MENU

21/07/2021 às 20h15min - Atualizada em 21/07/2021 às 20h15min

Pavimentação do Projeto Águas de Araguaína é concluída em seis bairros

Mais de 11 mil moradores foram beneficiados com mais de 188 mil metros quadrados de asfalto de qualidade; obras seguem com a implantação de guias e sinalização

Ascom Araguaína/Mara Santos
Moradora do Setor Itaipu desde a sua criação, há 26 anos, dona Creuza Rodrigues comemora as benfeitorias. “A gente sofria muito com a poeira, a lama e os buracos” - Foto: Ascom Araguaína/Marcos Sandes

A etapa de pavimentação do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína chega ao fim em seis bairros: Morada do Sol, Ana Maria, Jardim Vitória, Setor Tocantins, Setor Itaipu e Maracanã. Ao todo, os seis setores receberam 188.650 metros quadrados de asfalto de qualidade em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), além das redes de drenagem superficial e profunda, que beneficiaram 11.135 moradores. Agora, as obras seguem com a implantação de calçadas com acessibilidade e sinalização.

As comunidades atendidas pelo Projeto Águas de Araguaína receberão ações de sensibilização e conscientização sobre a importância da preservação ambiental, além de palestras educativas sobre outros temas.  

“Após a conclusão das calçadas, estes setores serão contemplados pelo Plano Municipal de Arborização, que prevê o plantio de árvores e grama nos canteiros e áreas permeáveis. Além de embelezar o ambiente, as árvores tornarão o clima mais agradável nos bairros”, comentou o prefeito Wagner Rodrigues.

Setores beneficiados
O Morada do Sol teve 17 ruas atendidas com 77.163 metros quadrados de área pavimentada. No Setor Ana Maria foram 17 ruas pavimentadas com 44.972 metros quadrados de pavimentação.

Já o Itaipu recebeu 6.732 metros quadrados em cinco ruas. Moradora do setor desde a sua criação, há 26 anos, a dona Creuza Rodrigues comemora as benfeitorias. “A gente sofria muito com a poeira, a lama e os buracos. Minha mãe, que era bem idosa, às vezes tinha doenças respiratórias por causa da poeira. Ela não está mais aqui para ver o quanto nosso bairro melhorou e a gente está muito feliz”, comentou.

O Setor Maracanã, que já havia sido atendido com 91.000 metros quadrados de pavimentação por meio de um Termo de Cooperação firmado junto ao Governo do Estado, também teve cinco ruas beneficiadas, com 8.844 metros quadrados de asfalto.

“Já melhorou demais a nossa vida. Antes aqui era só poeira e atoleiro, a gente tinha muita dificuldade de trafegar”, afirmou o Antônio Carlos, morador do Jardim Vitória. Juntos, os setores Jardim Vitória e Tocantins tiveram 14 ruas pavimentadas, com 50.939 metros quadrados de pavimentação.

Planejamento integrado
O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína contempla uma série de obras, totalizando um investimento de mais de R$ 350 milhões, incluindo a construção da Via Norte que irá canalizar parte córregos Neblina e Canindé criando uma avenida que liga o centro da cidade a 14 bairros e contribuindo para desafogar o trânsito de Araguaína.

Além da pavimentação dos bairros, o projeto prevê a criação de bacias de detenção da água das chuvas para evitar futuros alagamentos e vários pontos de área verde com a implantação dos parques: Nascentes do Neblina, São Miguel e Raizal, garantindo a preservação dos córregos Neblina, Jacuba e do Rio Lontra.
Agora, as obras seguem com a implantação de calçadas com acessibilidade e sinalização.

Moradora do Setor Itaipu desde a sua criação, há 26 anos, a dona Creuza Rodrigues comemora as benfeitorias. “A gente sofria muito com a poeira, a lama e os buracos”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...