MENU

10/03/2022 às 00h00min - Atualizada em 10/03/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Repúdio

A bancada feminina na Assembleia Legislativa do Maranhão divulgou nota de repúdio às declarações misóginas e machistas do deputado paulista Artur do Val (Podemos/SP) contra mulheres ucranianas. A nota, assinada pelas deputadas Cleide Coutinho (PDT), Socorro Waquim (MDB), Daniela (DEM), Helena Duailibe (Solidariedade), Andreia Rezende (DEM), Betel Gomes (PRTB), Detinha (PL), Thaiza Hortegal (PP) e Mical Damasceno (PTB), evidencia a gravidade das declarações do parlamentar de São Paulo e a importância de reafirmar a luta das mulheres por respeito. Conforme a nota, “a manifestação do parlamentar paulista agride a todas as mulheres e envergonha o Brasil. Pior ainda por ter sido feita em um contexto de guerra e muito sofrimento, em atitude machista, racista, sexista e preconceituosa. Não podemos aceitar ou banalizar o comportamento de uma pessoa pública que deveria pautar-se pelo respeito, segurança e decoro à dignidade da pessoa humana, especialmente às mulheres, independente de credo, raça ou condição social. Ao tempo em que lamentam e repudiam a agressão cometida pelo deputado Arthur do Val, as parlamentares maranhenses reafirmam a luta para que mulheres sejam respeitadas como sujeitos, tenham seus direitos resguardados e que sua integridade física e emocional seja preservada”.

Posse 

Está prevista para hoje, quinta-feira, a posse do suplente de vereador Fidélis Uchoa (Republicanos), em substituição à vereadora Terezinha Soares. Especulou-se que ela iria se licenciar para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), cuja titular, Janaina Ramos, vai se desincompatibilizar para ser candidata a deputada estadual. Entretanto, há informações de que Terezinha vai se afastar para acompanhar um familiar em tratamento de saúde fora de Imperatriz. Fidélis foi vereador na legislatura 2013/2016. 

Será?

Em São Luís estão apostando num possível apoio do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), ao senador Weverton Rocha (PDT), pré-candidato a governador. Nas eleições municipais de 2020, o senador apoiou Braide no segundo turno. O governo estadual apoiou Duarte Jr. (Republicanos).

Volta à sala de aula

No final deste mês o governador Flávio Dino (PSB) renunciará ao mandato para se candidatar a senador. Concursado da Universidade Federal do Maranhão, ele voltará a ministrar aulas (Direitos Humanos e Direito do Trabalho e Penal), às segundas e quintas-feiras, a partir do dia 11 de abril.  

Mais um 

E vai crescendo a lista de pré-candidatos a deputado estadual. O vice-prefeito de Santa Inês, Sirino Rodrigues (sem partido), admitiu que disputará uma cadeira da Assembleia Legislativa. Ele deve ter o apoio do o prefeito Felipe dos Pneus (Republicanos).

Reservas

Nos últimos 30 anos, apesar de avanços na defesa do meio ambiente, o Brasil é líder entre os países que mais desmatam. Em audiência pública nesta quarta-feira (9), a Comissão de Meio ambiente debateu o aumento do desmatamento e das queimadas na Amazônia, no Pantanal, no Cerrado e na Mata Atlântica. Técnicos, cientistas e representantes indígenas denunciaram, em debate na Comissão de Meio Ambiente do Senado, o ingresso de propriedades privadas em áreas de reservas ambientais.

Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem,  registra 20 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 23.697 casos. Dos 20 leitos de UTI, 6 estão ocupados e 14 livres. Dos 36 leitos clínicos, 8 estão ocupados e 28 livres. Já ocorreram 10.838 mortes no estado. Um novo óbito foi registrado na cidade de Balsas. 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »