MENU

01/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 01/06/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Internacional

“O diálogo democrático de um país, a rigor, não se esgota em suas fronteiras geográficas. Também se manifesta nas suas relações com a comunidade internacional, com os outros Estados e povos que compõem o nosso planeta”. Com essa declaração, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, abriu a “Sessão informativa para Embaixadas: o sistema eleitoral brasileiro e as Eleições 2022”, na manhã desta terça-feira (31). O evento tem por objetivo proporcionar um diálogo qualificado entre os especialistas de diversos setores da Corte com diplomatas estrangeiros interessados em acompanhar o pleito deste ano. A programação inclui apresentações sobre as eleições do Brasil e o sistema eletrônico de votação que servirão como oportunidade para o esclarecimento de dúvidas e questionamentos que surgem com frequência nos contatos do público estrangeiro com o TSE. Segundo Fachin, o compromisso do TSE com a transparência extrapola as fronteiras do país e abrange todas as nações interessadas. Ele reforçou que, para um país com as dimensões e características do Brasil, a organização de eleições representa um imenso desafio, uma vez que são aproximadamente 150 milhões de eleitoras e eleitores, votando em mais de 5.500 municípios, muitos deles de difícil acesso. “Com o apoio inestimável das Forças Armadas, distribuímos, em cada eleição, mais de 500 mil urnas eletrônicas em quase 100 mil locais de votação, fazendo chegar nossa tecnologia eleitoral aos mais remotos rincões do país, de forma a garantir a segurança e o sigilo do voto”, destacou.
 

Vice

Roseanista, Dinista e agora Rochista. O deputado estadual Hélio Soares (PL) será candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo senador Weverton Rocha (PDT). A indicação foi feita pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), que na semana passada desistiu da pré-candidatura ao governo para apoiar Weverton. A escolha causou surpresa, porque esperava-se que Josimar indicasse a sobrinha, Fabiana Vilar (PL).
 

Autorizado

Ontem a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou projeto de lei do Poder Executivo com autorização para que o governador Carlos Brandão (PSB) possa se ausentar do estado, ou do País, a qualquer tempo. Brandão está em São Paulo desde a semana passada, onde se submeteu a uma cirurgia. O período de afastamento sem licença é de, no máximo, 15 dias, daí a necessidade do governador solicitar a autorização da AL. O sucessor de Brandão é o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten. O presidente da AL, Othelino Neto (PCdoB), ficaria inelegível caso assumisse o governo. Ele é pré-candidato à reeleição. 
 

Agora vai!

Área adquirida, recursos garantidos. Parece que finalmente as obras do Aterro Sanitário serão inciadas pela Prefeitura de Imperatriz. Os recursos são de uma emenda de bancada do senador Roberto Rocha e dos ex-senadores João Alberto e Edison Lobão. 
 

O rebelde

Bel, o pastor, demonstra disposição para levar adiante a candidatura de senador. Frequenta a mesma seara do senador Roberto Rocha (PTB), que quer continuar lá. O ex-governador Flávio Dino, que quer o mesmo cargo, agradece. Bel é filiado ao Agir.
 

Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado no final da tarde desta terça-feira, 31, não traz nenhum novo caso de Covid-19 em Imperatriz, a exemplo do boletim do dia anterior. Também  continuam desocupados todos os leitos de UTI. E apenas um leito clínico está ocupado. Na Grande Ilha foram registrados 104 novos casos de Covid, mas há apenas um leito de UTI ocupado e dois leitos clínicos. Foi registrado um óbito nas últimas 24 horas no estado. A morte aconteceu em São Luís.
Link
Leia Também »
Comentários »