MENU

18/01/2022 às 00h00min - Atualizada em 18/01/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Comprovação

A partir de ontem, 17 de janeiro, está sendo exigida comprovação do esquema vacinal completo contra a Covid-19 para o ingresso nas dependências dos fóruns e cartórios eleitorais do Maranhão.  Na sede do TRE-MA essa determinação já vigora desde o dia 4 de outubro de 2021. Aquelas pessoas que não possuem o esquema vacinal completo ou que possuem contraindicação à vacina para a Covid-19 devem apresentar documento comprobatório de realização de teste para rastreio da infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19) com resultado negativo ou não detectável, do tipo teste de antígeno, realizado em até 24h anteriores, ou laboratorial RT-PCR, realizado em até 72h anteriores. Os que possuem contraindicação à vacina, além do documento comprobatório, devem apresentar laudo médico atestando restrição à imunização.

Prego batido

O Cidadania definiu apoio à pré-candidatura do vice-governador Carlos Brandão (PSDB). A garantia é do presidente nacional do partido, Roberto Freire, com quem Brandão esteve reunido em Brasília, no final de semana. O Cidadania é comandado no Maranhão por Eliel Gama, irmão da senadora Eliziane, que apoia o senador Weverton Rocha (PDT). 

Tiroteio

- “Ciro Nogueira apoiou Lula, Dilma, Temer e agora defende Bolsonaro. No dia 1º de janeiro de 2023 estará novamente na porta de Lula. Sinceramente, nenhuma novidade”. Ricardo Cappelli, secretário de Comunicação do Governo Flávio Dino (PSB). 
- “Menos, secretário, o PCdoB fez parte do governo Roseana nos anos 90. Pouco tempo depois, dizia ser a pior desgraça do Maranhão. Marcos Kowarick ocupava secretaria, inclusive”. Deputado federal André Fufuca (PP-MA).

Aumento 

O crescimento de casos de Covid-19 e o aumento de pessoas com sintomas gripais foi captado pela 33ª edição da pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), primeiro levantamento de 2022, promovido entre os dias 10 e 13 de janeiro. Dos quase 2 mil Municípios que participaram do mapeamento, 94% apontaram o crescimento preocupante de atendimentos a pessoas com sintomas gripais em hospitais e postos de saúde. 

Comprovante

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), defendeu a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de imunização (Passaporte Vacinal) contra a Covid-19 para acesso a estabelecimentos e eventos em geral, no estado. Autor do Projeto de Lei  que trata sobre o tema, ele justificou que a matéria tem como objetivo proteger não só a população, mas, também, a atividade econômica. Othelino destacou que é cientificamente comprovado que pessoas vacinadas, quando contaminadas pela Covid-19, apresentam quadro sintomático mais leve e carga viral muito menor, o que faz com que o risco de transmissibilidade e de internação hospitalar também sejam reduzidos. “Esse é o objetivo do projeto, proteger as pessoas e, também, a economia. Se nós não adotarmos iniciativas como essa e a rede hospitalar continuar sendo pressionada de forma crescente, medidas mais proibitivas acabarão se impondo, o que será prejudicial para a atividade econômica e para a vida das pessoas”, alertou.

Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem, registra 8  novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 21.310 casos. A SES não informa o número de mortes até agora, em Imperatriz. Dos 30 leitos de UTI, 16 estão ocupados (53,33%) e 14 livres. Dos 36 leitos clínicos, 25 estão ocupados (69,44%) e 11 livres. Já ocorreram 10.422 mortes no estado. Novos óbitos foram confirmados nas seguintes cidades: Governador Nunes Freire (1), São José de Ribamar (1) e Caxias (2). 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »