDB lançou a senadora Simone Tebet (MS) como pré-candidata ao Palácio do Planalto e agora muitas lideranças da sigla estão anunciando apoio ao petista. Eita política difícil da gente entender!
 

Mínimo e IR

O valor do salário-mínimo previsto para 2023 é de R$ 1.294. Sem reajuste da tabela de Imposto de Renda desde 2015, brasileiros que ganham 1,5 salário-mínimo, atualmente isentos do IR, terão que pagar imposto. Há no Senado propostas com o objetivo de atualizar a tabela do Imposto de Renda Pessoa Física e aumentar a faixa de isenção. São eles:  PLS 46/2018, do senador Lasier Martins (Podemos-RS), PLP 125/2019, do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), PL 2.988/2019, do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), PL 999/2022, do senador Fabiano Contarato (PT-ES) e PL 1.198/2022, do senador Alvaro Dias (Podemos-PR).
Link
Leia Também »
Comentários »