MENU

08/07/2022 às 07h57min - Atualizada em 08/07/2022 às 07h57min

TIMO – O GUARDIÃO DA ALMA

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão


  
A sensação de bem-estar sempre foi atribuída ao eixo coração cérebro, um equilíbrio entre eles decorrentes das emoções do dia a dia. Quando estamos tristes ou com medo tendemos a sentir o coração apertado, aperto no peito, na alegria, o coração acelera e bate mais forte. Em momentos de euforia ou paixão ele dispara. O que poucos sabem é que possuímos um órgão (glândula?) localizada no peito, bem na projeção daquele lugar mostrado quando dizemos “Eu”, apontada como a responsável por esses sentimentos.
 
Essa glândula é o TIMO.
 
Chamada de “glândula da felicidade” e de guardião da alma.
 
A origem do nome TIMO vem do grego Thymus que em uma tradução aproximada significa energia vital. Em outra versão o TIMO tem origem no grego  Thúmon que pode ser traduzido como alma, coração, emoção afetividade.
 
É um tanto desconhecido, acho que a maioria nunca ouviu falar dele, mas estudos indicam essa glândula como a verdadeira responsável pelos nossos sentimentos, cresce quando estamos contentes e encolhe pela metade quando nos estressamos ou adoecemos. Muito sensível às cores, cheiros, sons, palavras ou sentimentos.
 
Mas é sua função. Ele está localizado entre titãs do nosso corpo em frente ao coração e pulmões, responsável por produção de alguns hormônios como a timosina que faz a maturação dos linfócitos T (células de defesa) e a timulina que exerce sua função Juno a placa motora (junção de nervos com músculos) importante em uma doença chamada de miastenia gravis.
 
Junto com o baço e as amígdalas, tem importante papel em nosso sistema de defesa imunológico. Ao nascer até a adolescência o TIMO cresce e chega a atingir 50 g a partir daí começa a involuir chegando a 5 – 15 g e sua cor avermelhada é gradativamente substituída por um tom amarelado gorduroso. Não chega a desaparecer e é responsável pela maturação dos linfócitos originando os linfócitos T células fundamentais em nossa memória imunológica.
 
Mas como guardião da alma, tem sido demonstrado que pensamentos positivos agem profundamente sobre ele. Então, quando estamos felizes ficamos menos suscetíveis a ficar doentes e, ao contrário, a tristeza nos torna mais fáceis a sermos adoentados.
 
Ele aumenta e diminui de tamanho com essas emoções.
 
Como o TIMO fica encostado no coração, este acaba ganhando todos os créditos em relação aos sentimentos, emoções, jeito de falar e de escutar, estado de espírito etc. Então daí vem a expressão fiquei de “coração apertadinho”, revela sim uma situação real do TIMO, que por reflexo envolve o coração.
 
Sempre houve uma relação intuitiva entro o TIMO e as emoções, sempre se pensou que as emoções estariam localizadas no peito, e palavras como tímido, temor e timidez sempre estão ligados a alma e o TIMO é seu guardião.
Link
Leia Também »
Comentários »