MENU

29/12/2021 às 00h00min - Atualizada em 29/12/2021 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 
Governador em exercício Wanderlei Barbosa determina imediato atendimento aos municípios atingidos pelas chuvas e cheias no Tocantins


O governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, passou a tarde e princípio da noite de segunda-feira, 27, conversando com prefeitos de cidades atingidas pelas cheias causadas pelas fortes chuvas dos últimos dias e designando ações para minimizar o impacto sobre a vida das populações atingidas.

As chuvas que caíram fortes sobre o Tocantins durante os últimos dias, a exemplo de grande parte do Brasil, impactou diversos municípios no Estado. Na tarde de segunda-feira, 27, o governador Wanderlei Barbosa conversou com os prefeitos de Peixe, de Paranã e de Miracema do Tocantins, que estão entre os municípios atingidos. Como resposta imediata, o Governador determinou à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) que designasse cestas básicas para atendimento das famílias necessitadas de alimentos, além de agir em parceria com os municípios para levantamento de outras necessidades urgentes.

Corpo de Bombeiros Militar

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins também foi acionado e já enviou, ainda na segunda-feira, equipes para os municípios de Paranã e Miracema, onde estão atuando, junto às Defesas Civis municipais, no atendimento imediato de socorro, resgate e levantamento das situações risco e perigo.

O governador Wanderlei Barbosa determinou ainda que a Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto) acompanhe de perto os impactos das chuvas e cheias nos municípios e atue para que os danos à infraestrutura de estradas sejam reparados com agilidade, de forma a minimizar os problemas de escoamento de gêneros de primeira necessidade, como alimentos, e de transporte da população.

Além dessas medidas imediatas nestas cidades, todos os demais municípios atingidos serão acompanhados e atendidos pelo Governo Estadual. Desde ontem (28), equipes do Corpo de Bombeiros se deslocam para os municípios mais ao norte do Estado, incluindo o Bico do Papagaio, para um atendimento melhor à população (Fonte: Secretaria de Estado da Comunicação Governo do Tocantins).

Primavera do Brangus:
Valorização recorde dos ventres Brangus comprova o crescimento da raça


 Uma primavera de luxo! Essa foi a descrição de um importante leiloeiro do cenário nacional, ao descrever a temporada de leilões da primavera 2021. Foi, sem dúvidas, um ano muito positivo para a pecuária nacional: as importações de carne cresceram e, conquistaram alguns novos mercados; as commodities agrícolas - arroz, soja e milho -, alcançaram valores elevados e garantiram um grande volume de capital nas mãos dos produtores e de investidores do campo. A pecuária teve seus valores majorados como nunca, e, os leilões de primavera de norte a sul do País mostraram a disposição do mercado e dos produtores em investir em seus rebanhos e plantéis.

O destaque deste circuito de primavera foi a raça Brangus, que teve na comercialização de ventres um dos grandes destaques da temporada. Este fato demonstra, sem sombra de dúvidas, o real e importante crescimento da raça, visto que toda a oferta de ventres diferenciados, seja por genética ou origem, alcançou valores recordes, com grande procura e grande disputa em todas as pistas. Produtores de todo o País buscavam ventres Brangus de alto desempenho, seja para coleta de embriões ou para incremento aos seus plantéis. Isto se refletiu também na valorização dos touros da raça, que tiveram as mais altas médias da temporada.

Raça mais destacada
            
Os leiloeiros: Marcelo Silva (Trajano Silva), Lourenço Campos (Central Leiloes) e Pedro Tellechea ( Tellechea e Bastos) são unânimes em afirmar que a Brangus foi a raça mais destacada nos leilões e na vendas diretas, de norte a sul do País, com médias que superam os R$ 25 mil nos machos e que as fêmeas alcançaram valores, nunca vistos, com vários recordes. “Tivemos alguns touros que alcançaram valores superiores a 200 mil e fêmeas que ultrapassaram os 100 mil”, analisam os três profissionais.

Para o consultor e diretor da CRIO Genética, Fernando Velloso, a raça Brangus se destacou em todas as regiões do País. “Seja na comercialização ou na simples procura de sêmen, na busca de ventres e nos valores pagos pelos reprodutores, a raça Brangus foi o grande destaque. A raça teve mais liquidez e médias maiores, especificamente, no caso dos machos, a raça deve fechar a temporada com uma média geral superior aos R$ 25 mil”, analisa o consultor. Outro fator importante observado por Velloso foi o grande volume de touros Brangus adquiridos por centrais de inseminação. “Até pouco tempo as contratações eram pontuais, mas hoje são rotineiras”, avaliou.

Por outro lado, quando se ouve alguns dos maiores produtores de touros do País sobre a disponibilidade de reprodutores para comercialização, todos são unânimes: “Acabou! Os estoques estão zerados. Já estamos trabalhando e projetando a primavera de 2022”. (Fonte: Henrique Borges, assessor de imprensa da Associação Brasileira de Brangus – ABA).
 
Confira os destaques do Conexão Rural deste fim de semana:

Secretaria de Produção Rural de Parauapebas , no Pará, realiza Dia de Campo sobre Bovinocultura;

Governador do Pará, Helder Barbalho, participa de entrega de títulos definitivos de terra em Parauapebas;

Fazenda Mutirão, de Paragominas, no Pará, promove leilão de Brangus com 1.300 animais;

Na parte musical, teremos moda de viola.

Onde assistir?

O Conexão Rural, a voz do campo na TV, que completou 10 anos dia 18 de dezembro, pode ser visto pela TV Web O PROGRESSO, pelos sites parceiros no Tocantins www.folhadobico.com.br emwww.norteagropecuario.com.br; pelo site www.onortao.com.br, em Porto Velho (RO); pelo site www.minutorural.com.br, de Miraí do Sul, no Paraná, além da parabólica via TV Milagro Brasil (SP) e das redes sociais do jornalista Lima Rodrigues, produtor e apresentador do programa, incluindo dezenas de grupos de produtores rurais no WhatsApp.

Agradecimento

Obrigado pela leitura da coluna durante todo o ano de 2021 e pela sua audiência assistindo ao Conexão Rural na TV Web O PROGRESSO ou na parabólica.

FELIZ 2021 ao povo de Imperatriz, do Maranhão, do Pará, do Tocantins, de Rondônia e do Brasil com saúde e paz e muito sucesso.

FELIZ ANO NOVO também ao diretor superintendente de O PROGRESSO, Sergio Godinho; ao diretor-comercial Illya Nathasje; ao editor-chefe Coriolano  Filho  (Coló) e todos da equipe deste importante jornal maranhense.

 Um forte abraço e até o ano que vem.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »