MENU

05/08/2021 às 00h00min - Atualizada em 05/08/2021 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

 

O Bolo de Fubá é sempre bem-vindo à mesa! Fácil de ser preparado, é delicioso acompanhado de café quentinho

Ingredientes: 1 copo de fubá mimoso; 1 copo de farinha de trigo; 1 copo de leite; 1 e 1/2 copos de açúcar; 1 xícara (chá) de óleo; 3 ovos; 1 colher  (sopa) de fermento em pó; sementes de erva doce a gosto. Preparo: Bata os ingredientes no liquidificador, junte as sementes de erva doce e despeje a massa em forma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido (200º) e asse durante 35 minutos. Retire do forno. Espere esfriar e desenforme. Polvilhe com açúcar e sirva a seguir.
 

A Sopa de Couve-Flor é opção para aquela refeição no final da noite

Ingredientes: 1 couve-flor média; 1 litro de caldo de carne ou de frango; 1 cebola grande picada; 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal; 4 colheres (sopa) de farinha de trigo; ½ litro de leite; 200 gramas de creme de leite; sal e pimenta-do-reino a gosto. Preparo: Lave bem a couve-flor e separa as florzinhas dos talos mais duros. Cozinhe as flores em água salgada até que estejam macias. Escorra e reserve. Numa panela, coloque a manteiga e acrescente a cebola picadinha. Refogue até a cebola ficar transparente. Não deixe queimar o refogado. Acrescente a farinha de trigo e misture bem. Coloque o leite aos poucos, misturando bem, até obter um creme. Acrescente a couve-flor cozida e mexa bem. Cozinhe em fogo baixo juntando o caldo de carne ou de frango. Cozinhe mais 2 minutos e retire do fogo. Espere esfriar ligeiramente e bata no liquidificador para obter sopa cremosa. Leve novamente ao fogo, corrija o sal, se necessário, tempere com pimenta-do-reino e acrescente o creme de leite. Aqueça novamente e sirva a seguir. Dica: Use creme de leite longa vida. Variação: Se preferir, separe algumas florzinhas de couve-flor para a decoração. E mais, sirva a sopa acompanhada de salsinha picada e crotons.

Crotons

Ingredientes: 8 fatias de pão de forma; manteiga sem sal a gosto/ 1 colher (chá) de orégano; 1 colher (chá) de manjericão. Preparo: Passe manteiga nas fatias de pão de forma e a seguir corte as fatias em cubinhos. Reserve. Aqueça o forno a 180º por 10 minutos. Misture o orégano e o manjericão e polvilhe sobre o pão em cubinhos. Asse durante 8 minutos ou até ficarem dourados. Sirva como acompanhamento de sopas, caldos ou como petiscos. Variação: Além das ervas, polvilhe os cubinhos de pão com queijo parmesão ralado e asse a seguir.

Canjiquinha

Ingredientes: 1 quilo de costela de porco; suco de 2 limões, sal a gosto; ½ xícara (chá) de óleo; 4 tomates grandes, sem pele e sem sementes, picados; 1 cebola ralada; 4 dentes de alho amassados; 250 gramas de canjiquinha (quirera de milho). Preparo: Tempere a costela de porco com sal e o suco de limão e deixe marinar durante 1 hora. Numa panela, aqueça o óleo e frite as costelas até ficarem douradas. Acrescente a cebola e o alho. Mexa bem. Junte os tomates picados e cozinhe as costelas, sempre pingando água quente. Em outra panela, coloque a canjiquinha e cubra com água. Tempere com sal e cozinhe até que amoleça. Se necessário, vá juntando mais água quente durante o cozimento. Quando estiver amolecida, junte as costelas cozidas, mexa bem e cozinhe tudo, em fogo baixo, por mais 10 minutos. Retire do fogo e sirva a seguir acompanhada de arroz branco e couve refogada.
 

Link
HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

Relacionadas »
Comentários »
Loading...