MENU

26/01/2022 às 00h00min - Atualizada em 26/01/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Paragominas comemora 57 anos

Paragominas, cujo nome é formado pelas siglas Pará, Goiás e Minas Gerais, teve sua emancipação política concretizada há 57 anos, passou por vários ciclos, incluindo o madeireiro, e depois tornou-se “o município verde”, por se desenvolver preservando o meio ambiente. A data foi comemorada, sem aglomeração por causa da covid, no domingo, dia 23 de janeiro, com alguns eventos promovidos pela prefeitura de Paragominas.

Paragominas se destaca na pecuária de corte e também na produção de grãos, além da mineração e um comércio diversificado. E hoje, com uma população de mais de 120 mil habitantes, reúne moradores oriundos de todos os estados do Brasil.

Cadu

O agropecuarista Carlos Eduardo Ribeiro, o Cadu, chegou a região de Paragominas com apenas 28 anos de idade em 1974. Ele veio de São Paulo, se encantou com Paragominas e mantém fazenda até hoje no município, é a Fazenda Mutirão, onde cria Brangus e Nelore. “Estou muito satisfeito com os resultados obtidos em Paragominas como agropecuarista”, disse Cadu ao programa Conexão Rural.

Aprosoja

O produtor rural Vanderlei Ataídes, presidente da Aprosoja Pará, veio de Goiás há mais de 30 anos e acreditou no potencial agrícola de Paragominas. “Chegamos aqui na zona rural de Paragominas e era só mato, trabalhamos firme e hoje o município se destaca na produção de grãos, especialmente a soja, cuja safra deste ano deve chegar a 2,8 milhões de toneladas”, destacou Vanderlei, também em entrevista ao Conexão Rural.

Projeto ParagoFlores

O belo Lago Verde, com sua esplêndida área verde e sua bonita cachoeira, foi o local de lançamento do projeto ParagoFlores. O evento contou com a presença do prefeito do município, Lucídio Paes; da primeira-dama do município, Dra. Sônia Paes; da vice-prefeita Vera Lúcia Flores, a Irmã Vera; do secretário de Governo, Renato Cuiabá; do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Roberto Gambin; do secretário de Agricultura, Renan  Oshe, entre outros. E ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Tatiane Helena Soares Coelho, do defensor público Diogo Elvan, entre outros convidados e servidores públicos, e militares e alunos que participam do curso de Formação de Praça do 19º Batalhão de Polícia Militar de Paragominas.

50 mil plantas

Enquanto ocorria a cerimônia de lançamento do projeto, o pessoal da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo preparava as covas para o plantio das plantas. Foram plantadas 50 mil mudas de alternanthera e alamanda amarela. Crianças e adultos participaram do plantio das flores, assim como o prefeito Lucídio Paes, a vice-prefeita irmã Vera, e o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Roberto Gambin. O defensor público Diogo Elvan é um dos idealizadores do Projeto ParagoFlores e também prestigiou o evento, assim como Clube dos Desbravadores de Paragominas, formados por crianças e adolescentes de 10 a 15 anos.

IPTU Premiado

E como parte da programação do aniversário da cidade houve ainda o sorteio do IPTU Premiado, com a participação do prefeito Lucídio Paes e da secretária municipal de Administração e Finanças, Adriana Helena Martins. Foram sorteados celulares, televisores e uma motocicleta.

Amistoso

Houve também um amistoso do Paragominas Futebol Clube – PFC – com um selecionado da Liga Esportiva Municipal de Paragominas – LEMP, no estádio Arena Verde. O evento esportivo contou com a presença do prefeito Lucídio Paes, do secretário de Governo, Renato Cuiabá, e  do secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Claudei Madalena de Souza, e desportistas da cidade. Aliás, o ponta pé inicial foi dado pelos secretários Renato e Claudei.
Com o apoio da prefeitura, foi realizada uma cavalgada. Cavaleiros e amazonas, crianças e adultos, mantiveram a tradição rural do município  e percorreram as principais ruas de Paragominas. O PFC venceu o LEMP por 3x1.

Mérito Célio Miranda

A programação oficial do aniversário dos 57 anos de Paragominas teve ainda entrega da comenda do Mérito Célio Miranda a entidades e pessoas que contribuíram com o desenvolvimento de Paragominas; um culto em Ação de Graça, realizado na Igreja Batista da Restauração, no Bairro Promissão, entre outras atividades.
A extensa programação terminou no domingo à noite com uma missa celebrada pelo Padre Maurício, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Praça Célio Miranda, com a presença do prefeito Lucídio Paes, secretários e vereadores.
Parabéns, Paragominas pelos seus 57 anos de muita prosperidade.

Conexão Rural

O potencial agropecuário de Paragominas e os bastidores das comemorações do aniversário da cidade estarão no Conexão Rural do próximo fim de semana.
O programa traz ainda uma reportagem sobre os seis anos da Associação dos Agricultores e Horticultores do Pará (Aspror), de Parauapebas.
A parte musical fica por conta do cantor de Paragominas, Vitor  Leonel.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »