MENU

09/03/2022 às 00h00min - Atualizada em 09/03/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 
Viva as mulheres do agronegócio

8 de março – Dia Internacional da Mulher


A coluna parabeniza hoje todas as mulheres do Brasil e do mundo, especialmente as guerreiras do agronegócio, que ontem comemoraram o seu DIA. Esta saudação eu faço em nome de sete mulheres: Tereza Cristina, ministra da Agricultura; Gisela Introvini,  superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), de Balsas (MA); Teresa Vendramini, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB); Maxyele Scaramussa Bergamin, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (PA); Grazy Ribeiro, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (PA); da minha mãe, a guerreira Iraídes Lima Rodrigues, 94 anos, que passou por uma cirurgia no quadril recentemente em Imperatriz (MA) e se recupera bem, e da minha esposa  Ana Cláudia da Silva Aragão, meu braço direito no comando do programa Conexão Rural.

As mulheres merecem ser homenageadas todos os dias no Brasil e no exterior. E por falar no exterior, nossa homenagem às mulheres ucranianas e russas que lutam para salvar seus filhos em plena guerra. Uma guerra sem sentido e de muita crueldade.

As mulheres mostram cada vez mais que são competentes, especialmente na direção de empresas do agronegócio, de indústrias e entidades.  Elas precisam de mais espaços e oportunidades no mercado de trabalho.

Parabéns, mulheres guerreiras e trabalhadoras desse imenso Brasil.

ESPECIAL DIA DA MULHER

 “MISSÃO MULHERES DO AGRO” COMEMORA 10ª EDIÇÃO E LANÇAVIAGEM AOS ESTADOS UNIDOS


 Uma oportunidade ímpar para mulheres do agro de todo Brasil conhecerem fazendas e consultorias nos Estados Unidos em uma viagem técnica, cultural e cheia de surpresas. O Missão Mulheres do Agro, programa pioneiro de imersão, que oferece bagagem técnica, cultural e de networking, lança neste Dia da Mulher a sua 10ª edição comemorativa.

 A missão acontecerá entre os dias 27 de julho a 12 de agosto e serão percorridos cinco estados norte-americanos que são destaques na produção de grãos e citrus: Iowa, Illinois, Indiana, Missouri e Flórida.

 O roteiro se iniciará na Bolsa de Chicago (CBOT) e em consultorias norte-americanas. Em seguida, as mulheres percorrerão cerca de dois mil quilômetros entre cinco estados produtores, conhecendo a fundo as etapas de produção na principal região produtora dos Estados Unidos. Inovação, gestão, comercialização, logística, informação de mercado também são alguns dos temas que serão trabalhados durante o programa.

As viagens

As viagens encabeçadas pela Missão Mulheres do Agro, em geral, são formadas por produtoras de soja, milho, café, algodão, cana-de-açúcar de diversas regiões do Brasil, além de executivas de companhias ligadas ao agro, colaboradoras de multinacionais e indústrias que buscam conhecer desde o sistema de plantio, variedades, tecnologia aplicada dentro e fora das porteiras, como entender o sistema de comercialização e proteção de riscos oferecidos nos países que são visitados.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. As inscrições para a lista de espera estão disponíveis no site: http://mulheresdoagrobrasil.com.br/

 Sobre o Missão Mulheres do Agro  (Lilian Munhoz, de São Paulo).

UPL apresenta tecnologia multissítio contra doenças fúngicas da soja na Expodireto Cotrijal

Exposição também foi escolhida para o lançamento da campanha UPelas, que valoriza a presença da mulher no campo.

A UPL, uma das quatro maiores empresas de soluções agrícolas do Brasil, apresenta sua nova tecnologia para o combate do complexo de doenças fúngicas da soja na Expodireto Cotrijal. O fungicida multissítio Evolution é a principal novidade da companhia no evento, que acontece entre 7 e 11 de março, em Não-Me-Toque (RS). Na semana da feira, que coincide com o Dia Internacional da Mulher (8/3), a UPL lança campanha UPelas de incentivo à presença feminina no agronegócio.

“Os fungos representam os maiores inimigos dos produtores de soja. Algumas espécies podem provocar a perda de oito a cada 10 sacas. Com esse desafio a ser superado, a UPL desenvolveu Evolution, produto moderno e extremamente eficaz contra as cinco principais doenças que afetam a soja: ferrugem asiática, antracnose, crestamento-foliar, mancha-alvo e oídio”, informa a engenheira agrônoma Bruna Prior, gerente de marketing operacional da UPL na Região Sul.
 
Compromisso com a agricultura, a sociedade e as mulheres


Comprometida com a sustentabilidade e também com a sociedade, a UPL escolheu a Expodireto Cotrijal para o lançamento do movimento “UPelas”, campanha que visa incentivar e valorizar a presença feminina no campo. Durante o evento, as mulheres que visitarem o estande da UPL podem tirar fotos em um painel personalizado para o Dia da Mulher, além de receber brindes especiais preparados pela equipe da UPL. (Texto Comunicação – SP).

Animais Nelore Casa Branca são premiados na Expoinel Minas 2022

 Há duas décadas, a Casa Branca Agropastoril dá sua contribuição para o aumento da produtividade da pecuária brasileira, com um programa de melhoramento genético extremamente rígido, que utiliza as mais modernas tecnologias disponíveis, como provas de desempenho e de eficiência alimentar, genômica para melhor acurácia, avaliação de carcaça e eficiência reprodutiva. O objetivo é a seleção de animais férteis, precoces, perfeitamente adaptados e funcionais.

 “A Casa Branca trabalha sempre com a melhor genética para formar a base do seu plantel e a raça Nelore também segue por este caminho. Para isso, nosso objetivo é colocar reprodutores e matrizes altamente eficientes e produtivos à disposição dos criadores, ajudando a impulsionar os índices produtivos e reprodutivos da pecuária nacional”, destaca o criador Paulo de Castro Marques, proprietário da Casa Branca.

Melhor Expositor

 Esse trabalho começa com a premiação, na Expoinel Minas, de animais que fazem parte do núcleo adquirido para formar a base do plantel Nelore Casa Branca. A propriedade foi o Melhor Expositor da raça Nelore e o Melhor Expositor Iniciante na Expoinel Minas 2022. Entre as premiações, destaques para a Grande Campeã Sasha FIV Xuab, parceria com Ary de Paula Bárbara e Xuab Agropecuária, e a Reservada de Grande Campeã Viatina-19 FIV Mara Móveis, parceria da Casa Branca com os Irmãos Bonfiglioli e Nelore Mara Móveis.

 A Casa Branca também fez o Campeonato Fêmea Jovem, vencido por Unique FIV do Mura (Nelore Águia – Marcelo Aguiar Fasano, Irmãos Bonfiglioli, SAP Assessoria e Leonardo Pinheiro Machado). O macho Hilton FIV Lince (parceria com a Nelore Lince) foi o Reservado Campeão Júnior Menor e Graça FIV da Unipec (parceria com Nelore Unipec) foi a Reservada Campeã Bezerra.  Já os filhos do reprodutor Landau da Di Gênio (Shakira Ouro Fino, Patrícia FIV, Viatina-19 FIV Mara Móveis e Thanos FIV da Fazenda Vitória) foram premiados como melhor Conjunto Progênie de Pai. “Mais informações sobre a Casa Branca Agropastoril pelo site: www.casabrancagropastoril.com.br. (Texto Comunicação – SP).
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »