MENU

23/03/2022 às 00h00min - Atualizada em 23/03/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 
Agronegócio

Advogado e pecuarista Joel Lobato assumirá mais um mandato à frente do SRX


Com a presença do governador Helder Barbalho e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (FAEPA), Carlos Xavier e de produtores rurais de vários municípios do Pará, o advogado e pecuarista Joel Lobato será empossado na sexta-feira, dia 25 de março, às 17h, para o biênio 2022/2024 à frente do Sindicato Rural de Xinguara. Na ocasião, também serão empossados os demais diretores, conselho fiscal e delegados representantes do SRX.

O evento será realizado no Tatersal de Eventos Joel Lobato do Parque de Exposições Orlando Quagliato.
Antes da cerimônia de posse da nova diretoria do SRX, o governador Helder e demais autoridades participam da inauguração do Centro Integrado de Produção e entrega de certificados e manifestos. Haverá ainda a assinatura de convênios entre o Sindicato Rural de Xinguara, a FAEPA e o governo do estado que visam beneficiar os produtores rurais do município.

As 20h serão realizados Leilão de Gado de Corte e jantar.
E às 22h, show com a cantora Carol Alves.

O Conexão Rural estará lá em Xinguara para cobrir a visita do governador Helder Barbalho a posse da nova diretoria do Sindicato Rural daquele município.

Adapec reforça a importância da vigilância ativa contra febre aftosa em propriedades rurais

Esta é uma ação de rotina realizada pela Adapec em todas as regiões do Estado
 Com o objetivo de atender as metas do Plano Estadual Estratégico de Retirada da Vacinação contra Febre Aftosa no Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizo dia 21 de março, em uma propriedade rural no município de Arapoema,  vigilância ativa. Este é um trabalho de rotina executado pela Agência para manutenção do status sanitário.

Segundo o gerente de sanidade animal, Sérgio Liocádio, a vigilância ativa em febre aftosa faz parte do plano estratégico para retirada da vacinação e a Adapec tem metas a serem cumpridas dentro deste plano. “É importante destacar o trabalho que realizamos para prevenção da doença, que é complementado pela vacinação do rebanho nas campanhas anuais, bem como o cumprimento das metas de vigilâncias ativas que são estes exames que realizamos nos animais por meio de critérios de defesa definidos pela Agência,” destaca Sérgio Liocádio.

Sérgio Liocádio explicou ainda que este é um procedimento de busca ativa da doença, onde os inspetores vão até aquelas propriedades que possuem maior risco para a febre aftosa, sejam por grande movimentação de rebanho, por não ter feito vacinação dentro dos prazos das campanhas, entre outros riscos definidos pela Adapec. “Nestas propriedades são realizados exames  nas patas e bocas dos animais verificando se há alguma lesão sugestiva de doenças vesicular,” ressaltou.

O Tocantins está há 24 anos livre da febre aftosa, graças aos altos índices de vacinação e às medidas sanitárias adotadas pela Adapec para o controle da doença. E nos últimos anos está cumprindo rigorosamente as metas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a retirada da obrigatoriedade de vacinação contra a febre aftosa.

O que é a febre aftosa?

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. A doença é causada por um vírus, com sete tipos diferentes, que pode se espalhar rapidamente, caso as medidas de controle e erradicação não sejam adotadas logo após sua detecção.

Quais são os prejuízos para o produtor?

O principal efeito da febre aftosa é comercial. A doença afeta enormemente o comércio interno e externo de animais e seus produtos. Devido ao alto poder de difusão do vírus e aos impactos econômicos provocados pela doença, os países estabelecem fortes barreiras à entrada de animais suscetíveis e seus produtos oriundos de regiões com ocorrência da febre aftosa. Tais barreiras têm efeitos negativos sobre a pecuária com graves consequências socioeconômicas.
(Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins)

Uso sustentável de Biometano

O presidente da ABRALEITE participou, no Palácio do Planalto, da Cerimônia Alusiva às Medidas de Fomento à Produção e ao Uso Sustentável de Biometano, em evento promovido pelos ministros de Minas e Energia Bento Albuquerque, e do Meio Ambiente, Joaquim Leite, com presença do presidente Jair Bolsonaro.

“Como sabemos, o governo federal aderiu, durante a COP26, em Glasgow (Escócia), ao esforço global para reduzir em 30% as emissões de metano até 2030. O evento de hoje renovou esse compromisso brasileiro, iniciativa saudada pela ABRALEITE e os produtores de leite do Brasil”, ressalta Geraldo Borges, presidente da entidade.

O Plano mostra que os resíduos orgânicos urbanos e agrícolas representam uma das principais fontes de metano e que o potencial é de 120 milhões de m3/dia. É maior que a produção diária de gás do Pré-Sal, chamado pelo presidente da República de Pré-Sal Verde.

A ABRALEITE está  fechando parceira com a ABiogás (Associação Brasileira do Biogás) representada pelo presidente Alessandro Von Arco Gardemann, que também falou na Cerimônia no Palácio do Planalto sobre a importância das Medidas de Fomento à Produção e ao uso Sustentável de Biometano.

Simental tem nova liderança após 20 anos

Quem assume a presidência é Bernardo Vasconcellos, criador mineiro de Simental e Simbrasil, apoiado pelo ex-presidente Alan Fraga.

 A Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS), em assembleia, no dia 18 de março, que reuniu associados de diversos estados em formato híbrido, elegeu nova diretoria. Depois de 22 anos à frente da ABCRSS, Alan Fraga deixa o cargo. A chapa única “Juntos Somos Mais Fortes” é encabeçada por Bernardo Vasconcellos, selecionador de Simental e Simbrasil, em Minas Gerais.

 O novo presidente, biênio 2022 a 2024, diz que assumir a ABCRSS é uma “convocação irrecusável e um motivo de muita honra”. Com tom agregador, Vasconcellos disse ainda que o apoio dos associados é “indispensável para trilhar o caminho do avanço, do crescimento e do sucesso para as raças e para a pecuária do Brasil”.

 Entusiasmado pelas raças, acredita em investimentos em tecnologia para que a associação siga desenvolvendo seu trabalho criterioso, mas cada vez com maior acessibilidade ao pecuarista, além dos investimentos em ferramentas que proporcionam informação sobre a genética do Simental do Brasil e apoio a comercialização.

 Vasconcellos é empresário atuante na criação de bovinos das raças Simental, Simbrasil há quase 30 anos, tendo iniciado em 1995. Foi Presidente do Núcleo Mineiro dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil como também atuante em outras entidades do agro. É advogado especialista em Direito de Empresa e Direção Estratégica e Marketing; também foi Deputado Federal por Minas Gerais, tendo servido à legislatura no mandato entre 2011 e 2015.

 Ele assume o lugar de Alan Fraga que sucedeu seu pai e fundador da Associação, Agostinho Caiado Fraga, quando ele faleceu em 2000. Alan, cujo trabalho é reconhecido pelos criadores como exemplar e de muita credibilidade já era vinculado à Associação desde sua formação em Medicina Veterinária em 1980. Ele foi Superintendente do Serviço de Registro Genealógico e, com o falecimento de Agostinho, recebeu amplo apoio dos associados para que seguisse o legado de seu pai. “A confiança dos associados foi o combustível para todos esses anos, seguindo os valores preconizados por Agostinho Caiado Fraga”, afirma com sentimento de missão cumprida e animado com a nova diretoria a qual seguirá próximo.

 Adesão de criadores do Sul ao Nordeste

A diretoria liderada por Bernardo Vasconcellos Moreira ainda conta com a primeira vice-presidência Rogerio Naim Sawaia, de São Paulo e o segundo vice-presidente é Wanderley Berté, de Santa Catarina. O primeiro secretário é Sérgio Vieira Attie, de Minas Gerais e o segundo secretário Ingo Kalder, de São Paulo. Na diretoria estão ainda Francisco Araújo Mendonça, de São Paulo, como primeiro tesoureiro e Antonio Carlos Faria Brandão, de Alagoas, como segundo tesoureiro. A diretoria de marketing segue com Adib Zacarias Dau Neto.

O Conselho Fiscal é composto por Nourival Claudino Pedroso, Paulo Procopiak Aguiar e Ubiratã Rocha Ferreira. Os suplentes do Conselho  Fiscal são José Henrique Aleixo, Irlan Bacelar Silva e Rodrigo Andrade Valadares Gontijo. Mais informações sobre a diretoria completa no site da ABCRSS www.simentalsimbrasil.org.br.

Dia Mundial da Água

Ontem, 22 de março, foi comemorado o Dia Mundial da Água. Vamos ser mais conscientes no uso da água no nosso dia a dia. Se você fechar a torneira na hora que estiver escovando os dentes, já dará uma grande contribuição.  O planeta agradece.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »