MENU

31/07/2021 às 00h00min - Atualizada em 31/07/2021 às 00h00min

Casa em primeiro lugar

Da Redação
GB Edições

Vamos Falar em geladeira?


Decorando a geladeira
É verdade que decorar a geladeira por dentro está fora de moda, mas há quem goste. No entanto, evite colocar toalhas dentro da geladeira, por mais que isso possa parecer decorativo. As prateleiras da geladeira são em forma de grade – ou tem orifícios - para que o ar frio circule entre os alimentos e os conserve. Se colocar toalhinha, vai atrapalhar este processo e prejudicar o desempenho do eletrodoméstico. Agora, do lado de fora, coloque tantos imãs quanto a sua imaginação e criatividade permitirem.
 
Descongelando a geladeira
Hoje felizmente existem aquelas que não precisam ser desligadas para descongelar e limpar. Os modernos eletrodomésticos se auto degelam facilitando a vida da dona-de-casa. Mas, isso não quer dizer que não precisa limpar por dentro. É bom periodicamente fazer uma vistoria, limpar alguma coisa derramada, as marcas do fundo das garrafas nas portas, tirar algum legume que estragou e ninguém viu, enfim estas coisas que acontecem nas geladeiras das pessoas normais. O que não pode é deixar a geladeira "cascorenta" por dentro só porque ela degela sozinha. A falta de higiene faz as bactérias de proliferarem mesmo dentro da gelada geladeira. 

Falando ainda em geladeira
Mesmo com mais cuidados por causa da panedemia, é uma tendência normal a gente chegar do supermercado e ir colocando as coisas na geladeira, sem prestar muita atenção no modo como estão acondicionados. Mas, nunca é demais lembrar: frios fatiados devem ser retirados da embalagem e colocados em vasilhas com tampa para não ressecar; o mesmo vale para azeitonas compradas a granel, guarde-as num vidro com água e sal tampado; uvas-passa e ameixas também, em vasilhas plásticas. As carnes em geral também devem ter suas embalagens verificadas porque nada é mais desagradável do que guardar um frango pingando dentro da geladeira. Jamais guarde qualquer coisa na geladeira embrulhada em papel.
 
De olho nos micróbios
Estudos já mostraram que a pia da cozinha é mais contaminada do que o banheiro. Especialistas indicam que por causa da umidade da pia, o local se torna propício para a proliferação de bactérias. Por isso, troque sempre a esponja de lavar louça; o pano de enxugar a pia deve ser sempre lavado e seco e nunca deixado molhado junto com a esponja; procure usar sempre detergente e sabões de qualidade comprovada; evite cortar alimentos diretamente na pedra da pia; acostume-se a escaldar com água quente a esponja, o pano de enxugar e a cuba da pia para completar a limpeza. O álcool que estava meio esquecido até a chegada da pandemia é excelente para a higienização da pia.
 
Data de validade
É claro que quando compramos os alimentos, ficamos atentos à data de validade. Mas, todo cuidado é pouco. Não compre congelados que estiverem com as embalagens molhadas, ou se desfazendo, isto é sinal de que a geladeira foi desligada à noite, porque alguns estabelecimentos comerciais usam esta prática para economizar energia elétrica. Dessa forma, a data de validade fica comprometida. A geladeira conserva os alimentos, mas até a data de validade do produto. Geladeira não faz milagre, portanto chega daquela estória: "Está vencido, mas estava na geladeira, não tem problema".
 
Gelados não
Evite colocar os ovos gelados em água quente. Eles vão se rachar com muita facilidade. Mas, se tiver mesmo que fazer isso, experimente furá-los com uma agulha ou alfinete na parte redonda, antes de colocá-los na água quente.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...