MENU

18/02/2022 às 12h29min - Atualizada em 18/02/2022 às 12h29min

Casa em Primeiro Lugar

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON assina a coluna CASA EM PRIMEIRO LUGAR no Caderno de Domingo, publicação do Jornal O PROGRESSO, desde 2003.

GB Edições

  

Aprenda a higienizar corretamente as frutas

Atualmente existem várias maneiras de fazer a higienização das frutas para o consumo, basta uma rápida pesquisa na Internet para perceber que aparecem, entre os resultados, diversas formas. Água corrente, água sanitária, bicarbonato de sódio e vinagre são algumas das opções e o que não faltam são dicas, das mais mirabolantes até as mais simples. Mas, como saber se estamos realmente lavando as frutas da forma correta? Afinal, a higienização é fundamental para garantir uma alimentação saudável, mas os especialistas dizem que existe apenas uma forma de lavar os alimentos: mergulhando as frutas no hipoclorito e retirando o produto com água corrente. O que demanda a diferenciação é apenas o tempo em que devem ficar de molho. Cada marca de hipoclorito trabalha com um tempo de imersão, que deve ser respeitado para uma eficácia adequada da substância.

E se você já está coçando a cabeça, preocupado onde encontrar o tal hipoclorito, pode ficar tranquilo, pois ele é mais conhecido como água sanitária. Só é preciso ficar atento a algumas questões: deve estar sinalizado na embalagem do produto que é próprio para o uso em alimentos, além de estar registrado junto ao Ministério da Saúde, pois a água sanitária é um composto alvejante à base de cloro e, com ele, é possível remover insetos, sujidades e demais matérias presas aos alimentos. O que determina sua ação é a quantidade adequada de uso no momento da diluição. Algumas frutas, por exemplo, como pêssego, ameixa, kiwi, morango e nectarina são mais sensíveis e, portanto, demandam menor quantidade para que não haja deterioração.

Além de lavarmos os alimentos da forma correta dentro de casa, também precisamos nos preocupar com o que estamos ingerindo na rua e no escritório, já que a maior causa das intoxicações alimentares é a má higienização dos alimentos.

Para uma boa higienização de suas frutas siga os seguintes passos:
  • Selecione as melhores frutas, aquelas que não se encontram com partes deterioradas;
  • Coloque as frutas imersas em água com hipoclorito, respeitando o tempo de imersão de 10 a 15 minutos;
  • Higienize em água corrente, para retirada da solução clorada;
  • Processo de secagem natural, em sala refrigerada, ou seja, em lugares frescos, não muito quentes ou com incidência de sol.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »