MENU

12/02/2022 às 00h00min - Atualizada em 12/02/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Respostas

Ontem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nota de esclarecimento sobre perguntas das Forças Armadas para compreender o sistema eleitoral. Diz a nota: “O pedido do representante das Forças Armadas na Comissão de Transparência Eleitoral foi protocolado próximo do recesso, quando os profissionais das áreas técnicas fazem uma pausa. Após este período, o conteúdo começou a ser elaborado e será encaminhado nos próximos dias. São dezenas de perguntas de natureza técnica, com certo grau de complexidade. Tudo está sendo respondido, como foi devidamente comunicado ao referido representante. Cabe destacar que são apenas pedidos de informações, para compreender o funcionamento do sistema eletrônico de votação, sem qualquer comentário ou juízo de valor sobre segurança ou vulnerabilidades. As declarações que têm sido veiculadas não correspondem aos fatos nem fazem qualquer sentido”. 

Olha aí!

Secretário de Segurança Pública desde o primeiro mandato do governador Flávio Dino, agora fora do governo o delegado Jefferson Portela anunciou sua filiação ao PDT, partido do pré-candidato a governador Weverton Rocha. Como se sabe, o senador não foi escolhido por Dino como seu candidato, preferindo o vice Carlos Brandão (ainda PSDB). Assim, na eleição Portela estará contra o seu ex-chefe. Como se vê, a política reserva coisas “inesperadas”. 

E…

O delegado Jefferson Portela saiu jogando indiretas. Ontem, durante entrevista ao lado de Weverton Rocha, disse que “o Maranhão será muito mais feliz porque nós vamos escolher um candidato a governador que vai permitir que os trilhos da alegria e da felicidade do sofrido povo maranhense continuem numa reta em prol da liberdade social, que vem com o desenvolvimento estrutural do estado e na organização das pequenas coisas do povo”. Portela é pré-candidato a deputado federal.

No jogo

Como já era esperado, ontem a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) confirmou que será mesmo candidata a deputada federal. Descartou, portanto, possível candidatura ao Governo. Na opinião de analistas políticos, já é uma cadeira com “dono” garantido na Câmara dos Deputados. O Maranhão tem 18 vagas. 

Dois 

O PCdoB dificilmente faria mais de dois deputados federais, a exemplo de 2018, quando elegeu Márcio Jerry e Rubens Jr. Possivelmente analisando isso, o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, está propenso a deixar o PCdoB para se filiar ao PSB, onde teria maior garantia de se eleger.

Mas..

Está havendo a possibilidade de haver a formação de uma federação incluindo os dois partidos, o que não necessitaria mudar de legenda. Mas não custa nada se prevenir. É aguardar. 

Urnas

As urnas eletrônicas modelo 2020 que serão usadas nas eleições 2022 começaram a chegar no Maranhão. A última remessa está prevista para ser entregue até o mês de agosto. No início de fevereiro, 1.050 do total de 7.989 equipamentos destinados ao Tribunal Regional Eleitoral pelo TSE tiveram seu processo de aceite finalizado. As urnas do modelo 2020 representarão cerca de 41% do parque de 2022. O TRE-MA terá em 2022, 19 mil 462 urnas, sendo 2.297 modelo 2009; 3.677 modelo 2010; 1.681 modelo 2011; 876 modelo 2013; 2.942 modelo 2015; e 7.989 modelo 2020.

Pesquisa

O Tribunal de Contas da União (TCU) enviou um questionário a proponentes e a pareceristas credenciados, ou descredenciados, para analisar projetos culturais que visam ao apoio da  Lei Rouanet. O objetivo é conhecer mais sobre as experiências individuais, informações que auxiliarão o Tribunal a avaliar a regularidade, a eficiência e a eficácia da execução da lei. No entanto, segundo a Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto (SecexEducação), o TCU tem encontrado muita dificuldade em obter as respostas, pois há um temor de que a pesquisa seja um golpe. Além da validade da pesquisa, o Tribunal garante que todas as respostas serão tratadas apenas de forma consolidada, sem qualquer identificação do respondente. Um melhor entendimento de como a lei é operacionalizada permitirá o seu aprimoramento, contribuindo para o alcance de seus objetivos.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »