MENU

29/08/2020 às 00h00min - Atualizada em 29/08/2020 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

GB Edições


Temperaturas mais baixas pedem comidas quentinhas. Que tal Creme de Batata com Alho Poró?

Creme de Batata com Alho Poró – Ingredientes: 7 ou 8 batatas médias sem casca e cortadas em cubos grandes; 1 alho poró cortado em rodelas grossas; 1 cebola pequena picada; 2 colheres (sopa) de azeite ou óleo; 2 cubos de caldo de galinha; 2 litros de água; sal a gosto; cheiro verde picadinho. Preparo: Numa panela, refogue a cebola e o alho poró no azeite ou no óleo. Acrescente as batatas cortadas, mexa bem e refogue mais um pouco. Junte a água e os tabletes de caldo de galinha e cozinhe até que as batatas amoleçam. Tire a panela do fogo e espere esfriar um pouco. Bata no liquidificador até formar um creme homogêneo. Coloque de volta à panela e leve ao fogo até aquecer bem. Corrija o sal. Transfira para uma sopeira aquecida, polvilhe com o cheiro verde e sirva acompanhado de croutons e queijo ralado. Sugestão: Cozinhe algumas batatas a mais e reserve os pedaços inteiros. Sirva o creme em porções individuais, polvilhadas com cheiro verde e decoradas com pedaços de batatas cozidos.
 

Rocambole é um prato simples, mas que parece sofisticado. Vai bem no café da tarde e como sobremesa. Recheado com maçã é simplesmente maravilhoso!

Rocambole com Recheio de Maçã – Ingredientes: Massa: 6 ovos; 6 colheres (sopa) de açúcar; 6 colheres (sopa) farinha de trigo; 1 colher (chá) de fermento em pó. Recheio: 2 colheres (sopa) de açúcar; 2 colheres (sopa) de margarina; 4 maçãs grandes descascadas e raladas no ralo grosso ou picadas em pedaços pequenos; ½ xícara (chá) de água; 2 colheres (sopa) de castanhas picadas (opcional). Numa panela média, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo por 3 minutos ou até começar a caramelizar levemente. Junte a margarina, as maçãs raladas e cozinhe em fogo médio até secar o líquido. Retire do fogo e acrescente as castanhas. Espere esfriar para rechear o rocambole. Preparo: Massa: Bata os ovos com o açúcar durante 10 minutos. Junte mexendo delicadamente a farinha e o fermento peneirados juntos. Misture sem bater. Coloque a massa em assadeira untada e forrada com papel manteiga também untado. Asse durante 20 minutos em forno preaquecido 180º. Retire do forno e espere esfriar um pouco. Desenforme a massa, coloque o recheio, enrole aos poucos e com cuidado, com o auxílio do papel manteiga que vai sendo desgrudado da massa à medida que enrola. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e canela. Variação: Use castanhas de caju, castanhas do pará ou outra de sua preferência. Substitua as castanhas por uvas passas.
 

Beliscão

Ingredientes: ½ xícara (chá) de açúcar; 30 gramas de fermento biológico; ½ xícara (chá) de leite; 1 pitada de sal; 125 gramas de margarina; 125 gramas de gordura vegetal; aproximadamente ½ quilo de farinha de trigo; goiabada cascão para o recheio. Preparo: Dissolva o fermento no leite, misture o açúcar e o sal. Junte a margarina e a gordura vegetal. Misture bem. Aos poucos, adicione a farinha e vá amassando como massa de pão até desgrudar das mãos. Deixe a massa descansar durante aproximadamente 30 minutos. Abra a massa, em superfície polvilhada com farinha, não muito fina e corte em quadrados de tamanhos regulares. Coloque 1 pedaço de goiabada cascão no centro de cada quadrado e dobre duas pontas da massa sobre o recheio. Polvilhe com canela e açúcar e coloque os beliscões em forma untada. Leve ao forno pré-aquecido (180º) e asse até ficarem ligeiramente dourados. 
 

Almôndegas de Carne e Arroz

Ingredientes: 150 gramas de carne de boi moída; 150 gramas de carne de porco moída; 1 ovo batido; ½ copo de leite; 1 xícara (chá) bem cheia de arroz cozido; ½ cebola picadinha; 1 folha de louro; 300 gramas de tomates bem maduros batidos no liquidificador e peneirado; sal e pimenta do reino a gosto; 60 gramas de manteiga. Preparo: Numa tigela, misture as carnes, o arroz, o ovo e o leite. Tempere com sal e pimenta do reino. Faça bolinhas e passe-as na farinha de rosca. Numa panela larga, frite a cebola na manteiga, sem deixar queimar. A seguir, doure as bolinhas de carne igualmente. Junte o tomate batido e a folha de louro. Deixe cozinhar em fogo brando até reduzir o molho. Corrija o sal, se necessário. Sirva a seguir.
 
 Fotos: GB Imagem 

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...