MENU

23/02/2022 às 00h00min - Atualizada em 23/02/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 
Florindo o mundo


Um bom exemplo para ser seguido por prefeituras do Maranhão. Foi assinado na quarta-feira, dia 16 de fevereiro, a ordem de serviço para a construção do complexo do Projeto Florindo o Mundo, na área do Projeto Pipa, nas proximidades do Bairro Tropical, em Parauapebas, no sudeste do Pará.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura municipal, no local serão instaladas a sede administrativa Florindo o Mundo, as estufas, depósitos e a área completa necessária para o cultivo de plantas e flores, além de oferecer espaço para as crianças e visitação pública.

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental da sede do projeto contou com a presença e do prefeito de Parauapebas, Darci Lermen; do vice-prefeito, João do Verdurão, do secretário Especial de Governo, Keniston Braga, secretários e secretárias municipais, vereadores, representantes do Projeto Prosap, que está revolucionando urbanisticamente a cidade, e mulheres que participam dos cursos do Projeto Florindo o Mundo, entre outros convidados.

Mil mulheres

O Projeto Florindo o Mundo envolve sete secretarias da prefeitura municipal e tem a coordenação da secretaria de Governo. Participam do projeto as secretarias de Desenvolvimento, da Mulher, Assistência Social, Urbanismo, de Meio Ambiente e de Produção Rural
“Além de embelezar a cidade, o projeto tem como objetivo gerar emprego e renda para cerca de mil mulheres do município com a produção de flores”, destacou a secretária da Mulher da prefeitura de Parauapebas, Edileide Batista.

A coordenadora do Projeto Florindo o Mundo, Juliana Araújo, disse que as mulheres se sentem motivadas em participar do projeto, porque estão se qualificando e conquistando condições favoráveis ao empreendedorismo e a inserção no mercado de trabalho.

Qualificação

Ainda segundo a assessoria de imprensa da prefeitura municipal, a parte de qualificação das mulheres que participam do Projeto está acontecendo por etapas desde 2021 e ganhará ainda mais velocidade agora com a construção do complexo do Florindo o Mundo. E as mulheres estão felizes em participar do projeto, como afirmou Sirlei Silva, uma das alunas do projeto. “O Projeto Florindo Mundo está mudando a minha vida e de muitas mulheres. É muito bom participar do projeto e saber que vamos embelezar a nossa cidade”, disse ela.

Turismo
Secretaria de Turismo realiza reunião da IGR do Bico do Papagaio

 
 Foi realizada na tarde de quinta, 17 de fevereiro, no auditório da Câmara Municipal de Santa Terezinha do Tocantins, reunião da Instância de Governança Regional (IGR) do Bico do Papagaio. Participaram representantes dos municípios de Santa Terezinha, Aguiarnopólis, Itaguatins, Praia Norte e São Sebastião, que já integram a regional, e Araguatins, que teve sua solicitação de inserção aceita pelos demais membros e passou a integrar a Instância.

“Estamos aqui para mostrar que é possível regionalizar a governança do turismo, aproximando todos os setores e fazendo melhor aproveitamento de todas as capacidades”, explicou a Secretária Executiva de Cultura e Turismo, Jocelia Costa.

O prefeito de Santa Terezinha, Irmão Doda, falou justamente sobre as dificuldades enfrentadas pelos municípios e agradeceu o apoio da Sectur. “Ficamos felizes com a presença do Governo do Estado, através da Sectur, com esse suporte aos nossos municípios”, frisou o gestor.

Ao final da reunião, a representante do município de São Sebastião, Genizia Paula, foi escolhida presidente da IGR; Vereador Naldim, de Santa Terezinha, vice-presidente; Antônio Ferreira, de Praia Norte, ficou como secretário.

 IGR

A Instância de Governança Regional é uma forma descentralizada de gestão, destinada ao desenvolvimento do turismo das regiões.

 Mapa do Turismo

Na última atualização do Mapa, em 2019/21, o Tocantins registrou adesão de 49 municípios. Criado pelo Ministério do Turismo, está aberto a todos os municípios brasileiros, desde que sigam os critérios da Portaria nº 41, de 24 de novembro de 2021, e, no Estado, da Portaria ADETUC N° 336 de 17 de dezembro de 2021. A renovação dos cadastros ou inserção de novos dados deve ser feita até o próximo dia 25 de fevereiro. O anúncio da nova composição do Mapa é previsto para 28 de março. (Fonte: assessoria de imprensa do Governo do Tocantins).

 Agrotins
Secretaria da Agricultura e instituições do segmento agropecuário programam ações para Agrotins 2022


Na manhã de quarta-feira, 16, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, em parceria com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paraíba (Codevasf) estiveram reunidos para programar ações conjuntas que serão realizadas durante a Feira de Agrotecnológica Agropecuária (Agrotins 2022). A expectativa é que a feira seja realizada no formato híbrido (remoto e presencial), nos dias 8 a 14 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

  Ao falar da realização da feira, o Secretário Jaime Café destacou que já iniciou os preparativos para Agrotins 2022, este ano, com a novidade que é o formato híbrido. “Estaremos mostrando ao vivo e  transmitindo virtualmente. Mas vamos principalmente poder receber o produtor do Tocantins e do Brasil aqui na nossa feira, mostrando o que há de melhor pra produção do nosso Estado”, ressaltou.

O representante da Codevasf, Marcel Assunção disse que  a instituição está no Tocantins há cerca de dois anos, e sente muito honrado com essa participação  aqui na Agrotins 2022 que  vai ser realizada este ano. “É uma feira muito importante para o expositor, uma grande vitrine para produtores e empresas demonstrarem seus produtos e suas novas tecnologias, portanto este ano iremos participar dessa grande feira do Estado”, explicou.

Embrapa

De acordo com o chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Pesca e Aquicultura do Tocantins, Roberto Monolio Valladão Flores, as feiras agropecuárias são muitos importantes para a instituição no sentido de possibilitar a exposição das tecnologias e transferir para população. “A Agrotins é uma das maiores feiras do país. Nós pesquisamos e trabalhamos com todos os sistemas agrícolas, transferindo nossas ações. A expectativa é que esse ano possamos voltar de forma presencial de forma mais ativa em negociações e apresentações dos produtos, mas também receber outras unidades da Embrapa de outras regiões do país”, explicou.

O pesquisador disse ainda que, “além da parte de apresentações técnicas de palestras e entrevistas dos especialistas que vão apresentar novas soluções para população, é muito importante para o setor privado, gerar novos negócios e que possamos alimentar as pesquisas da Embrapa para o futuro.

(Fonte: assessoria de imprensa da Seagro-Tocantins).

22-02-22

A combinação numérica da data de ontem, terça-feira (22), com oito dígitos e variação de dois números (apenas o dois e o zero), foi a última deste século. A explicação está no dia completo, que foi o mesmo de trás para frente e vice-versa: 22/02/2022 = 22022022.

Trata-se de uma data palíndromo ou capicua que, assim como a palavra OVO e o nome NATAN, podem ser lidos da mesma maneira da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita.  A mais recente data palíndromo com oito dígitos e variação de apenas dos números ocorreu em 02/02/2020 (também com dois e zero). Depois desta terça, ela só voltará a ocorrer no próximo século, em 21 de dezembro de 2112 (21/12/2112, com os números dois e um). E se repetirá dez anos depois, em 22 de dezembro de 2122 (22/12/2122). Então, voltará a surgir só no outro milênio, em 30 de março de 3003 (30/03/3003).

Texto: Aline Custódio

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/, tendo como Fonte: Lucas Neves, professor de português e de latim.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »