MENU

30/03/2022 às 00h00min - Atualizada em 30/03/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 
Advogado e pecuarista Joel Lobato assume  mais um mandato à frente do Sindicato Rural de Xinguara


Com a presença do governador Helder Barbalho; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (FAEPA), Carlos Xavier; do prefeito de Xinguara, Dr. Moacir, do secretário de Agricultura do Pará, Giovanni Queiroz, entre outras autoridades e produtores rurais paraenses, o advogado e pecuarista Joel Lobato foi empossado para mais uma mandato à frente do Sindicato Rural de Xinguara,  o SRX.

O evento ocorreu na sexta-feira, dia 25 de março, no tatersal de Eventos Joel Lobato, do Parque de Exposições Orlando Quagliato, em Xinguara.

Na ocasião, também foram empossados pelo presidente da Faepa, Carlos Xavier, os demais diretores, conselho fiscal e delegados representantes do Sindicato Rural de Xinguara.

Antes da cerimônia de posse da nova diretoria do SRX, o governador Helder e demais autoridades participaram da inauguração do Centro Integrado de Produção e entrega de certificados e manifestos. Houve ainda a assinatura de convênios entre o Sindicato Rural de Xinguara, a FAEPA e o governo do estado que visam beneficiar os produtores rurais do município.

Em seu discurso, o presidente do SRX, Joel Lobato, agradeceu a presença de todos e destacou a segurança jurídica que vem sendo desenvolvida pelo governador Helder Barbalho no Pará, ou seja, as leis vêm sendo cumpridas no que se refere à segurança da propriedade privada. E o governador Helder Barbalho afirmou que em seu governo os produtores rurais podem ficar tranquilos porque há segurança jurídica e garantia para investidores e produtores rurais.

O prefeito de Xinguara, Dr. Moacir, destacou a força do agronegócio do Pará e no município de Xinguara, considerada a Capital do Boi Gordo.

Durante o evento, o pecuarista Roque Quagliato, ao lado do governador Helder Barbalho e de familiares, recebeu da Assembleia Legislativa do Pará o título de Cidadão Paraense.

Após a cerimônia de posse, o governador Helder Barbalho, disse em entrevista coletiva, que o agro é forte em Xinguara e no Pará, parabenizou o Dr. Joel Lobato e sua diretoria e destacou que sua presença no evento demonstra o respeito que ele tem pela classe ruralista.

E autoridades destacaram a importância da posse do advogado e pecuarista Joel Lobato à frente do Sindicato Rural de Xinguara. Todas elas, em depoimentos ao programa Conexão Rural, elogiaram o trabalho de João Lobato em Xinguara. Entre os entrevistados estão: Giovanni Queiroz, secretário de Agricultura do Pará; Carlos Xavier, presidente da Faepa; Joaquim Passarinho, deputado federal; Márcia Ferreira, prefeita de Rio Maria – PA.

Dirigentes de sindicatos rurais e pecuaristas também falaram sobre a posse do Dr. Joel Lobato para mais um mandato à frente do Sindicato Rural de Xinguara, entre os quais, Roberto Paulinelli, do Frigorífico Rio Maria; Márcio Borges, presidente do Sindicato Rural de Redenção, Ricardo Guimarães, presidente do Sindicato Rural de Marabá; KAJU, vice-presidente da Associação Brasileira de Brangus, Daniel Soares, presidente do Sindicarne, o Sindicato da Indústria da Carne do Pará, entre outros líderes ruralistas.

Após a cerimônia de posse do Dr. Joel Lobato, houve um leilão de gado de corte, comandado pela JL Leilões, de Marabá,  com a presença de produtores rurais da região. E o evento foi encerrado com um show da cantora Carol Alves, de Redenção.

Principais novidades tecnológicas para o agro estarão na Agrishow 2022

De 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, acontece presencialmente a 27ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. Com a participação de mais de 800 marcas do Brasil e do exterior, a feira reunirá a cadeia de produção do agro nacional para apresentar as principais novidades tecnológicas do setor, a fim de atender todas as demandas do produtor rural e, ao mesmo tempo, ampliar a competitividade do segmento.

Para Francisco Matturro, presidente da Agrishow 2022, a feira representa tudo que há de inovação e de modernidade para o pequeno, médio e grande agricultor. “Como as indústrias mantiveram sua operação no campo, suas vendas e seu desenvolvimento ao longo desses últimos três anos, nesta edição, haverá muitos lançamentos. Além disso, o evento possibilita uma troca riquíssima de conhecimento entre produtores rurais e a cadeia do agro”.

Nesse sentido, a organização da Agrishow 2022 está preparando muitas novidades, como o Agrishow Labs, uma jornada de conteúdo estratégico, focado no ecossistema de inovação agrícola para conectar, difundir ideias, apoiar e acelerar o desenvolvimento de soluções que ajudem o agro a crescer de forma sustentável. Durante a realização do evento, haverá um espaço dedicado ao projeto e também acontecerá o Prêmio Agrishow de Startups, com o objetivo de premiar três startups que apresentem as melhores soluções para o agronegócio.

Pavilhão de Inovação

Já o Pavilhão de Inovação representa uma oportunidade para outras dez startups se relacionarem com os produtores rurais. Em seus lounges, as startups apresentarão suas soluções e inovações tecnológicas para contribuírem com as atividades nas fazendas.

Duas novas áreas também devem atrair a atenção dos produtores rurais. Na pista para caminhões autônomos, eles poderão conhecer os modelos que estão disponíveis no mercado, entender suas funcionalidades e benefícios no transporte dos alimentos pelas rodovias do país até portos, armazéns, centros de distribuição e indústrias de processamento.

Pra elas

Outro espaço interessante será o Agrishow Pra Elas, ponto de encontro das mulheres na feira. Além disso, o público do agro também terá acesso a diversos conteúdos que serão transmitidos pela internet durante e depois do evento por meio do Estúdio Agrishow Digital.

Com 520 mil m2 de área, a Agrishow 2022 espera receber mais de 150 mil visitantes do Brasil e do exterior. As expectativas de negócios são positivas para esta edição. Em 2019, o volume chegou a R$ 2,9 bilhões. O evento seguirá rigidamente as orientações dos órgãos competentes em relação aos protocolos sanitários. Nesta edição, a feira deverá gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos.

A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira, e é organizada pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, uma das maiores promotoras de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto. (Assessoria de Imprensa da Agrishow 2022 - Mecânica Comunicação Estratégica)

UPL leva tecnologias para combater fungos da soja e do milho à AgroRosário, em Correntina (BA)

A UPL, uma das quatro maiores empresas de soluções agrícolas do Brasil, apresentou sua completa linha de soluções fitossanitárias para soja e milho na exposição AgroRosário, entre 18 e 20 de março, em Correntina (BA). O principal destaque da companhia foi Evolution, tecnologia inovadora contra fungos que atacam a soja.

“Correntina é uma cidade muito importante para o agronegócio baiano. Sozinha, corresponde por 11% da produção estadual de milho e soja, superando 950 mil toneladas por ano e receita superior a R$ 1,3 bilhão por ano. Os munícipios vizinhos também têm produção expressiva, o que torna a região uma das mais importantes para a agricultura no Matopiba”, destaca Higor Pimpinato, consultor de desenvolvimento de mercado da UPL Brasil.

Esse desempenho expressivo é constantemente ameaçado. No caso da soja, os principais problemas fitossanitários são as doenças. Oito em cada 10 sacas podem ser perdidas, caso não haja controle adequado dos fungos. Ciente dessa necessidade do campo, a UPL recorreu à ciência, desenvolveu, testou e lançou Evolution, fungicida completo com ação multissítio para altas produtividades.

“Evolution possui três ingredientes ativos que se combinam, com ação sistêmica e multissítio em um único produto. Sua ação multissítio, atua sobre diversos pontos do metabolismo dos fungos, evitando a resistência”, comenta Marcelo Figueira, gerente de fungicidas da UPL Brasil. “Com essa inovação, é possível combater com eficácia o complexo de doenças fúngicas, como mancha-alvo, ferrugem asiática, antracnose, crestamento-foliar e oídio, promovendo a manutenção do potencial produtivo”, complementa.

Os fungos também afetam o milho. Para solucionar esse problema, a UPL conta com Tridium, que além do milho, também eficaz para a soja, trigo e sorgo. O produto se diferencia no mercado por oferecer proteção de alta performance no início do cultivo, já no pré-fechamento das entrelinhas. “Com isso, o agricultor pode fortalecer a base para lavouras mais eficientes e produtivas”, diz Figueira. (Texto Comunicação – SP).

Unidade de Negócios Aves da Ceva apresentou o painel sanidade no Congresso de Ovos APA 2022

A Unidade de Negócios Aves da Ceva esteve no XIX Congresso de Ovos APA, evento iniciado em 22 e encerrado dia 24 de março, quinta-feira, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP), e que, segundo apuração prévia, reuniu mais de 600 profissionais.

A empresa realizou o seu painel durante a programação oficial do congresso, um Espaço Empresarial intitulado: “Menos é mais: A efetiva redução de manejo como base para a eficiência produtiva e lucratividade”.

 O Gerente de Marketing da Unidade de Negócios Aves Ciclo Longo da Ceva, Felipe Pelicioni, deu as boas-vindas, transmitindo de forma cristalina o sentimento da multinacional francesa pela oportunidade do espaço e o retorno dos eventos presenciais. “Organizar e realizar este painel dentro da programação do XIX Congresso de Ovos, evento que abre o calendário oficial da atividade, foi motivo de muito orgulho para nós da Ceva. Isso porque conseguimos transmitir para os presentes neste grande reencontro dos profissionais do setor a nossa visão única dentro do mercado: atuar juntos pela sanidade, além da saúde animal. Com isso, a nossa proposta foi de apresentar soluções e toda a tecnologia desenvolvida durante anos de pesquisa em diversas partes do mundo a favor da produtividade, ajudando nossos clientes a atingir objetivos estratégicos”, concluiu e lembrou da campanha de solidariedade que a empresa desenvolveu durante todos os dias do congresso. “Em mais um ano a Ceva foi uma facilitadora para que os presentes pudessem contribuir para o bem social. Reverteremos a quantidade de participante da ação em uma dúzia de ovos que posteriormente será encaminhada para uma entidade assistencial”. (Giracom Comunicação e Marketing – SP).

Sectur e representantes de Praia Norte discutem projetos para o turismo da cidade
 
 Na sexta-feira, 25, o secretário da Cultura e Turismo (Sectur), Hercy Filho, recepcionou os secretários da Indústria, Comércio, Assuntos Portuários e Turismo de Praia Norte, Antônio Ferreira Silva e da Agricultura e Abastecimento, Adão Alves de Sousa, o encontro teve como objetivo estreitar laços e fomentar parcerias para o desenvolvimento do setor do turismo no município. Também participaram das discussões o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira e a secretária executiva da Sectur, Jocélia Costa.

 Durante a reunião foram debatidos projetos que tem por objetivo atrair investimentos para a realização de eventos que contribuam para a construção de um calendário de eventos que atraiam visitantes ao município.

 Ainda na ocasião, o secretário do município, Antônio Ferreira da Silva, falou sobre a importância desses espaços de diálogo junto ao governo estadual. “Saímos daqui com ânimo renovado, agradecemos a recepção que nos foi dada pelo secretário Hercy Filho, que se mostrou disposto em contribuir para o turismo da nossa cidade e consequentemente para o desenvolvimento social e econômico do município”, afirmou.

 Para o titular da pasta, Hercy Filho, esses encontros são fundamentais para entender as demandas dos municípios e para atuar dentro dessas necessidades, conforme orientação do governador do Estado, Wanderlei Barbosa. “Atendendo às diretrizes do governador, estamos recepcionando gestores municipais e seus representantes para juntos construirmos propostas que sejam realmente resolutivas e que contribuam para o estabelecimento de políticas públicas no setor turístico que se adequem a realidade de cada um deles e assim contribui para a economia local e desenvolvimento social destes municípios”, concluiu.

(Nayna Peres/Governo do Tocantins-Assessoria de Comunicação da Sectur|)

Magazine Liliani é parceiro do Conexão Rural

O Conexão Rural, a voz do campo na TV há mais de 10 anos, veiculado pela Rede TV de Parauapebas (PA), pela parabólica via TV Milagro Brasil de São Paulo, e em sites parceiros, e na TV Web O PROGRESSO, de Imperatriz (MA), conta agora com um parceiro de peso na região tocantina: o Magazine Liliani, que tem lojas no Maranhão, Tocantins, Pará, Piauí e Ceará.

Muito obrigado ao empresário Ildon Marques por acreditar no potencial do Conexão Rural e na credibilidade do programa.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »