MENU

09/02/2022 às 00h00min - Atualizada em 09/02/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 
Expedição Brangus visita pecuaristas no Pará e no Maranhão


Com o objetivo de divulgar e fortalecer a raça Brangus na região norte do país, a Expedição Brangus visitou algumas cidades do Pará e Maranhão, no período de 30 de janeiro a 6 de fevereiro.

Em Belém, os integrantes da Expedição Brangus participaram reunião-jantar na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA). “Entre os assuntos que estiveram na pauta, estava o desenvolvimento da pecuária paraense, além do potencial de crescimento do setor primário no estado. Outro tema presente foi a participação da raça Brangus nesse contexto, agregando qualidade na produção de carne. A FAEPA se manifestou totalmente disponível para as ações priorizadas pela ABB”, disse o Executivo da Associação Brasileira de Brangus, Roberto Gracelle.

A equipe da ABB visitou a Fazenda Paysandu e o Haras Tauari, do pecuarista Mâncio Lima, que “se dedica na pecuária de corte tradicional e está investindo na formação de núcleo Brangus, iniciando um novo rebanho”, destacou Gracelle.

Em seguida, houve visita à Fazenda Rio Branco, no município de São Miguel do Guamá, tradicional selecionadora de Nelore de qualidade na região. A equipe da ABB foi recebida pela produtora Márcia Centeno. Segundo Gracelle, “a propriedade vem investindo no uso da genética Brangus para a produção de carne de qualidade, atendendo diversos canais: mercado premium de Belém e mercados nacional e internacional”.

No dia seguinte, a primeira visita ocorreu na Fazenda Carioca, do pecuarista Altair Burlamaqui, criador de Brangus e produtor de carne de qualidade no município paraense de Castanhal. Depois, a Expedição esteve na fazenda Três Marias, em Ipixuna, do pecuarista Zoroastro Júnior, cuja família é tradicional criadora de Brangus. Em seguida a Expedição Brangus  foi para a Fazenda Mutirão, do agropecuarista Carlos Eduardo Ribeiro do Vale, o “Cadu”, em Paragominas e, posteriormente, para Marabá, também no Pará, onde houve reunião no Sindicato dos Produtores Rurais do município, com a presença do presença de lideranças ruralistas e produtores rurais.
 
Imperatriz


No sábado, dia 5 de fevereiro, a reunião foi realizada no Sindicato Rural de Imperatriz (MA), e foi aberta com a saudação do presidente do Sinrural, Afonso Danda, que se disse honrado em receber a Expedição Brangus. “Nos sentimos lisonjeados com a visita da Expedição Brangus, para falar sobre essa raça que tem precocidade, rusticidade e produtividade com rendimento de carcaça. No Maranhão, fomos a primeira cidade visitada pela Expedição Brangus, demonstrando com isso que o Maranhão e Imperatriz fazem parte da nova fronteira do agronegócio brasileiro”, afirmou Afonso Danda, em entrevista ao programa Conexão Rural.

Força do Brangus

Em seguida, o Executivo da Associação Brasileira de Brangus, Roberto Gracelle, falou sobre os objetivos da visita dos representantes da ABB; da força do Brangus e da importância de divulgação da raça na região tocantina. “A ideia é estar presente onde essa fronteira pecuária está localizada para falarmos mais sobre a raça Brangus, ainda desconhecida para alguns produtores rurais. A Expedição Brangus nos permite falar mais sobre a raça com suas possibilidades técnicas e produtivas, como ferramentas para a pecuária competitiva”, disse Gracelle, acrescentando que “a ABB participará da Expoama, de Marabá, e da Expoimp, de Imperatriz”, cujas freiras estão previstas para serem realizadas em julho deste ano. E destacou: “Não só levar os animais Brangus para as feiras, mas palestras e debates técnicos sobre a raça no Pará e no Maranhão”.

· Gracelle disse ainda que a raça Brangus vem crescendo no Brasil nos últimos anos. “Houve um crescimento de 28% em 2021 em base de sêmen. É a terceira raça que mais cresceu no Brasil, atrás das raças Nelore e Angus. Aproveitamos para sugerir aos produtores rurais para assistirem, inclusive já divulgados no Conexão Rural, os vídeos sobre o Manifesto Brangus, que apresentam a adaptabilidade da raça  nos seis biomas brasileiras (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal), graças à sua precocidade sexual e encurtamento do ciclo de produtividade e qualidade da carne”, afirmou.

Hospitalidade

O vice-presidente de Marketing da ABB, João Paulo Schneider, o “Kaju”, agradeceu a hospitalidade e receptividade dos produtores rurais do Pará e do Maranhão e destacou a força da raça Brangus no Brasil. “Vamos devagar, mas estamos fazendo ações em todo o país para divulgarmos e consolidarmos o Brangus em todo o Brasil. Este trabalho está sendo muito bem feito pela ABB”, declarou.

De Imperatriz, a Expedição Brangus seguiu para Porto Franco, onde visitou a fazenda do pecuarista Caio Junqueira, outro pioneiro na criação de Brangus no Maranhão. “Foram reuniões interessantes com dirigentes ruralistas e produtores interessados na raça, ou seja, na oportunidade de desenvolvimento da pecuária nacional”, afirmou Kaju, em entrevista ao Conexão Rural.

