MENU

21/04/2022 às 00h00min - Atualizada em 21/04/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Transparência 

A Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (Sefis) emitiu a Ordem de Serviço com mais uma relação de portais da transparência que serão objeto de avaliação a ser realizada pelos auditores da Corte de Contas maranhense. O TCE faz avaliações periódicas nos portais da transparência de seus fiscalizados com a finalidade de fiscalizar o cumprimento das normas da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), especialmente quanto à transparência da gestão fiscal. No atual cenário do controle externo brasileiro, os tribunais de contas têm procurado aprimorar os mecanismos de fiscalização dos portais da transparência como forma de melhor aproveitar o potencial dessas ferramentas no processo de consolidação e disseminação das práticas de controle social da gestão pública. Serão fiscalizados portais da transparência integrantes do Poder Executivo vinculados aos seguintes municípios: Alcântara, Aldeias Altas, Alto Alegre do Pindaré, Apicum-Açu, Araguanã, Araioses, Axixá, Bacabeira, Balsas, Barreirinhas, Bom Jardim, Bom Lugar, Buriti Bravo, Buriticupu, Cachoeira Grande, Cajapió, Cajari, Conceição do Lago Açú, Centro Novo do Maranhão, Cururupu, Duque Bacelar, Gonçalves Dias, Humberto de Campos, Igarapé Grande, Itapecuru Mirim, João Lisboa, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco, Lajeado Novo, Loreto, Matões do Norte, Mirador, Nova Iorque, Nova Olinda do Maranhão, Paraibano, Presidente Médici, Presidente Vargas, Pedreiras, Pedro do Rosário, Peri Mirim, Pindaré Mirim, Raposa, Ribamar Fiquene, Santa Luzia do Paruá, Santo Antônio dos Lopes, São Domingos do Azeitão, São Francisco do Brejão, São Francisco do Maranhão, São José de Ribamar, São Luís, São Mateus do Maranhão, São Pedro da Água Branca, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, São Raimundo do Doca Bezerra, São Vicente de Ferrer, Satubinha, Senador Alexandre Costa, Serrano do Maranhão, Sucupira do Norte, Timon, Trizidela do Vale, Turilândia, Viana e Vitorino Freire.
 

Falsa 

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) divulgou nota esclarecendo que é falsa a informação gravada pelo eleitor Samuel Diogo Dias Milen que afirma não estar quite com a Justiça Eleitoral, apesar de ter todos os comprovantes de votação. Segundo a nota, o referido eleitor não votou no segundo turno das eleições de 2016, conforme dados extraídos do sistema da Justiça Eleitoral. Explica ainda que a falta de quitação gera a necessidade de pagamento de multa, mas não impede, por si só, o exercício do voto, o que só ocorre no caso de ausência às urnas em 3 turnos consecutivos. Informa, mais, que na mesma data em que fez a pesquisa sobre a situação do seu título (13/04/22), Samuel Diogo emitiu a multa devida no valor de R$ 3,51, que já foi paga e baixada no sistema, voltando ele a estar quite com a Justiça Eleitoral.
 

Assumiu

O médico Nailton Jorge Ferreira Lyra assumiu como conselheiro efetivo no Conselho Federal de Medicina (CFM). Substitui, temporariamente, o médico Abdon Murad Neto, que é presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MA). 
 

Mudança 

O ex-subsecretário de Estado da Infraestrutura, Jonas Alves, está sendo anunciado como o novo presidente da Agência Metropolitana da Região Sudoeste Maranhense (AGEMSUL). Presidente do Diretório do PT de Imperatriz e suplente de vereador, ele é da cota do partido no Governo Carlos Brandão (PSB), mas a indicação seria do ex-secretário Clayton Noleto (PSB). Jonas substitui o professor Davison Nascimento.
 

Racha

O senador Weverton Rocha (PDT), pré-candidato a governador, não tem o apoio do PT, mas está tendo o apoio de algumas lideranças petistas da chamada “ala minoritária”. Inclusive houve um ato em São Luís, nesta quarta-feira, em torno da pré-candidatura do pedetista. O PT está fechado com o governador Carlos Brandão (PSB) e deve indicar o vice, o ex-secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão. 
 

Gasolina 

O preço do litro da gasolina no Brasil está cerca de 15% acima da média praticada em 170 países. É o que revela levantamento da consultoria Global Petrol Prices. Venezuela, Líbia e Irã têm a gasolina mais barata do mundo – a menos de US$ 0,10. 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »