MENU

06/04/2022 às 00h00min - Atualizada em 06/04/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 
Conexão Rural comemora 10 anos em Parauapebas

O jornalista Lima Rodrigues, produtor e apresentador do Conexão Rural, reuniu amigos, patrocinadores, autoridades e jornalistas, no Restaurante A Goianita, que fica no pátio do Atacadão Macre, em Parauapebas (PA), para comemorar os 10 anos do programa, que é a voz do campo na TV.

O evento foi aberto com a música do maranhense radicado em Parauapebas,  Haroldo Braga, e da cantora Rafaela Duarte, que estava acompanhada da pianista Olga Nascimento.
Na cerimônia oficial, comandada pelo radialista Mc Lobato, Lima Rodrigues agradeceu a presença de todos e o apoio do Atacadão Macre para que o evento pudesse ser realizado. Na realidade, o programa fez 10 anos dia 18 de dezembro do ano passado, mas só agora, graças ao apoio deste grande parceiro, conseguimos realizar este jantar, com a participação de cantores da cidade e de Canaã dos Carajás (PA), que já se apresentaram várias vezes no Conexão Rural.

Entre os presentes ao evento estavam os diretores do Atacadão Macre, Júnior  José Boeri, Ediano Boeri, José Boeri, Eleandro Rosgoki, Edson Carlos Lopes Carrara e Gilberto Pedreira Menezes; o diretor-geral do Campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) em Parauapebas, Vicente Filho; o empresário e ex-secretário de Desenvolvimento de Canaã dos Carajás, Jurandir dos Santos; os produtores rurais Geraldo GB e Maria, que representaram o Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz); o advogado e pecuarista Geraldo Pedro, criador de búfalos no município; o casal Roberto e Perina Rodrigues, que produz o café do caroço de açaí; os diretores da HD Produções, Edinan Pereira e Salgadinho; o gerente do Magazine Liliani na cidade, Agamenon Guerra; o gerente da Casa da Roça em Parauapebas, Glauberto; o editor do Conexão Rural, João Filho (Pezão); o proprietário do Restaurante A Goianita, André Miranda, admiradores do programa, entre outros convidados.

Todos os participantes que receberam o Troféu Parceiro do Conexão Rural e discursaram no evento destacaram a importância do Conexão Rural na área do agronegócio e da agricultura familiar, a credibilidade do programa e seu alcance agora até mesmo no Brasil e no exterior.

O Conexão Rural é veiculado todo sábado às 9h30 pela Rede TV, com reprise no domingo no mesmo horário; pela TV Milagro Brasil na parabólica; nos sites parceiros TV Web O Progresso, de Imperatriz (MA); O Nortão, de Porto Velho; Minuto Rural, de Miraí do Sul (PR); Folha do Bico, de Araguatins (TO); Norte Agropecuário, de Palmas (TO); pelo canal no You Tube Conexão Rural Brasil, além das redes sociais do jornalista Lima Rodrigues, incluindo dezenas de grupos de WhatsApp, entre os quais os formados por produtores rurais do sudeste do Pará.

O evento comemorativo aos 10 anos do Conexão Rural foi encerrado com as músicas de Arnaldo César e Tiãozinho; Eliezer e Mislaine Galvão e Suellem Fernanda, de Canaã dos Carajás.

Os objetos de decoração do espaço da festa, no Restaurante A Goianita, que lembravam as coisas da roça, foram cedidos pelas lojas Agroteles (Av. JK, Rio Verde) e Casa da Roça (Rua F, Cidade Nova) e Lima Rodrigues vestia calça, camisa e cinto da Trendy Country (Pátio do Atacadão Macre na  Rodovia PA 160, km 03). O buffet ficou sob a responsabilidade do Restaurante A Goianita.

Tom Cleber

O cantor maranhense de São João dos Patos tem um público cativo em Parauapebas (PA). Mais uma vez ele fez uma grande apresentação na cidade. Foi no sábado, dia 2 de abril, no Buteco do Villa, no bairro Cidade Jardim, do empresário e amigo Nazareno José da Silva.

O romântico Tom Cleber estará no próximo fim de semana no Conexão Rural, que trará também o Grupo de Danças Folclóricas Raízes Parauara, que se mantém na divulgação do verdadeiro carimbó.

O programa traz ainda reportagens sobre a 3ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, promovida pela Secretaria de Produção de Parauapebas, e sobre o lançamento do Projeto Canaã Cidade Junina, que pretende transformar o município na rota das grandes festividades do mês de junho.

Combate às doenças e pragas que impactam a soja e o milho são destaques da UPL no Show Safra, em Lucas do Rio Verde (MT)

A UPL, uma das quatro maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, participou do Show Safra, em Lucas do Rio Verde (MT). A companhia, de origem indiana, apresentou aos produtores da região Evolution, uma eficaz solução para o combate aos fungos na soja, além de sua nova unidade de negócios – a Natural Plant Protection (NPP) – e a campanha Guardiões da Produtividade, focada em insetos que também afetam o milho.

“Este evento foi uma grande oportunidade para estreitar os laços com os agricultores de Lucas do Rio Verde e região. A cidade é uma potência do agronegócio e, sozinha, colhe 1,9 milhão de toneladas de soja e milho, trabalho de qualidade que rende mais de R$ 1,7 bilhão por ano aos agricultores”, destacou a engenheira agrônoma Juliana Ferreira Simões, consultora de desenvolvimento de mercado da UPL Brasil na região, citando dados do IBGE.

Para manter a alta produtividade, os sojicultores precisam estar atentos às principais doenças fúngicas: mancha-alvo, ferrugem asiática, antracnose, crestamento-foliar e oídio, que podem causar perdas de até 80% da colheita. Atenta a esse perigo, a UPL recorreu à ciência e desenvolveu Evolution, fungicida completo com ação multissítio, mistura tripla com formulação exclusiva, já testada com sucesso em todo o Brasil.

“Lançamento recente, Evolution possui três ingredientes ativos que se combinam, com ação sistêmica e multissítio em um único produto. A ação multissítio significa que Evolution atua sobre diversos pontos do metabolismo dos fungos, evitando a resistência. Com isso, o agricultor tem segurança no manejo de doenças, promovendo a manutenção do potencial produtivo e obtendo alta produtividade”, destacou Marcelo Figueira, gerente de fungicidas da UPL Brasil.

Guardiões da produtividade

Durante o evento, a UPL também apresentou “Guardiões da Produtividade”, campanha criada para auxiliar os agricultores a intensificar o combate aos insetos no campo, tendo em vista o alto potencial de incidência de pragas no clima tropical do país. “Nossos programas de manejo atendem às principais necessidades dos agricultores, proporcionando os melhores resultados, mesmo em condições adversas “, salientou o gerente de inseticidas da UPL Brasil, Sérgio Chidi.

Dois produtos estão no centro da campanha: Sperto e Perito. ”Ambos são conhecidos dos produtores pela excelente eficácia, reduzindo os danos causados pelas principais pragas da soja e do milho, como os percevejos, a mosca-branca e a cigarrinha”, explica Chidi. A campanha conta com site exclusivo (www.guardioesupl.com.br). Nele, o produtor assiste a depoimentos de quem usa as soluções e, ainda, acompanha um podcast com especialistas sobre o assunto. (Texto Comunicação – SP).

Proteção natural de plantas

A UPL é referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a agricultura. Esse pilar fundamental da companhia também esteve presente no Show Safra, por meio da Natural Plant Protection (ou “proteção natural de plantas”) – marca que consolida mundialmente o amplo e crescente portfólio de insumos e tecnologias de origem natural e biológica da UPL. A divisão, de presença global, tem por objetivo moldar e escalonar as biossoluções do futuro.

Dia do Jornalista

Nesta quinta-feira, 7 de abril, será comemorado o Dia do Jornalista, uma das mais importantes profissões do mundo. Então, antecipadamente, parabenizo todos os colegas jornalistas que atuam no dia a dia levando a informação com precisão para o leitor.

Pode ser notícias dos mais diversos segmentos:

- rural, como é o meu caso nos últimos 10 anos, com o programa Conexão Rural;

-  política, como é o caso em Imperatriz do nosso editor e colunista de O Progresso, Coló Filho, e tivemos também o saudoso Frederico Luiz, o “Fred”, que nos deixou há pouco tempo;
- policial, como faz tão bem o amigo Dema de Oliveira no jornal O Progresso;

- E esporte, também com o Dema de Oliveira,  e  outro colega de profissão, o experiente Willian Marinho, e o talentoso blogueiro Carloto Júnior, o Homem de Pedreiras.

E em nome do Mestre do Jornalismo paraense, mas que trabalhou em O Progresso no começo da década de 1980, Hiroshi Bogéa, hoje, residente em Marabá, saúdo todos os colegas de profissão que exercem com dedicação e profissionalismo o autêntico jornalismo.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »