MENU

18/05/2022 às 00h00min - Atualizada em 18/05/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

AgroBrasília

Após participarmos do Road Show para Jornalistas e Influenciadores Digitais do Agronegócio e fazermos a cobertura da Expozebu 2022 em Uberaba (MG), estamos em Brasília cobrindo a 14ª AgroBrasília, a maior feira tecnológica do Centro-Oeste e uma das maiores do Brasil.
A AgroBrasília foi aberta ontem e prossegue até sábado,  dia 21.

 

Visita dos jornalistas

Os jornalistas convidados da AgroBrasília chegaram ao parque Ivaldo Cenci na sexta-feira, dia 13 de maio, para participar de um cofebrek oferecido pela organização da feira. Foram recepcionados pela jornalista e diretora de Marketing da AgroBrasília, Lydia Costa, que agradeceu a presença de todos e desejou sucesso na cobertura do evento.
Em seguida,  falou o presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito - Coopa-DF, José Guilherme Brenner, que também saudou os jornalistas de Brasília e de outros estados que estão no DF para fazer a cobertura da feira.  “A AgroBrasília é um marco para o setor agrícola do Distrito Federal e da região”, disse ele.
O presidente da AgroBrasília, Ronaldo Triacca, pioneiro na região, fez um histórico das realizações da feira desde 2008, destacou sua pujância  e mostrou  como ela cresceu e se desenvolveu, com o apoio da secretaria de Agricultura do DF, da Emater, da Embrapa e de outros parceiros.

 

Parceiros

O secretário de Agricultura do DF, Cândido Teles, destacou a importância da AgroBrasília e afirmou que o governo do Distrito Federal tem orgulho de apoiar o evento porque a feira movimenta a economia da região.
 Falaram também na recepção aos jornalistas a diretora-executiva da Emater DF, Loiselene Trindade; o vice-presidente da CEASA-DF, Dennyel Dantas; Júlio Albrancht, engenheiro agrônomo, pesquisador e especialista em trigo da Embrapa, e Ricardo Araújo, coordenador de inovação da Embrapa, que coordena o Programa Inova Agro Brasília.
Em seguida, autoridades e jornalistas seguiram para uma visitação ao parque, onde operários estavam trabalhando firme nas instalações dos estandes para que tudo ficasse pronto ontem terça-feira, 17 de maio, quando teve início a AgroBrasília. São mais de 500 expositores dos mais diversos segmentos do agronegócio.

 

Perspectivas

Em entrevistas à imprensa,  os organizadores disseram que as expectativas para a realização da décima quarta AgroBrasília são as melhores possíveis:
Depois das entrevistas os jornalistas foram conhecer outras áreas do Parque Ivaldo Cenci, onde está sendo realizada a AgroBrasília. Viram os girassóis plantadas pelas equipes da Embrapa e ouviram o engenheiro agrônomo Júlio Albrancht, da Embrapa Cerrados, especialidade em Melhoramento Genético de Trigo, e responsável pela criação e lançamento de cultivares de trigo para o cerrado do Brasil, dizer que “a alta suficiência do trigo no país passa pela região dos cerrados”.
A diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa,  Lidiane Pires, também falou da participação das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal na AgroBrasília.
 A diretora-executiva da Emater, Loiselene  Trindade, disse que a Empresa Assistência Técnica e Extensão Rural está presente na AgroBrasília desde a primeira edição em 2008.
A programação da AgroBrasília, de 17 a 21 de maio, é bastante extensa e inclui muitas novidades, como por exemplo, o fórum sobre soja, seminário de vitivinicultura e seminário do agro, iniciativas voltadas à pecuária.

 

Programação de hoje

Hoje, na programação da AgroBrasília serão realizados as seguintes palestras:
8h30 – Estratégias, práticas e rumos de uma agricultura equilibrada, eficiente e sustentável.
14h30 – BIOISUMOS: as alternativas de correção/adubação diante do atual cenário.

Quinta-feira
8h30 – Rota da Fruticultura
13h30 – A produção de vinhos finos no Planalto Central e suas potencialidades

A equipe do Conexão Rural está em Brasília a convite da organização da AgroBrasília. Detalhes, em breve, no Conexão Rural.

 

Confira os destaques do Conexão Rural do próximo fim de semana:

  • Agropecuária CFM  realizará mais um mega leilão de touros Nelore em 18 de agosto;
  • UPL investe 500 mil dólares na ampliação e modernização do centro de pesquisas e desenvolvimento da empresa em Pereiras, em São Paulo;
  • Expozebu  2022 é realizada com sucesso de público e de negócios de 30 de abril a 8 de maio de Uberaba, em Minas Gerais;
  • Veja também entrevistas com o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, e com o presidente da ACNB, a Associação dos Criadores de Nelore, Nabih Amim El Aouar.
  • Parauapebas, no Pará, comemora 34 anos de emancipação política realizando um dos maiores churrasco do mundo;
  • Na parte musical, teremos a paulista Karol Ramalho.
  • Soluções para pesagem de carga de caminhões e contenção bovina serão destaques da Coimma na Agrobalsas (MA)
  • Sediada em Dracena (SP), a empresa líder no mercado de troncos e balanças para pecuária apresenta suas principais tecnologias dos dois segmentos durante a Agrobalsas, maior evento de agronegócio do estado maranhense, que acontece de 16 a 20 de maio, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas (MA). Os destaques no estande da Coimma serão os troncos nas versões Convencional e Americano do Robust Plus, lançado no fim de 2021, além da versão Metálica de sua balança rodoviária.
  • “Será um grande prazer estar presente e criar novas conexões com produtores do estado. Separamos nossos principais insumos agropecuários para que os pecuaristas e agricultores tenham acesso a equipamentos que possam ajudá-los a aumentar a eficiência de suas atividades, respeitando o meio ambiente e o comportamento natural dos animais”, diz Eduardo Pereira, gerente nacional de vendas da Coimma.
  • Um dos destaques da empresa para o evento, a Balança Rodoviária Metálica foi desenvolvida de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e conta com diferenciais para o controle de custos necessários na origem e no destino dos carregamentos, como o Indicador WT27-R Gráfico, que é a tela onde são processadas as informações. O equipamento é a prova de interferências eletromagnéticas e possui compatibilidade com as células de carga digitais e analógicas.
  • Marcada como uma grande oportunidade de realização de negócios com instituições relevantes, empresários, produtores rurais, pecuaristas, educadores, estudantes, comércios varejistas, prestadores de serviços e muitos outros, a Agrobalsas terá um calendário repleto de atrações, como nove edições de mesa redonda temáticas, com debates e presenças de profissionais renomados, além de shows.
Link
Leia Também »
Comentários »