MENU

23/07/2021 às 18h02min - Atualizada em 23/07/2021 às 18h02min

Parceria entre SENAI e siderúrgica já capacitou cerca de 300 jovens e adultos açailandenses

A parceria firmada leva oportunidade de qualificação e possível contratação por parte da empresa

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Foto: Divulgação
 
O jovem Joel Lima (33), ganhou uma profissão, reconhecimento profissional e leva no currículo a formação nos cursos de Solda e Eletrodo Revertido e Soldagem no processo MIG e MAG. Com a formação, já teve oportunidades de trabalho em indústrias de Açailândia e grandes obras industriais nos estados de São Paulo e Matogrosso. Ele é um dos 300 jovens e adultos de Açailândia que tiveram a oportunidade de mudar de vida por meio dos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). 

A iniciativa fruto de parceria entre a Viena Siderúrgica, maior produtora de ferro gusa do Brasil, que emprega 1300 colaboradores e o SENAI, entidade do Sistema FIEMA, está em sintonia com a política da empresa de priorização da contratação de mão de obra local. 

“Eu pretendia buscar oportunidade de emprego em outra cidade e aí logo apareceu essa capacitação. Participei do seletivo, conclui o curso e fui um dos efetivados pela empresa. Logo após com a experiência e certificado nas mãos comecei a circular por grandes obras em outros estados. Retornei à minha cidade, mas já estou vendo a possibilidade de trabalhar em uma obra industrial no Pará”, conta Joel Lima.

Joelson Pereira (29), recebeu o certificado de Oxicortador de Chapas e Tubos de Aço e também foi um dos que garantiu sua vaga no mercado de trabalho. “Consegui engajar no mercado assim que recebi o diploma que fez uma grande diferença na minha vida pela experiência e também melhoria de salário”.

A gerente do SENAI Açailândia, Edilene Oliveira, enfatiza que a ação em conjunto com o setor industrial reforça a importância do apoio ao ensino profissionalizante, além de colaborar com o desenvolvimento da região. “Nós estamos abertos as demandas do setor industrial e prontos para contribuir com o crescimento e desenvolvimento das indústrias da nossa cidade”, enfatiza Edilene.

Ao longo desses quatro anos, cinco cursos de capacitação profissional foram ministrados gratuitamente beneficiando cerca de 300 jovens e adultos que receberam diplomas nos cursos de Soldador no Processo Eletrodo Revestido, Soldagem no processo MIG e MAG, Soldagem no processo TIG, Montador Industrial, além de Oxicortador de Chapas e Tubos de Aço. 

“Com essa parceria ressaltamos a importância da capacitação da mão de obra, pois isso é bom tanto para nós que fazemos a Viena, como para os moradores de Açailândia, que tem oportunidade de ganhar qualificação, ter uma profissão e adentrarem no mercado de trabalho da região. E nós pretendemos continuar contribuindo nesse sentido com a nossa cidade”, garante o coordenador do Projeto Viena Educar, Wanderley Santos

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...