Futuro promissor

Kaju disse ainda que “a raça vem vivendo bons momentos nos últimos quatro anos, ainda falta bastante trabalho, mas o futuro é promissor para aqueles que acreditam nesse desenvolvimento do Brangus no Brasil”.

Luís Paulo Malmann

O pecuarista Luís Paulo Malmann, criador de Brangus em Balsas, no Maranhão, falou sobre a experiência dele com a raça e disse estar satisfeito com os resultados obtidos com a venda do sêmem do Brangus. “Começamos a criar o Brangus há quase 4 anos e estamos satisfeitos com os resultados, devido à sua adaptabilidade, rusticidade e qualidade da carne. Trabalhamos com confinamento e nossa genética vem crescendo bastante nos últimos anos”, frisou Malmann. “O cruzamento industrial do Brangus vem para somar, junto com o Nelore, devido a sua carne de qualidade”, disse o pecuarista”.

Sobre a visita da Expedição Brangus, Luís Paulo Malmann, afirmou que “isso fortalece a raça no Maranhão, já que tem muita gente querendo tecnologia de qualidade com o Brangus”. E conclui: “Valeu a pena a visita da Expedição Brangus ao Maranhão. O Brangus veio para ficar e fincar o pé no Maranhão e no Pará”.

Argolo

O zootecnista e técnico da Associação Brasileira de Brangus, Roberto Argolo Maciel, falou sobre as qualidades da raça Brangus, com destaques para a rusticidade, precocidade sexual e qualidade da carne.

Sérgio Belmiro

O ex-secretário de Agricultura do Maranhão e atual secretário executivo da Aprosoja Maranhão, Sérgio Belmiro, prestigiou a reunião e destacou “a importância da raça Brangus para o fortalecimento da pecuária no estado”.
Carne

Após as palestras, o pecuarista Luís Paulo Malmann fez demonstração sobre as qualidades da carne do Brangus, considerada uma das melhores do mundo, explicando sobre várias peças de picanha, patinho, maminha, entre outras.

E em seguida os participantes, familiares e convidados saborearam a deliciosa carne de Brangus em um almoço de confraternização na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz.

Relembrando o surgimento do Brangus no Brasil

Conforme já disse aqui na coluna, mas sempre é bom ressaltar, a raça Brangus é o resultado de um experimento entre o cruzamento do Angus e do Zebu, realizado por técnicos norte-americanos do Departamento de Agricultura de Jeanerette em 1912, no estado de Louisiana, usando o Brahma. Na mesma época, pecuaristas de Oklahoma, no Texas, e do Canadá também passaram a fazer acasalamentos semelhantes. O objetivo dos cruzamentos era a criação de um animal que apresentasse altos índices de produtividade mesmo criado em condições de clima e meio-ambiente adversas, típicas das regiões tropicais e subtropicais.

No Brasil, os cruzamentos começaram a ser feitos na década de 1940 por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Bagé/RS. Inicialmente o resultado do cruzamento foi batizado de raça Ibagé pelos técnicos da época. Alguns anos depois, em função do cruzamento ser o mesmo alcançado nos Estados Unidos, o nome da raça passou a ser Brangus Ibagé, até que se tornou apenas Brangus, anos mais tarde.

O Brangus é uma das raças sintéticas que mais possui diversidade de selecionadores dentro de outros países além do Brasil, como a Argentina, o Paraguai, os Estados Unidos, o México, o Uruguai, a Bolívia, o Panamá, a África do Sul, o Canadá, a Colômbia e a Austrália.  (Fonte: Associação Brasileira de Brangus – ABB).

Destaque do Conexão Rural

A visita da Expedição Brangus ao Pará e ao Maranhão será destaque do Conexão Rural do próximo fim de semana. (Em Imperatriz, TV Web O Progresso e no canal no you tube: Conexão Rural Brasil).

Deputado Jair Farias

O deputado estadual Jair Farias tem procurado ouvir as reivindicações da população dos municípios da região norte do Tocantins, o chamado “Bico do Papagaio”, sua base eleitoral. Ouve as lideranças políticas, prefeitos e vereadores e leva as demandas para a Assembleia Legislativa do Tocantins e para o governo do Estado e lá em Palmas batalha para atender aos anseios do povo. Claro, as demandas são muitas e infinitas e vão desde a área da saúde, passando pela infraestrutura, educação, segurança e o esporte. É impossível o governo do estado e os deputados resolverem todas as questões do estado em pouco tempo, mas o para o parlamentar que é atuante e está sendo presente em sua base, pelo menos alguma coisa consegue amenizar com a liberação de recursos do orçamento do estado.

São Miguel

Jair Farias esteve no fim de semana passado em Sítio Novo, Maurilândia, Itaguatins, São Miguel, Axixá, Praia Norte, Augustinópolis e Luzinópolis. E às vezes, retorna em algumas destas cidades mais de uma vez no mês para ouvir outras lideranças políticas. Termina um ciclo de visitas às cidades do Bico do Papagaio e o deputado e a equipe dele já começam a preparar a agenda das próximas visitas. Como eu conheço o deputado Jair Farias há muito tempo, posso dizer que estas visitas e reuniões ocorrem o ano todo e não só em ano eleitoral.

Jair Farias é ex-prefeito de Sítio Novo e 1º Secretário da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. No sábado, acompanhei uma reunião do deputado Jair Farias no Restaurante na Roça, da ex-vereador Márcia, com lideranças políticas de São Miguel. O homem não para.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »